Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GuttoSP

Lógica para níveis de acesso

Recommended Posts

Ôpa, jóia?

Tive a ideia abaixo, e por ser tão simples, acho que pode ser inviável, e por isso gostaria de comentários sobre os prós (se houverem) e os contras de tal sistema.

A intenção era de desenvolver um simples mas funcional sistema de permissões.

sistema-permissoes-php1.jpg

sistema-permissoes-php2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, o sistema é bom, mas poderia ser mais simples.

Existe um tipo de arquitetura de níveis que utiliza um sistema de pilhas armazenadas dentro do próprio programa ou aplicação. ele é basicamente o seguinte:

Cada nível de usuário é colocado em um banco de dados com uma tabela específica. Cada usuário estende uma FK para essa tabela assim definindo uma relação entre as duas. No programa você só precisa verificar qual é o tipo de usuário logo no login do mesmo no sistema e armazenar isso em uma variável de sessão, sendo assim ele estaria disponível para todas as páginas durante aquela sessão do usuário, e o próprio site se encarregaria de manter ou descartar os botões e funções caso o usuário possua ou não possua as permissões.

Por exemplo:

Caso o usuário possa editar, ele vai mostrar o botão de editar, se não não irá.

Compartilhar este post

Link para o post

existem tipos de sistema para níveis de acesso, você não especificou o seu.

posso me lembrar de 3.

Restrição de sistema, Restrição de página e Restrições de ações.

Diferença é básica, para o primeiro caso o usuário teria um sistema especifico e construido para o seu nível de acesso.

Já no segundo caso seria 1 sistema para todos porém o usuário de cada grupo teria acesso a páginas diferentes e no último caso que foi o que o Khaos tratou é restringir ações pra ele o que é o mais complicado de todos mas o caminho passado esta certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.