Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CleitonGarcia

Manutenções de DNS e nameservers apartir do PHP

Recommended Posts

Pessoal, eu novamente! Fazia tempo que eu não aparecia por aqui. Estou focado em meu projeto em SaaS!

Imaginem um Blogspot, tudo é armazenado em um banco de dados, todos os posts de todos usuários. Também é permitido configurar os nameservers, e por exemplo:

Onde era acessado por "meunomedeusuario".blogspot.com (o subdomínio identifica a aplicação e por fim exibe apenas o conteúdo daquele usuário) - como a Google permite com que seu usuário utilize um domínio próprio para acessar este subdomínio?

Onde, e quais entradas devo criar com o PHP?

Já procurei de como me comunicar com os painéis através do PHP. O que falta pra mim mesmo, é quais entradas criar? Ou é mais complexo do que minha mente pequena está pensando?

Aproveitando: este recurso, há algum nome específico pra ele? (dns managemente multiple users - sei lá, kk)!

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A quesão de como converter/acessar um subdominio em um domínio é bem simples, basta usar um domínio adicional/suplementar (depende da tradução).

Quando você for cadastrar o domínio adicional será perguntado qual o subdominio que deve ser usado para ele neste caso você informa meunomedeusuario e aponta tudo para a pasta onde estiver o SaaS. Depois disso basta editar no dns do domínio novo para o do seu servidor, esperar propagar e pronto.

Como fazer isto de forma automatizada? Depende da infra que você for utilizar, por exemplo, se for um servidor com cPanel existe na API dele uma forma de manipular isto.

O termo para isto é domain mapping subdomain.

Compartilhar este post

Link para o post

Cleiton Garcia um modelo que pode ser util dependendo de como você esta querendo tralalhar é configurar um ambiente virtual host em conjunto com apache ou outro servidor http que esteja ultilizando.

O termo virtual host falando a grosso modo funciona como um servidor de hospedagem de sites compartilhado.

http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_hosting

Compartilhar este post

Link para o post

@ESerra: A prática do que você falou é resumidamente á isso então:

O usuário escolhe o nome de usuário, logo após é criado o subdomínio (mas não o domínio adicional - ainda), que é a pasta root da aplicação SaaS, então, o usuário poderá acessar o conteúdo dele informando o nome de usuário + subdomínio fornecido. e.g.: user.saas.com. E então se o usuário desejar um domínio adicional, simplesmente será adicionado o registro de DNS e o usuário deverá alterar os nameservers. É isso Dr.?

Obs.: só não é criado um domínio adicional no momento que é criando o subdomínio, porque, o usuário pode, ou não ter registrado o domínio ainda, ou querer usar o subdomínio mesmo.

@Ricardo: Perdão, mas não compreendi como isso funcionaria na prática. Ao invés de eu hospedar minha aplicação em um servidor web, como cPanel, etc, em algum IP da rede mundial, eu iria configurar o virtualhost, que muda o que? Estou certo? (confuso).

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vamos supor que eu seu projeto você tenha uma sevidor dedicado e não ira usar CPANEL e no caso você decida crair uma versão teste gratuito de seu aplicativo.

Alguns ponto abaixo que pode ser util configurar virtual host:

• Cada area de cliente tera uma pasta dentro de seu aplicativo onde você ira redirecionar o subdominio ou o dominio do cliente
  • Rodar um script que configura de forma automatizada o diretorio para o aplicativo do cliente, o subdominio e o dominio se o cliente possuir.
  • E possivel distribuir seus aplicativos em mais de um servidor caso seja necessario.

Entre outras coisas.

Acho que muitas destas coisas podem ser feitas com o CPANEL mais no caso amigo aqui você pode criar um painel personalizado sem precisar instalar o cpanel, e deixar varias tarefas de forma automatizada não sei se ha possibilidade fazer isso com o CPANEL.

vou deixar alguns link's que pode le mostrar o conceito de como funciona:

http://www.sounerd.com.br/index.php/section-blog/93-administracao-e-suporte/206-configurando-virtualhosts-no-apache.html

http://blog.thiagobelem.net/um-site-em-cada-pasta-apache-virtual-hosts/

http://www.hardware.com.br/dicas/apache-virtual-hosts.html

Mais lembrando que a opção do ESerra é excelente esta é mais uma opção.

Compartilhar este post

Link para o post

@ESerra: A prática do que você falou é resumidamente á isso então:

O usuário escolhe o nome de usuário, logo após é criado o subdomínio (mas não o domínio adicional - ainda), que é a pasta root da aplicação SaaS, então, o usuário poderá acessar o conteúdo dele informando o nome de usuário + subdomínio fornecido. e.g.: user.saas.com. E então se o usuário desejar um domínio adicional, simplesmente será adicionado o registro de DNS e o usuário deverá alterar os nameservers. É isso Dr.?

Obs.: só não é criado um domínio adicional no momento que é criando o subdomínio, porque, o usuário pode, ou não ter registrado o domínio ainda, ou querer usar o subdomínio mesmo.

Na realidade não é criado nenhum subdomínio de fato se a pessoa não tem um domínio, neste caso basta usar usar widlcard DNS, ai qualquer coisa que for digitada vai ser direcionada para a pasta onde está o SaaS, neste caso você controla se o usuário existe ou não e etc na aplicação. Agora, se a pessoa quiser um domínio próprio ai você cria o domínio adicional, informa o subdomínio igual ao nome que ele escolheu e aponta tudo para a pasta do SaaS (que é a mesma para onde o wildcard está apontado).

Compartilhar este post

Link para o post

Claaaaro ESerra. Praque uma entrada para cada usuário se podemos aplicar um Wildcard e identifica-lo com a programação. Excelente. Se for preciso eu crio o DNS do domínio adicional, ótimo ESerra, valeuzão!

E quanto ao VirtualHost, seria como um painel só que mais integrado a aplicação? Com maior dinâmica?

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto ao VirtualHost, seria como um painel só que mais integrado a aplicação? Com maior dinâmica?

Não, virtualhost é uma funcionalidade do apache, veja que se você não for utilizar o apache nem terá virtualhost (terá que achar o equivalente no servidor web que for usar), usar um servidor sem um painel (e nem precisa ser cpanel) exige por si só bastante conhecimento, acredito que seja uma perda de tempo e de dinheiro não ter um painel em um servidor, sem falar que a maioria dos servidores já tem a licença do painel inclusa.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.