Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego Rinno

Dica para iniciante em desenvolvimento de jogos para browser

Recommended Posts

Salve, galera! Então, sou iniciante nessa área de desenvolvimento de jogos e, na verdade, nunca criei um que rodasse direto no browser. Já criei vários games de RPG scriptados em Ruby, mas nunca desenvolvi para web, apenas desktop.

Enfim, minha dúvida é sobre como eu posso iniciar o desenvolvimento de um game que vai rodar no browser. O game seria um Trade Card, algo bem simples, com tela praticamente estática, apenas tendo transição dos cards para o campo e a reposição quando se retira uma, então é posta outra no lugar dessa.

Pra exemplificar o que quero, quem é da antiga deve ter jogado ou pelo menos visto como funciona o jogo do Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories, de PS1. A base é justamente esta, uma tela quase estática, onde o jogador tem suas cartas e pode escolher qual delas quer jogar e, quando escolhe a carta desejada, clica sobre ela e essa carta vai para o campo, mas aqui eu queria que essa carta fosse automaticamente reposta pela próxima do deck.

Enfim, dei mais detalhes pra ver se facilitava o entendimento, espero que não complique, em vez disso rs

O caso é que eu não sei como devo nem iniciar meus estudos pra desenvolver isso, eu só sei desenvolver games desktop com scriptação Ruby mesmo. Devo começar a estudar Flash? Mas ouço dizer que o Flash vai morrer, que deve-se usar o HTML5 agora, então fico em dúvida e não sei como proceder. Quem puder me dar uma luz eu agradeço :yes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

magic e 100x melhor que Yu-Gi-Oh e muito mais famoso.

vc ta tentando fazer um jogo assim?

flash nao morreu mas ta quase, tem um bom motivo pra se fazer jogo em html5. o simples fato do jogo ser em html5 ja e diferencial que ele tem dos outros jogos. tem poucos jogos html5 o flash tem muitos.

html5 e feito pra fazer sites vc teria que aprender muitas coisas a te chega no nivel que conseguiria fazer um jogo usando html5.

acho que o mais indicado no seu caso seria aprender a usar o unity3d vai pra fazer seu jogo online nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Impressão minha ou povo só quer saber de fazer jogo de cartas do yu-gi-oh? Falta de criatividade...

Bom, minha dica, que serve para qualquer coisa que você queira fazer: Pegue um problema e o divida em partes menores.

Nesse caso, eu dividiria o problema em:

• Criação da história por trás do jogo
  • Definição da mecânica do jogo
  • Definir o público alvo do seu jogo. A qual nível etário você quer atender? Classe social?
  • Definição de qual tecnologia será usada para desenvolvimento: vai rodar em browser? tablet?
  • Criação da arte do projeto: tanto a arte do site/aplicativo quanto a arte do jogo em si, afinal cada carta terá um desenho único, não?
  • Terá animações? Sons? Música?
  • Programação do jogo propriamente dito, tendo em vista a reusabilidade do código para outros projetos, criando uma biblioteca de funções.

E isso para citar alguns, não estou considerando hospedagem, marketing, monetização, equipamento, software, etc

Compartilhar este post

Link para o post

discordo do Cristianoferr. do que vai adiantar ter historia pro jogo a mecanica o publico alvo dele se nao sabe como junta isso tudo e criar o jogo.

primeiro caisa e tem que fazer o

Definição de qual tecnologia será usada para desenvolvimento: vai rodar em browser? tablet?

Compartilhar este post

Link para o post

ideia pra jogo todo mundo tem. saber fazer e outra coisa, por isso topicos de gente formando equipe pra jogo nao da certo.

agora imagina a cena vc arruma uma equipa e os 2 programadores que tem nela vai ter que aprender a programar pro jogo continuar a se feito?

Compartilhar este post

Link para o post

magic e 100x melhor que Yu-Gi-Oh e muito mais famoso.

vc ta tentando fazer um jogo assim?

flash nao morreu mas ta quase, tem um bom motivo pra se fazer jogo em html5. o simples fato do jogo ser em html5 ja e diferencial que ele tem dos outros jogos. tem poucos jogos html5 o flash tem muitos.

html5 e feito pra fazer sites vc teria que aprender muitas coisas a te chega no nivel que conseguiria fazer um jogo usando html5.

acho que o mais indicado no seu caso seria aprender a usar o unity3d vai pra fazer seu jogo online nele.

