Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Micilini Roll

Vale a pena? ultilizar frameworks ?

Recommended Posts

Complementando o post #154 do Bruno Augusto: ele é user-friendly principalmente pelo console, com muito mais opções que o console do ZF2 (apesar de eu preferir escrever quase tudo na mão, só gerando os bundles).

Você pode gerar bundles, cruds, rotas, listar rotas e muito mais. No do ZF2 você pode fazer isso, mas você teria que fazer toda a configuração pro console (pelo o que li).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Calma lá eu em momento algum disse que não presta!

 

Fiz apenas uma pergunta hipotética...

 

Eu acho que este exemplo do software é um pouco diferente, pois o CI é muito requisitado em empresas, existe bastante legado com ele já, então, é bom conhecer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma lá eu em momento algum disse que não presta!

 

Independente de ser um framework ou outro software, vamos dar um exemplo do baixaki, autoridade em questões de site de download, e de cada 10 comentários 03 estão falando bem de um produto e o resto não, para que vou baixar para testar?

 

Vou procurar outro onde já as pessoas falam bem do produto, um exemplo é o Laravel que tem baixa rejeição.

 

Da mesma forma é como eu disse acima, se um que tem 6330 posts, conhecedor do assunto falar mal do software é porque tem alguma coisa errada.

 

Nessa parte não sou teimoso, vou procurar outro simples assim.

 

Sua opinião não é coerente amigo. Esse é o tipo de coisa que detesto, que é levantarmos opiniões generalizadas através de outros usuários "mais conceituados" ou seja lá de onde vir a opinião, isso é pura balela.

 

Estud@nte, essa questão é muito pessoal, pra mim, você é facilmente influenciado. Eu particularmente, levo tudo em consideração, prós e contras, mas isso não determina a minha opinião pessoal final, apenas colabora para abrir meus olhos ao que estou tendo em mãos e isso é bem genérico, não apenas para um 'downloads'.

 

É muito ridículo você dizer que porque o Baixaki tem 3 opiniões favoráveis e 10 contras, você não baixa o aplicativo e pula para o outro.

 

Chega a ser determinante para quem estuda neurociência, que você possa ser uma pessoa hipócrita ou racista, mas veja bem, não estou falando que você é, não me interprete mal.

 

No mínimo posso dizer que você forma de maneira errônea suas opiniões e definições ao escolher um software, faz um pouco de sentido no que você disse. Mas veja bem, sabemos que há dezenas de frameworks para PHP, e você concorda comigo que há para todo o tipo e cada um com sua peculiaridade. No seu modo de ser, você também pode ser uma pessoa que gosta de "monopolizar" as coisas. Pois se existisse apenas "o melhor", seria ruim, não? Cade a concorrência para nos apoiar?! Pois bem, temos de ver que cada caso é um caso. Para o usuário conceituado e "experiênte" CodeIgniter não é bom, mas isso não pode ser generalizado.

 

Esses dias comecei um perfil novo em um fórum, mas eu já programo a quase 10 anos. Nada implica, nada mesmo!

 

Veja então nosso colega acima, não sei quantos posts, e largou a programação!

 

Eu diria que sua opinião é incoerente e mal formada. Você tem que testar por si só, carregando claro a opinião dos outros mas mantendo a sua própria!

 

@Edit:

Você tem que testar por sí só, eu faço dessa maneira, eu estudo opiniões e depois faço um teste caso a proposta do software for interessante (não baseando-se em opiniões). Pois, se você saber oque ele pode ou não te oferecer, você vai ter conhecimento próprio e não apenas uma leitura, você terá experiência, e se um dia uma empresa requisitar isso de você, estará no seu currículo. Há quem gosta e quem não gosta, não da pra generalizar, isso é pessoal.

 

Eu particularmente uso CI em vários projetos, assim como uso HTML puro em alguns sites, ou Cake em outros, eu vejo a necessidade e o que a ferramenta me oferece.

 

E disputa entre frameworks você tem que ver o proposito deles, não da pra comparar um framework que é intensionalmente voltado a "praticidade" ou "facilidade" com um que é orientado a performance.

 

Isso é tão relativo que eu considero ridículo discussão de frameworks, é mesma coisa com sistemas operacionais, linguagem de programação, etc... <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, que fique bem claro que expressei minha opinião no que eu vi de código ANOS atrás. Baixei, analisei o código e era notável o tanto de gambiarra que ele tinha pra fazer coisas simples.

 

Desde então nunca mais baixei ele, não sei como é hoje, mas quem tem fama...

