Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mandoeletronica

Criar formulario para 3 tabelas relacionadas

Recommended Posts

Bom dia!

Estou migrando do Delphi 7, que estava aprendendo, para o 2010.

Bem, criei um banco de dados no Firebird onde possuo as tabelas:

CLIENTES, PRODUTOS, VENDA.

Minha dificuldade é fazer o formulário cumprindo esse relacionamento, pois gostaria que ao incluir um produto pelo código ou pelo nome, ambos os campos fosse inseridos na tabela VENDAS, incluindo os campos codigo do cliente e nome do cliente.

Deixando o ClienteDataSet_clientes com o datasource = DSClientes, ao colocar o nome do cliente, ele já mostra o código do mesmo...

Mas e o Produto? Não consegui fazer o mesmo procedimento com as duas tabelas.

Aliás, mesmo o cliente seguindo codigo e nome corretamente, não grava nada na tabela VENDAS.

ninguém??? aff!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em geral o modelo é algo assim (simplificando)

produto
----------
cod
nome
preco

cliente
--------
cod
nome
endereco

venda
--------
cod_produto
cod_cliente
data_venda
valor

No "form" que realiza a venda, os nomes do produto e cliente são campos virtuais montados por dblookup, diversas formas de fazer isto, exemplos aos montes na web.

Compartilhar este post

Link para o post

Motta, Eu fiquei confuso lendo tanta coisa na Web.

Tenho a tabela de PRODUTOS, PREÇOS, CLIENTES e a de VENDAS.

No form de vendas eu coloquei os DBLoookupComboBox relacionando PRODUTO, CLIENTE E PREÇO,

mas não consigo adicionar o CÓDIGO do produto, pois ao selecionar o Combo, ele aceita qualquer código, mesmo não sendo o do produto selecionado, entende?

`Pensei em não adicionar o código do produto e o do cliente pra facilitar, mas eles são importantes pra gerar relatório de vendas.

No caso, o que eu quero na prática é que "Ao selecionar o PRODUTO, seu código já seja inserido no campo correspondente da tabela de venda, e o mesmo para o código do cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.