Então, seria mais ou menos isso sim, mas eu tinha pensado em algo beeeem mais simples, to só começando então prefiro começar do zero mesmo, fazer coisa super simples só pra ir aprendendo rs

Mas o projeto final seria algo assim mesmo, só um jogo de cards assim mesmo. Então, acho que vou começar a estudar o HTML5 mesmo pra criar um game usando essa linguagem mesmo, pra mim seria mais simples assim. Já sou programador web, então facilitaria MUITO as coisas pra mim, só precisava saber se era mesmo possível criar um game usando HTML :P

Brigado pela dica

os meus pontos são meio que em paralelo... de que adianta alguém saber fazer um jogo se a ideia é um lixo?

Já joguei todos os RPG's de mesa mais conhecidos e atualmente disponho do meu tempo em mesas fixas de D&D que já duram mais de 5 anos com o mesmo grupo, além de algumas outras mesas de Story Teller que a gente monta, mas não são fixas. História não me falta, tenho, inclusive, uma infinidade de histórias pra mesas de RPG que eu mesmo criei e poderia utilizar, além de já ter mais de 30 games de RPG criados com base em tilesets. Enfim, história é que eu tenho de sobra.

Do mais, como eu disse no meu primeiro post, quero fazer algo bem simples, só a nível de aprendizado. Não sei criar um jogo desse tipo, de que me adianta definir público-alvo se nem eu sou alvo do que não se pode ser feito? Além de que não acho que isso seja importante. Uma vez que eu aprendo determinada linguagem, assim como aprendi Ruby, HTML, PhP, Java, JavaScript e um pouco de C# e SQL, posso criar aplicativos nessas linguagens pra qualquer faixa etária, faixa de renda ou público-alvo.

Sobre a falta de criatividade, exemplifiquei com Yu-Gi-Oh! pra ficar mais fácil por ser um game bastante conhecido e por ser de minha preferência desde que conheço jogos desse gênero. Se me faltasse criatividade garanto que não seria RPGista há mais de 10 anos, com uma mesa que já dura mais de 6 desses 10.

O caso é: não sei fazer.

Isso é diferente de: não tenho história ou os demais recursos.

Partindo do ponto de que eu não sei fazer, acho meio difícil ter os recursos necessários, já que nem sei do que vou precisar. E eu quero algo simples que, como eu disse no primeiro post, seria apenas um jogo de cards onde duas pessoas se enfrentam (duas pessoas reais, cada uma em sua casa) num jogo online que roda direto do browser. Nada de animações ou artes, por enquanto. Quando eu precisar dos desenhos das cartas eu mesmo crio, afinal sou desenhista e pra mim isso seria o mais fácil de tudo.

Não preciso me preocupar com marketing e monetização também, quero algo, como eu disse logo de início, bem simples. Quero aprender, não vender milhares de cópias e ficar rico. Hospedagem eu já tenho, software, repito, não sei quais são necessários, equipamento garanto que tenho mais que o suficiente pra criar um jogo desse nível e eu diria que até um de PS3 daria tranquilamente. Tecnologia? Primeiro post novamente: irá rodar direto do browser. Trilha sonora: sou músico, essa é a parte com que eu definitivamente não preciso me preocupar com a criação, isso é simples.

O único que fica é "Programação do jogo propriamente dito", coisa que eu não sei fazer, por isso estou aqui pedindo dicas ;)

..

Enfim, agradeço as dicas. Vou começar a me aprimorar em HTML5 pra criar um game do estilo desse jogo que o tzp me mostrou.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, eu não tava falando que a sua idéia é um lixo, só falando que é algo que merece atenção antes de começar um projeto, de forma genérica...

Comentei sobre a falta de criatividade porque no pouco tempo que acesso o fórum alguém posta uma idéia de um jogo de cartas estilo yu-gi-oh... outro fórum que eu visitava era similar.

O problema é que o mercado está saturado de idéias similares e noto que poucos se arriscam a fazer algo fora do comum.

Sobre a construção: parta do princípio.