 

[EDIT]

 

Aliás, ter 6k de posts não é nada. Tem gente aqui pelo fórum que tem MUITO mais. Quantidade não é qualidade nesse ponto. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@CleitonGarcia

 

Você não me conhece, então não pode afirmar que sou manipulável, eu uso informações baseadas em experiências, se não presta não tem porque eu testar.

 

Agora, +10 anos de experiência e ainda mexendo com programação, com toda essa bagagem, se fosse mais esperto já era para ser dono de um império, e não ficar dependendo de frameworks.

 

Temos pontos de vista bem contrastantes, e é estranho usar um avatar de duas caras, será que você não mais um daqueles que vive defendo seu ponto de vista aqui no imaster, e quando alguém o confronta, se ofende e muda de avatar e nick, quase não posto aqui, mas leio muito e vejo características iguais a de membros que sumiram e voltam com outro nick, e continua o mesmo babaca.

 

Sem ofensas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O CI é importante se falarmos de mercado, de business. $$$

 

O que o pessoal técnico geralmente avalia é somente o lado técnico, por isso as péssimas críticas em relação ao CI e, com razão.

 

Contudo, não se deve ter como base o fator técnico, afinal, o que sustenta o capitalismo são as finanças.

 

 

Já programei comecei a programar no CodeIgniter (faz uns 2/3 anos), acredito que o problema não é o framework, mas sim o programador, enquanto ele ficar focando em linguagem e framework ele vai se esquecer de que a internet está rodeada de uma série de outros fatores decisivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Estud@nte:

 

Ei, são opiniões que estamos discutindo. Não meu tempo de experiência, nem minha foto, portanto, não vou me defender em algo que não está em palta.

 

Mas sem estresse colega, eu apenas quis lhe dizer que sua opinião é incoerente pelo modo como você filtra o que quer, isso é claro na minha opinião.

 

Fato que nossas opiniões são contrastantes, disso nós sabemos, e isso foi oque eu havia dito inicialmente, é algo muito pessoal oque é melhor ou pior. O meu lixo pode ser o seu ouro!

 

Só fica como aviso pra você nos próximos posts, para manter o foco no tópico respectivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Mamãe mandou que nos amássemos e não que nos amassemos", então arrumem as cuecas porque alguma coisa deve estar muito apertada pra causar esse stress todo. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria muito mais proveitoso se os participantes postassem seus relatos com os frameworks experimentados, seus prós e contras, opiniões voltadas somente às ferramentas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@CleitonGarcia, cara sinceramente não ia mais responder nem você neste e muito menos ao tópico, mas como deixou uma ressalva.

 

Vamos lá, você não tinha necessidade de perder seu tempo colocando um texto desnecessário e incoerente, então saiba que este ano eu fiz um investimento em uma de minhas carteiras de ações, em uma empresa que está se instalando aqui no Brasil, para extração de ouro de placas e etc, pelo amor de Deus só não fica na frente das máquinas que vão fazer a coleta quando elas passarem, pois só sou investidor, não sou dono do negócio.

 

 

E sinto muito pelo @hinom ser banido, grande contribuidor e grande mestre, era um que mais repassava conhecimentos, ao contrário de outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estud@nte, tranquilo colega. Assim, na humilde mesmo, eu só expressei minha indignação pelo como você avalia as coisas, como você pode dizer que tal framework é ruim baseando-se em opiniões externas sem você mesmo testar (é o que eu entendi). Você está certo que escrevi um livro para dizer isso, mas eu sou assim mesmo, falo falo falo e não falo nada. Não quero que me entenda mal, não quis lhe ofender, apenas tentei expressar que você poderia analisar diferente as coisas e que eu fiquei muito indignado por como você analisa.

 

Mas não quis lhe ofender de maneira alguma, apesar disso, ainda acho que é proveitoso nosso debate, não quero tratar como discussão, da um tom de discórdia ou hostilidade, e não é oque eu quero. Acho proveitoso essa discussão pois eu quis mostrar a minha maneira de testar ou não e como eu concluo minha opinião, que é claro pra mim é a minha maneira, pra você não, mas talvez você possa utilizar alguma coisa doque eu disser, ou outras pessoas também!

 

Mas não me entenda mal, eu achei essa discussão útil, apesar de longa, é que foi muita coisa desnecessária, mas não quero que ache que eu falei do seu pessoal, nem lhe conheço, a intenção mesmo era do estilo "Como escolher seu framework".

