Danniel Albuquerque 0 Denunciar post Postado Novembro 21, 2013 Bom dia, estou iniciando curso de Técnico em Informática e gosto muito dessa área rsEstou fazendo uns exercícios de Algoritmo no meu trabalho aqui e estou com duvida se está faltando alguma coisa, para mim está certo mais quando algo esta fácil de mais é porque pode estar errado rsrsdiz para mim fazendo favor se está faltando algo ae ou está tudo errado mais não precisa me dar a resposta. xD Faça um programa que receba o código correspondente ao cargo de um funcionário e seu salario atual e mostre o cargo, o valor de aumento e seu novo salario. os cargos estão na tabela abaixo. Código Cargo Percentual 1 Escriturário 50% 2 Secretario 35% 3 Caixa 20% 4 Gerente 10% 5 Diretor 0 Algoritmo Declare Cod, Sal,aumento1, aumento2, aumento3, aumento4 numérico escreva "Digite o Salario" leia Sal escreva "Escolha uma das Opção de cargo" escreva "1-Escrituario" escreva "2-Secretario" escreva "3-Caixa" escreva "4-Gerente" escreva "5-Diretor" leia Cod Se cod=1 então inicio aumento1 <-Sal*50/100 Sal<-Sal+aumento1 Então escreva "Cargo: Escrituario." Então escreva "Valor de aumento:",aumento1 Então escreva "Novo salario:",Sal fim Se cod=2 então inicio aumento2 <-Sal*35/100 Sal<-Sal+aumento2 Então escreva "Cargo: Secretario." Então escreva "Valor de aumento:",aumento2 Então escreva "Novo salario:",Sal fim Se cod=3 então inicio aumento3 <-Sal*20/100 Sal<-Sal+aumento3 Então escreva "Cargo: Caixa." Então escreva "Valor de aumento:",aumento3 Então escreva "Novo salario:",Sal fim Se cod=4 então inicio aumento4 <-Sal*10/100 Sal<-Sal+aumento4 Então escreva "Cargo: Gerente." Então escreva "Valor de aumento:",aumento4 Então escreva "Novo salario:",Sal fim Se cod=5 Então inicio Então escreva "Cargo: Diretor." Então escreva "Valor de aumento: Não tem Aumento" Então escreva "Salario:",Sal fim Fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sergio Cavalcante 6 Denunciar post Postado Novembro 22, 2013 para ficar mais enxuto ao invés de usar o "se" use o "caso" Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Danniel Albuquerque 0 Denunciar post Postado Novembro 22, 2013 Na aula ainda não foi passado sobre o "caso" é também palavra reservada? vou pergunta para ele depois sobre isso, agradeço sua atenção Sergio. Corrigindo meu algoritmo Obs:Na primeira tentativa eu fiz 6 variável está certo mais não tem necessidade. Coloquei "Então escreva" pelo o que eu entendi não pode entrar o "Então escreva" porque neste caso é saída ae não utiliza. Algoritmo Declare Sal,aumento numérico escreva "Digite o Salario" leia Sal escreva "Escolha uma das Opção de cargo" escreva "1-Escrituario" escreva "2-Secretario" escreva "3-Caixa" escreva "4-Gerente" escreva "5-Diretor" Se cod=1 então inicio aumento<-Sal*50/100 Sal<-Sal+aumento escreva "Cargo: Escrituario." escreva "Valor de aumento:",aumento escreva "Novo salario:",Sal fim Se cod=2 então inicio aumento<-Sal*35/100 Sal<-Sal+aumento escreva "Cargo: Secretario." escreva "Valor de aumento:",aumento escreva "Novo salario:",Sal fim Se cod=3 então inicio aumento<-Sal*20/100 Sal<-Sal+aumento escreva "Cargo: Caixa." escreva "Valor de aumento:",aumento escreva "Novo salario:",Sal fim Se cod=4 então inicio aumento<-Sal*10/100 Sal<-Sal+aumento escreva "Cargo: Gerente." escreva "Valor de aumento:",aumento escreva "Novo salario:",Sal fim Se cod=5 Então inicio escreva "Cargo: Diretor." escreva "Valor de aumento: Não tem Aumento" escreva "Salario:",Sal fim Fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lightningBolt 1 Denunciar post Postado Novembro 23, 2013 Amigo faz desse modo que é melhor: algoritmo "Trabalho" var cod:inteiro sal,perc:Real inicio Escreva("Digite o codigo :") Leia(cod) Escreva("Digite o salario R$:") Leia(sal) Se(cod = 1) entao Escreval("Cargo: Escriturario") perc := 1.50 Senao se(cod = 2) entao Escreval("Cargo: Secretario") perc := 1.35 Senao se(cod = 3) entao Escreval("Cargo: Caixa") perc := 1.20 Senao se(cod = 4) entao Escreval("Cargo:Gerente") perc := 1.10 Senao se(cod = 5) entao Escreval("Cargo:Diretor") perc := 1 fimse Escreval("O Valor de aumento e R$",(sal * perc)) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites