Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nosreve

Profissão desenvolvedor ou programador vale a pena?

Recommended Posts

Pois bem, tenho essa duvida, na verdade não estou me referindo hoje, pois acho que hoje vale a pena ser um desenvolvedor ou programador, mas e daqui alguns anos? Vocês ja pensaram nisso?

Eu ja trabalho como desenvolvedor PHP, em projetos grandes, uso Zend Framework, e bastante orientação a objetos,

Não faz muito tempo que comecei a me interessar por programação, mas ou menos uns 4 anos, e o que tenho visto é que ja tem quase tudo pronto na internet, e tenho visto muitos cursos sobre desenvolvimento web, por isso me surge essa duvida, sera que em futuro próximo, talvez uns 5 ou 10 anos, muita gente ja vai saber construir sites e programas,

e quase todos terão seu próprio site, diminuindo muito a procura do mesmo,

bem essa é minha opinião,

gostaria de ler o que vocês acham sobre o tema, pois acredito que essa profissão não deva durar muitos anos, então tenho que fazer algo enquanto ha tempo, como desenvolver um produto ou serviço que ainda não exista, ou até mesmo virar professor em alguma universidade, isso tem me chamado bastante atenção...

Agradeço e entendo a opinião de todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenvolver site deixou de ser lucrativo a muito tempo, quem fazia isso lá pelo ano 2000 sabe do que estou falando.

Sobre a questão de ter cursos disso e daquilo, isso não é apenas na nossa profissão, se você for no youtube vai ver canal sobre mecânica automotiva com mais de 200 mil seguidores (Dr. Carro ou ADG da High Torque) em que o cara ensina como achar problemas, como consertar e etc, ele está perdendo dinheiro? Claro que não, por mais que eu saiba fazer algo, não significa que eu queira fazer, as vezes é mais cômodo pagar alguém para fazer, simples assim. E isso vai ser assim para sempre, acredito eu.

Compartilhar este post

Link para o post

@ESerra

Interessante esse ponto de vista,

talvez seja sempre assim mesmo, mas acho que agora é diferente pelo fato de antigamente, quase ninguém ter recursos e tecnologia, para fazer algo, como mecânica, e agora de fato o foco são os computadores, e isso todos as pessoas da nova geração gostam, por isso querem aprender e trabalhar com isso,

somente ficaram para trás quem não é da época dos computadores, pois não se interessam por isso, pelo fato de não ter na época deles,

porém se analisarmos bem, alguns anos atrás existia bastante assistência técnica para computadores, hoje já é bem escasso, pois quase todos sabem arrumar um computador, e também os preço diminuíram bastante, vale mais a pena comprar um novo do que arrumar,

e como você mencionou, serve para sites, antes quase ninguém sabe, agora vários sabem, e diminuiu o valor disso, assim acho que também diminuíra o valor da profissão programador,

bom, é esperar para ver, vou continuar refletindo e estudando, pois não sou mais novo para ficar trocando de profissão, vou continuar focando nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

@ESerra

Interessante esse ponto de vista,

talvez seja sempre assim mesmo, mas acho que agora é diferente pelo fato de antigamente, quase ninguém ter recursos e tecnologia, para fazer algo, como mecânica, e agora de fato o foco são os computadores, e isso todos as pessoas da nova geração gostam, por isso querem aprender e trabalhar com isso,

Se você analisar a lista de cursos superiores mais concorridos, vai ver que ela não é muito diferente do que era no início da década de 90: Medicina, Direito, Odonto, Engenharias... ai depois vem Ciência da computação / Informática / ETC... todo mundo adora computadores? Que opção a gente tem, até os serviços públicos em alguns casos você só consegue agendar pela internet.

porém se analisarmos bem, alguns anos atrás existia bastante assistência técnica para computadores, hoje já é bem escasso, pois quase todos sabem arrumar um computador, e também os preço diminuíram bastante, vale mais a pena comprar um novo do que arrumar,

Até hoje tem gente que ganha a vida instalando windows pirata... isso sempre vai existir, eu sei montar/desmontar PC, você acha que eu perco tempo fazendo isto?