 

Não me interprete mal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

programador nivel "infantil" que se preze, sabe "ler" um codigo, seja ele estruturado, orientado a objeto, ou num framework. Claro que é fundamental ter uma noção de como funciona os principais frameworks do mercado. Eu utilizo o Codeigniter, adaptado para MVC, mas leio qualquer codigo php, o que muitos abitolados em framework, nao conseguem fazer. É importante entender a linguagem, como por exemplo: tem gente que acha que jquery é uma linguagem de programaçao, quando apenas é um framework dentro do javascript

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo parcialmente. Um programador Junior, pra ficar menos feio que infantil, não necessariamente precisa ter conhecimentos de Orientação a Objetos, por exemplo. E praticamente todos os frameworks hoje são OOP.

 

Se ele pegar uma aplicação em ZF, vai ter muita dificuldade de entender como que o fluxo da requisição flui por toda infra-estrutura do framework, desde o Bootstrap até atingir no mínimo os Controllers.

 

E é nesse nicho que os frameworks menos parrudos ganham mercado.

 

Claro que não se aprende OOP (e frameworks) da noite pro dia, sem por a mão na massa, xeretar aplicações de terceiros, ler os manuais e abrir cada um dos muitos arquivos de cada arquivo incluído por um ou mais frameworks, pelo menos pra ver o quê e como foi invocado, como que o retorno foi operado e etc, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tal deixar as questões pessoais pra discutirem via MP?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relutei pra caramba pra responder nesse tópico... mas, lá vai:

Creio que todos a maioria (pelo menos) saibam da "fama" do PHP. Dessa parcela, uma boa parte já deve ter ouvido falar, principalmente, deste artigo. Links que citam os pontos negativos da linguagem existem aos montes e, alguns, às vezes, conseguem ganhar um destaque maior, o que é o caso deste, deste e deste. Complementando, claro, com o clássico http://phpsadness.com

 

A principal questão é que o criador do PHP, Rasmus Lerdorf, foi um cara de sucesso. Disse que seu objetivo com o PHP era desenvolver uma ferramenta simples para não-desenvolvedores resolverem problemas com a web. E conseguiu. Rasmus era contra OOP, contra Frameworks e contra template engines. Há quem classifique, inclusive, o PHP como um framework web, e não uma linguagem propriamente dita.

 

Fazendo uma analogia tosca, Rasmus tinha que viajar de sua choupana à cidade toda vez que queria comer ovos fritos no café da manhã. Então Rasmus pensou que - se comprasse um casal de pintos - poderia produzir seus próprios ovos... Hoje, exigem que a choupana de Rasmus rivalize com a Sadia na produção de frangos.

 

PHP nasceu e se popularizou com o objetivo de se tornar uma linguagem de script, procedural que qualquer um fosse capaz de usar para criar sua personal home page.

 

Apesar de 20 anos terem se passado e muita coisa ter sido acrescida e melhorada no PHP, a essência é mantida pela maior parcela de "usuários" PHP. Os que usam a linguagem para o que ela foi designada.

 

CodeIgniter segue essa linha. Foi desenvolvido por uma série de programadores que perceberam que poderiam permitir que outras pessoas também copiassem e colassem suas gambiarras genéricas e as utilizassem para resolver seus problemas. Mais tarde, envolveram as gambiarras em algumas classes, separaram em camadas e popularizaram como framework MVC. Tal qual o próprio PHP, sua essência foi mantida e é onde reside o real problema.

 

Rasmus cita o CodeIgniter, diz que: "Se tivesse que usar um framework, usaria CodeIgniter". Só isso já seria motivo suficiente para eu me manter longe do framework, levando em conta o que já citei acima sobre o posicionamento do criador da linguagem contra ferramentas e conceitos que hoje consideramos boas práticas essenciais.

 

Encerro, aqui, com o motivo pelo qual, tanto PHP quanto CodeIgniter se tornaram tão populares...

O verdadeiro problema

O verdadeiro problema com o PHP está na comunidade. Não é a maioria da comunidade, mas as cercanias. O núcleo da comunidade PHP é preenchido com um monte de desenvolvedores realmente talentosos e inteligentes fazendo algumas coisas realmente incríveis. Mas existe nas periferias um grande número de pessoas que estão escrevendo artigos destinados a ajudar os iniciantes a aprender a linguagem (e, geralmente, como programar). O problema disso é que a maioria desses autores, francamente, não tem a menor ideia do que está falando.

O simples fato de um site como o w3schools ainda existir e aparecer no topo dos resultados de busca no Google é prova suficiente disso. Mas se você observar, você vai perceber que conselhos ruins estão em todos os lugares. Eu mesmo já respondi aalguns deles. Esses dias, vi outro surgir e decidi que responder não valeria a pena. As pessoas continuaram a escrevê-los e a lê-los. E isso é um problema que não podemos ignorar.

http://imasters.com.br/linguagens/o-verdadeiro-problema-com-php/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.