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Masterzipnet

Diagrama de classes

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Ola pessoal, podem dar um auxilio no meu diagrama de classes do cenario "treinador de voleibol"

 

 

 

imagem a seguir:

 

q213.png
Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

 

 

 

Minhas duvidas principais

 

 

Ranking, eu associo apenas com jogador ou com set (listar maiores pontuadores) ?

 

demais comentarios sobre o diagrama sao bem vindos!

 

 

Att DAGC

 

Obrigado!

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Fiquei com algumas dúvidas:

 

1) Porque Jogo sabe algo sobre Aux Tecnico e Tecnico? Isso não é importante para um Time apenas?

 

2) Qual a diferença entre Jogo e Partida? Não são a mesma coisa? Algo me diz que são a mesma coisa .

 

A maioria de nós sabe algo sobre Voleibol, mas seria interessante que você colocasse em texto uma explicação mais detalhada do problema que você esta tentando resolver, assim podemos discutir melhor sobre o problema.

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Fiquei com algumas dúvidas:

 

1) Porque Jogo sabe algo sobre Aux Tecnico e Tecnico? Isso não é importante para um Time apenas?

 

2) Qual a diferença entre Jogo e Partida? Não são a mesma coisa? Algo me diz que são a mesma coisa .

 

A maioria de nós sabe algo sobre Voleibol, mas seria interessante que você colocasse em texto uma explicação mais detalhada do problema que você esta tentando resolver, assim podemos discutir melhor sobre o problema.

 

Ola, obrigado pela ajuda

 

Bom, vou descrever o problema.

 

 

""""treinador deseja levar um dispositivo movel, celular ou tablet para ser uma especia de prancheta eletronica para os jogos, o treinador quer com isso obter: controle do placar da partida, o controle dos pontos de cada partida, exemplos, pontos de saque, pontos de ataque, pontos de contra-ataque, erros do adversário. No caso de bloqueio é necessário cadastrar se foi individual, bloqueio duplo ou bloqueio triplo.
São requisitos para a implantação dessa aplicação: cadastrar o nome de todos os jogadores do time e o número de suas camisas; para cada jogo agendado, cadastrar: a data e hora do jogo, o local, o nome do time adversário, os nomes do juiz e do juiz auxiliar. A aplicação deve exibir para controle em cada set o placar que pode ser alterado pelo auxiliar técnico, informando quem fez o último ponto e o tipo do ponto. No caso do ponto ser do time adversário, basta identificar o tipo do ponto. O sistema tambem deve exibir a lista dos maiores pontuadores e o somatório de todos os pontos, por tipo, do jogo.""""

 

Agora que voce citou sobre porque o jogo estava associado, acho que eu acabei me confundindo com o caso de uso, onde "jogo" é um caso de uso controlado pelo tecnico que é o ator (mantido os dados pelo tecnico, e acessado por ele)

 

acho que foi isso que eu coloquei, mas entao no diagrama de classes, isso nao tem nada a ver ? o tecnico do jogo, nao precisa estar envolvido, por exemplo, eu nao iria criar obviamente, uma classe para arbitros nem locais, endereços, mas o tecnico, nao poderia ter, ja que toda partida tem tecnicos envolvidos ?

 

 

Sobre a partida, bom, nao existe partidas ida e volta ou varias partidas que resultam em um "placar final" ?, foi isso que eu tentei expressar, o jogo seria o resultado final das partidas ida e volta por exemplo.

 

 

Obrigado pela ajuda maykonn, ate mais!

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Primeiramente, desculpa a demora. Estive meio ocupado.

 

Poderia chegar aqui dando ideias sem explicar o porque, falando faça isso ou faça aquilo. Mas gostaria que esse nosso diálogo e projeto, realmente contribua para o aprendizado do máximo de pessoas que possa atingir.

 

Você concorda que esse dialogo pode ter valor para outras pessoas? Se sim, então gostaria de que outras pessoas participassem? Eu sim.

 

Esse nosso diálogo pode ser útil para muitos, não apenas para aqueles que estão desenvolvendo um projeto relacionado a voleibol, mas para qualquer um que esteja trabalhando em qualquer projeto de software. Seja codificador, programador, gerente, arquiteto, engenheiro, etc., e sem distinção de nível de conhecimento.

 

Vamos ao que interessa,

 

 

Os Especialistas

 

Para começar, gostaria de ter acesso ao conteúdo de uma prancheta de um treinador de voleibol e acesso a um especialista nessa área de conhecimento(domínio) - se houver algum ai, sinta-se a vontade para entrar nessa conversa se desejar.

