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Arkehnan

Engine mais apropriada para o projeto

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Na época do colégio eu mexia bastante com RPG Maker e Game Maker, e hoje em dia, apesar de fazer anos que não mexo com essas coisas, eu SEMPRE sinto a necessidade de ficar bolando idéias de sistemas da jogabilidade, o enredo, creature design (Também gosto de desenhar) etc. Já virou um hobby pra mim.


Então agora eu estou passando a dar mais atenção a isso e fazendo as coisas de forma mais organizada, mas tenho uma dúvida com relação à engine que seria mais apropriada pro meu caso. Mesmo que eu nem vá colocar essa idéia em prática um dia, mas pelo menos me daria uma sensação maior de realismo, de que é possível de ser concretizado.


Então eu preciso de uma engine (Já que não tenho capacidade de criar uma própria) que me permita fazer um projeto complexo de um 2D RPG, sem que isso vá causar lags, exportar ao menos para Windows (Só por ser mais genérico) de forma fácil para que meus amigos joguem (Não precise instalar SDKs, por exemplo) e que de preferência não necessite de conhecimentos avançados em programação. No momento não tenho pretensões de vendê-lo, caso concluído. E fiquem a vontade para sugerir engine pagas, e, caso eu resolvesse me dedicar a estudar programação, qual seria mais ideal.


Pra vocês terem uma idéia, eu até voltaria a utilizar o RPG Maker, a maioria dos jogos feitos nele são uma desgraça por que nem se quer customizam os gráficos, mas era possível fazer até muita coisa. Mas desconheço se de lá pra cá lançaram algo "menos pior" nesses moldes.


Desde já, agradeço pela atenção.

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Bem, da forma como você colocou e tendo em vista que você trabalhará a maior parte do tempo sozinho em seu jogo, recomendaria o RPG maker VX mesmo :P

Não sei qual tua implicância com ele já que você quer fazer um rpg, que para mim é no minimo algo complicado para quem quer criar jogos e principalmente sem ter uma equipe qualificada. Ainda ressaltaria que o rpg maker como engine 2d alem de ter infinitas possibilidades mecânicas (principalmente se vc souber programar em ruby) também te disponibiliza inúmeros gráficos que você pode querer mudar, mas pelo menos terá uma boa base da quantidade e qualidade que poderá "imitar" vendo que o programa ja se comporta perfeitamente com o pacote padrão.

Quanto ao estudo de uma linguagem, eu gostaria de sugerir que caso queira se aprofundar em jogos, faça uma faculdade ou curso que te de uma ampla visão de todos os processos envolvidos, para que você aprenda a organizar o projeto de programação como um analista de sistemas faria. Uma linguagem seria irrelevante, pois linguagens exigem pouco esforço para serem aprendidas (a sintaxe claro) e o que te faz usar bem qualquer linguagem é sua capacidade de criar sistemas e padrões utilizando lógicas simples de física e matemática :D

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