e como você mencionou, serve para sites, antes quase ninguém sabe, agora vários sabem, e diminuiu o valor disso, assim acho que também diminuíra o valor da profissão programador,

"Fazer site" abrindo o dreamweaver é uma coisa, desenvolver um sistema de ecommerce ou um sistema de controle crítico é outra coisa bem diferente, o que eu prefiro acreditar que vai acontecer é o mercado em algum dia acordar e expurgar os sobrinhos, o dia que eles sumirem, 99% dos problemas já vão estar resolvidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra questão mais profunda, está nascendo pessoas a cada segundo no mundo, por mais que seja fácil de aprender programação, leva um bom tempo, clientes querendo vender seus produtos etc( A internet mudou a maneira de vender ) , da mesma forma morre pessoas a cada segundo( Pela probabilidade, por existir bastante programadores, assim um deles pode sair do mercado).

Acredito que mesma questão vale a lembrar da TEORIA POPULACIONAL MALTHUSIANA ( População crescia em PG e se produzia comida em PA), a sua previsão foi errada, pois chegou a revolução industrial e a produção de alimentos dobrou.

Convertendo o foco para TI, no mesmo tempo que existe oferta também existirá demanda, e assim precisa produzir cada vez mais [...], pois a população cresce em PG, mesmo que exista sistemas que faça tudo, sempre precisa ter uma pessoa para administrar, neste aspecto caímos no paradigma da inteligência artificial, será que você pode confiar em um sistema que administre tudo?

Já pensei isso algumas vezes também, penso em migrar para outra área, mas o mercado está assim para todas as áreas.
Outra que sou novato ( 1 ano de xp de desenvolvimento Web, Formei em Análise e desenvolvimento de sistemas neste ano )

Att,

André Vieira.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com vocês em vários quesitos,

na verdade não temos como saber o que vai acontecer não é mesmo?

Mas ainda acho que essa profissão corra risco de vida, claro que sempre precisaremos de programadores, mas acredito que não serão tão remunerados,

bom, o que tenho pensado é em criar algo inovador, ainda não sei o que, hehe, mas pode ser uma rede social, ou algum outro serviço que ganhe mercado,

mas obrigado pelas opiniões, é sempre bom compartilhar ideias

Compartilhar este post

Link para o post

O Brasil está apenas começando a sua era digital, tem muita coisa para surgir nos próximos 10 anos, principalmente na área mobile, fora inclusão de novos usuários na rede, fique atento.

Uma dica que tenho para você, não foque muito então em programação, já que disse!

"tenho pensado é em criar algo inovador"

tente aprender um pouco de cada coisa, marketing, vendas, empreendedorismo, administração, coaching e oque mais inventarem, este será seu diferencial oque lhe trará novas idéias. Até porque existe vários nichos inexplorados ou com baixa concorrência ainda.

>> mas pode ser uma rede social << Mais uma!!! 99% de ser esmagado pela concorrência. :skull:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela sugestão Williams Duarte

Realmente é bom aprender um pouco dessas areas que você citou, o problema é o tempo,

pois já tenho uma lista, de varias coisas que quero aprender, e não posso colocar outras coisas na frente,

sobre a rede social, apenas me cogitou a ideia, mas não é minha primeira opção, para criar algo novo, mas ainda não sei o que posso tentar criar, mas estamos aí né, to estudando bastante para aperfeiçoar meus conhecimentos e ser um grande profissional,

obrigado a todos pelas sugestões, é bom trocar ideias, nos faz refletir, e talvez nos de um novo rumo profissional

Sucesso a todos! :yes:

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre terão aquele que não saem da zona de conforto e não vão se interessar no assunto de programar e contratarão, mas quanto ao emprego, apesar de ser sem sentido, e eu até discordar, "Profissional de TI" soa muito melhor que "Programador Web", os títulos são importantes, então o segredo é Marketing / Publicidade, valorizar-se e seus produtos, dar um "extra" no curriculo e parecer bem, mas com certeza a programação está se tornanando algo comum e acessivel, mas a maioria das pessoas provavelmente abandonará... já que a maioria desiste, tem preguiça,acha a lógica muito complicada ou acaba nem mesmo usando ainda tem aqueles que façam o curso apenas por dinheiro e sequer gostam de programar

Compartilhar este post

Link para o post

É natural ter uma certa ansiedade em atingir expectativas.. tb fui assim no começo

Apenas continue se realmente gosta do que faz, pois ainda há muita estrada para percorrer e onde não houver estrada, construa a sua própria.