Você vai precisar de 4 coisas tecnicamente falando:

1. Definição da interface: posicionamento das cartas na mesa, informações que você quer que apareça, links, etc, isso é html puro.
  2. Estilização da interface: Definir como os elementos acima vão aparecer. Aquele link deveria ser um botão, então você define o estilo dele para parecer um botão. Isso é CSS.
  3. Programação da interface do usuário: quando clicar numa carta ela vira, ou quando aperto no botão eu passo a vez, etc. Isso é javascript.
  4. Programação do backend: eu recomendo usar algo como AJAX para envio e recebimentos de updates (o outro usuário jogou ou passou). Isso é javascript (para enviar e receber) mais uma linguagem de backend a seu critério (como php, asp, etc)

Não misture as coisas: não defina estilo de CSS nem javascript dentro do html. O HTML deve usar o que foi criado e importar via links os arquivos css e js.

Use um site como moqups.com e desenhe a interface do jogo, isso vai te direcionar para a tua interface final. Use sites como o dabblet.com para testar como fica o html com css, podendo mudar as propriedades e ver on the fly como fica.

Comece do básico e vá crescendo.

Compartilhar este post

Link para o post

se vc sabe ruby pode fazer o jogo usando ele, so aprender ruby on reails.

o twitter, groupon e github e feito em ruby on rails, eu nunca vi jogo feito nele mas deve se possivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, eu não tava falando que a sua idéia é um lixo, só falando que é algo que merece atenção antes de começar um projeto, de forma genérica...

Comentei sobre a falta de criatividade porque no pouco tempo que acesso o fórum alguém posta uma idéia de um jogo de cartas estilo yu-gi-oh... outro fórum que eu visitava era similar.

O problema é que o mercado está saturado de idéias similares e noto que poucos se arriscam a fazer algo fora do comum.

Sobre a construção: parta do princípio.

Você vai precisar de 4 coisas tecnicamente falando:

1. Definição da interface: posicionamento das cartas na mesa, informações que você quer que apareça, links, etc, isso é html puro.
  2. Estilização da interface: Definir como os elementos acima vão aparecer. Aquele link deveria ser um botão, então você define o estilo dele para parecer um botão. Isso é CSS.
  3. Programação da interface do usuário: quando clicar numa carta ela vira, ou quando aperto no botão eu passo a vez, etc. Isso é javascript.
  4. Programação do backend: eu recomendo usar algo como AJAX para envio e recebimentos de updates (o outro usuário jogou ou passou). Isso é javascript (para enviar e receber) mais uma linguagem de backend a seu critério (como php, asp, etc)

Não misture as coisas: não defina estilo de CSS nem javascript dentro do html. O HTML deve usar o que foi criado e importar via links os arquivos css e js.

Use um site como moqups.com e desenhe a interface do jogo, isso vai te direcionar para a tua interface final. Use sites como o dabblet.com para testar como fica o html com css, podendo mudar as propriedades e ver on the fly como fica.

Comece do básico e vá crescendo.

Opa, brigadão pelas dicas. To recriando o layout nesse site do moqups.com, gostei mesmo dele. Eu até tinha feito um projeto inicial já nesse meio tempo, só com o layout e o javascript pra reconhecimento de cliques e finalização do turno. Preciso estudar mais Ajax, ainda acho uma coisinha bem chata de aprender, mas vou conseguir, rs

Terminando pelo menos a base e ficando pronto pra testes eu até posto aqui depois, pra testar publicamente. Enquanto isso vou me dedicar aos estudos de Ajax, já que não sou muito bom nisso :/

Brigado novamente pelas dicas \o

se vc sabe ruby pode fazer o jogo usando ele, so aprender ruby on reails.

o twitter, groupon e github e feito em ruby on rails, eu nunca vi jogo feito nele mas deve se possivel.

Pra game direto no browser acho que não deve ficar muito legal não, rs

O Ruby e bom com tileset porque facilita muito por conta da linguagem super simples de aprender que tem e orientada a objetos. Fazendo as classes e definindo métodos é super simples até de permitir que modifiquem as classes internas depois do projeto pronto. Mas acho que é mais pra desktop mesmo, a estruturação é complexa demais pra rodar num browser sem ficar muito pesado e tal. O tempo de processamento deve ficar alto demais, por isso que não deve ter game em ruby desse gênero.

Mesmo assim, acho que HTML ainda é a melhor pedida mesmo, já que já estou acostumado com a linguagem e ela é específica pra web mesmo. Vou tentar aqui, começar (na verdade retornar) os estudos de Ajax e tendo pelo menos uma versão de testes eu já posto aqui, como disse acima.

Brigadão pelas dicas, pessoa. \o/

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.