 

Por que ter especialistas do domínio a disposição é importante? Porque não somos especialistas nesse domínio, somos especialistas em software e não em voleibol. Portanto, isso é primordial para o desenvolvimento do software.

 

Se surgirem dúvidas durante o desenvolvimento que não possamos resolver, então nosso produto será um software que não faz o que deveria fazer. E você deve saber que isso é fracassar na profissão!

Todos da equipe devem ter acesso ao(s) especialista(s), sem exceção.

 

E se meu software não tem especialista? Sim, tem. Se você está trabalhando no projeto de um e-commerce, então os especialistas são, os usuários do backend e os clientes que comprarão no e-commerce.

Os usuários da aplicação também devem ser considerados os especialistas, afinal o software é para eles e mais ninguém. E você deve dar atenção total ao feedback e ideias deles.

 

 

A Linguagem

 

Agora que temos especialistas, devemos identificar palavras, termos e expressões importantes que são usadas por eles e essa será nossa linguagem daqui em diante, seja quando falarmos entre nós ou quando falarmos com o pessoal do marketing, frontend, gerencia, etc.

 

Não vamos apenas falar a linguagem, ela estará presente em toda parte inclusive no código. Por isso é chamada Linguagem Ubíqua ou Onipresente.

 

 

Identificando a linguagem do Voleibol

 

Agora é hora de trabalhar. Vamos aprender a linguagem. Vou citar sua descrição do problema, que estamos resolvendo, Masterzipnet, e então vamos destacar em negrito os termos relevantes - caso identifique algum que não identifiquei me avise e então arrumamos.

 

Com esses termos teremos um dicionário que deve ser mantido pelos próprios utilizadores.

Não aceite confusões na linguagem, se houver, resolva-os. Leve isso como regra.

""""treinador deseja levar um dispositivo movel, celular ou tablet para ser uma especia de prancheta eletronica para os jogos, o treinador quer com isso obter: controle do placar da partida, o controle dos pontos de cada partida, exemplos, pontos de saque, pontos de ataque, pontos de contra-ataque, erros do adversário. No caso de bloqueio é necessário cadastrar se foi individual, bloqueio duplo ou bloqueio triplo.

 

São requisitos para a implantação dessa aplicação: cadastrar o nome de todos os jogadores do time e o número de suas camisas; para cada jogo agendado, cadastrar: a data e hora do jogo, o local, o nome do time adversário, os nomes do juiz e do juiz auxiliar. A aplicação deve exibir para controle em cada set o placar que pode ser alterado pelo auxiliar técnico, informando quem fez o último ponto e o tipo do ponto. No caso do ponto ser do time adversário, basta identificar o tipo do ponto. O sistema tambem deve exibir a lista dos maiores pontuadores e o somatório de todos os pontos, por tipo, do jogo.""""

Pronto, agora temos um dicionário da nossa Linguagem - seria bom você manter um dicionário com esses termos em negrito e uma explicação do que se trata cada um caso necessário.

É sua a tarefa de manter o dicionário da linguagem.

 

Agora que voce citou sobre porque o jogo estava associado, acho que eu acabei me confundindo com o caso de uso, onde "jogo" é um caso de uso controlado pelo tecnico que é o ator (mantido os dados pelo tecnico, e acessado por ele)

 

acho que foi isso que eu coloquei, mas entao no diagrama de classes, isso nao tem nada a ver ? o tecnico do jogo, nao precisa estar envolvido, por exemplo, eu nao iria criar obviamente, uma classe para arbitros nem locais, endereços, mas o tecnico, nao poderia ter, ja que toda partida tem tecnicos envolvidos ?

Eu vejo uma classe para cada item em negrito e algumas outras coisas que não estão explícitas.

 

Sobre a partida, bom, nao existe partidas ida e volta ou varias partidas que resultam em um "placar final" ?, foi isso que eu tentei expressar, o jogo seria o resultado final das partidas ida e volta por exemplo.

Mais dois termos pro dicionário: PartidaIda e PartidaVolta por exemplo.

 

 

Esse é o começo. É onde definimos nossos objetos, mas não ainda como esses se relacionam. Pode não parecer importante, e realmente várias pessoas não dão atenção a isso, porém faz toda a diferença você saber com o que esta lidando, conhecer o domínio.

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