"Se a oportunidade não vem, então crie a oportunidade."

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre terão aquele que não saem da zona de conforto e não vão se interessar no assunto de programar e contratarão, mas quanto ao emprego, apesar de ser sem sentido, e eu até discordar, "Profissional de TI" soa muito melhor que "Programador Web", os títulos são importantes, então o segredo é Marketing / Publicidade, valorizar-se e seus produtos, dar um "extra" no curriculo e parecer bem, mas com certeza a programação está se tornanando algo comum e acessivel, mas a maioria das pessoas provavelmente abandonará... já que a maioria desiste, tem preguiça,acha a lógica muito complicada ou acaba nem mesmo usando ainda tem aqueles que façam o curso apenas por dinheiro e sequer gostam de programar

Não pretendo ficar na zona de conforto, apenas me desmotivei um pouco ultimamente, pois eu tenho estudado bastante, mas realmente estudar cansa,

o bom é que sei que futuramente valera a pena, por isso persisto,

tenho pensado em tirar algumas certificações para agregar em meu curriculo, as certificações em Zend e PHP 5, talvez eu tire ano que vem, obrigado!

É natural ter uma certa ansiedade em atingir expectativas.. tb fui assim no começo

Apenas continue se realmente gosta do que faz, pois ainda há muita estrada para percorrer e onde não houver estrada, construa a sua própria.

"Se a oportunidade não vem, então crie a oportunidade."

Realmente ando meio ansioso, não ganho muito, gostaria de ganhar um pouco mais, mas estou batalhando nisso,

sei que nada vem de graça,

afinal o que vem fácil vai fácil

Obrigado pessoal vocês me motivaram mais! :yes:

Compartilhar este post

Link para o post

A media salarial de um bom programador é de R$3.000, apesar variar conforme a região é uma expectativa realística pensar em ganhar isso.

Se seguir o mercado freelance vai depender de sua lista de clientes, conheço gente muito fera ganhando R$800 p/ mês e tem gente razoável ganhando mais de R$15.000. Isso pois no mercado freela não basta saber codificar bem tem que também que lidar bem com os clientes.

Um bom programador tem capacidade técnica para fazer praticamente sozinho grandes inovações. É na inovação onde acontece o ganho alto de dinheiro. Infelizmente aqui no Brasil não existe essa cultura, por exemplo 99% das startups são copias do acontece no exterior.

Ainda em tempo quero deixar uma dica que é acompanhar e aprender com o pessoal mais experiente, por exemplo ja sigo ha alguns anos o Rene de Paula, ele é um profissional que já passou pelo Yahoo Localweb e outras grandes empresas. Não da para concordar com tudo que ele pensa mas ele deixa transparecer todo o conhecimento que tem no ramo e acompanhar o conteúdo desse tipo de pessoa é sempre uma minha de ouro em termos de enriquecimento profissional. Tem muita gente la fora assim mas aqui no Brasil com conhecimento intimo da nossa realidade é algo mais raro, coloquei um vídeo dele abaixo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Raoni

É isso que eu almejo ganhar por enquanto, claro que pretendo ganhar mais, mas como estou estagiando no momento, ganho bem menos, hehe

mas como todo programador ja deve ter passado, sou um estagiário mas estou fazendo serviço de gente grande,

mas não posso reclamar, pois estou aprendendo muito no meu serviço, e a gente só aprende mesmo com a pratica.

Sempre procuro assistir vídeo aulas, e documentários sobre web, ou TI em geral,

obrigado pela dica, desse vídeo, vou assistir se possível essa semana, se gostar continuo assistindo os videos dele.

Obrigado :D

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.