Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

eadamaral

Garantia de Segurança e Sucesso - Desktop PHP

Recommended Posts

Fala galera, beleza?

Ha um bom tempo perguntas sobre dektop para php vem sendo pesquisado na internet, eu sou apenas mais um entre esses, e minha dúvida é o seguinte:

Criar uma aplicação para web e desejar rodá-la em desktop a solução que muitos programadores estão encontrando é retirar a barra de pesquisa deixando apenas a janela, como um pop-up, mas minha dúvida é: Se você desenvolve uma aplicação e adapta desta forma como citado a cima

QUAL A FORMA DE GARANTIA QUE SUA APLICAÇÃO NÃO SEJA ALTERADA E USADA POR OUTRAS PESSOAS JÁ QUE TODO O SISTEMA RODARÁ LOCALMENTE? EXEMPLO: VOCÊ DESENVOLVE UM SISTEMA DE CONTROLE DE CAIXA EM PHP E FECHA CONTRATO COM EMPRESAS PARA USO DO SISTEMA, COMO GARANTIR QUE SEU SISTEMA SEJA COPIADO E ALTERADO, ASSIM POSTERIORMENTE O CLIENTE CANCELAR O CONTRATO E USAR A APLICAÇÃO CRACKEADA?

QUAIS AS FORMAS DE SEGURANÇA PARA ESSA NOVA IDEIA?

ABRAÇOS A TODOS! VALEU

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, eu penso assim: "Dê a César o que é de César" PHP ou PHP + GTK para uso em desktop por mais que seja possível desenvolver, tudo será "adaptado" tanto a proteção do código, autenticação de segurança (controle de licença de uso) e etc. Pois php originalmente não foi desenvolvido com esta finalidade. Eu tenho um aplicativo PDV desenvolvido em C# e uma retaguarda (ERP) Web desenvolvido em PHP. Um é independente do outro (standalone) porém cada PDV possui uma rotina de integração com o ERP, envio de arquivos TX (vendas, movimentação de produtos no estoque) e recebimento de arquivos RX ( atualização de preços, cadastro de produtos). Todo controle de licenças é feito no PDV compilado em C# como um é independente do outro, tenho clientes que não trabalham com a retaguarda Web e para isso desenvolvi um aplicativos que chamo de Balcão que cobre apenas alguns relatórios simples de venda e faturamento e a manutenção dos cadastros dos PDV´s. Em resumo, a melhor abordagem (mais segura, rentável e sem "adaptações" POG´s e afins) e "Dar a César (desktop) o que é de César (um aplicativo desenvolvido para esta plataforma).

Bom esta é minha opinião, a curva de aprendizado de uma linguagem Desktop não é um bicho de 7 cabeças, para quem já tem experiência com outras linguagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço essa de desktop PHP, mas se funciona semelhante a wamp acredito que seja possível o uso de código criptografado com o ZendGuard ou semelhante. O cliente fica impedido de maneira suficientemente segura de acessar o fonte.

Sendo Pragmático, aqui no brasil os tribunais não tem competência para julgar quebra de propriedade intelectual no que se refere a código. Então é melhor fornecer o programa sobre a licença X11 (BSD) ou oferecer como web service.

No caso de web service para aplicação critica o cliente fica responsável pela redundância da conexão, já visitei uma empresas onde havia dois links de diferentes operadoras, banda larga normal, internet via satélite e até 3g. Tudo para que a empresa não ficasse offline e sem acesso ao sistema.

Ao oferecer o software com o código fonte aberto deve-se cobrar apenas uma vez pelo software. Neste caso tentar cobrar mensalmente pelo o uso é bombagem mas pode-se cobrar pelo suporte e manutenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem faça isso cara, não vale a pena desenvolver php para desktop. Existem tantas linguagem para desktop melhores, com muito mais recursos, c#, vb .net, c++, delphi, entre outras. Nesse momento estou batalhando para aprender vb .net, bem simples e não é nada complexo. Em poucas horas você desenvolve algo com interface, actions, rotinas e não usa muitas linhas.

Sei lá, eu não acho interessante php para desktop, como o Ademilson disse "Dê a César o que é de César".

Aproveitando o tópico, qual das duas você escolheriam para uma boa curva de aprendizado, C# ou VB .NET?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo mais familiaridade/flexibilidade no C# caso já tenha experiência com php/oo eu diria que c# terá uma curva de aprendizado mais familiar do que VB.NET. Mas sou suspeito a falar sobre isso, pois desenvolvo nestas duas plataformas (php e c#) rsrs. Mas é notória a similaridade na sintaxe do PHP com C# Exemplo:

IF no PHP e C#

if (true) 
        {    
           .... 
        }

IF no VB.NET (Mais parecido com o object Pascal (Delphi)

If True Then

End If

Não apenas estruturas de controle, mas pode-se ver similaridade em vários pontos entre a sintaxe do PHP e C#. Inclusive existe uma extensão para o visual studio onde pode-se desenvolver aplicações do tipo console ou windows forms usando código PHP. Isto mesmo PHP puro. Parece heresia, mas funciona se chama "phalanger tools". Já testei por curiosidade, mas não vejo nenhuma vantagem nisso, só citei para elucidar o quanto ambas (php/c#) podem ser similares em sua sintaxe.

Se a curva será "menor" eu não garanto, mas iria de c# sem dúvidas rsrsrs

abraços galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando pelo lado da sintaxe do C# e a do VB .NET, realmente, devia ter escolhido C# para começar. Iria reduzir em inumeras horas que gastei para entender alguns termos usado em VB .NET. Olhando pelo lado bom, vou ter conhecimento de duas sintaxes. Isso um dia vai permitir que eu tenha facilidade em aprender outra linguagem, quem sabe java?!

Falando em recursos, coisas simples que conseguia fazer em VBscript, como "definir impressora padrão", me levaram para o VB .NET. Essa integração com algumas coisas do Windows que me preocupou. Acreditei que teria mais dificuldade com esse tipo de coisa no C#. Você que programa em C#, como funciona essa relação Windows + C#, tenho um conhecimento bem limitado sobre o assunto. Será que tudo é questão de usar alguma biblioteca?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha sinceramente a sintaxe do Java é ainda mais parecida com o C# do que qualquer outra coisa. Sinceramente ambas c# e VB.net trabalham com o .net Framework então em matéria de integração com recursos do windows você tem uma paleta cheia de possibilidades tanto para o VB.NET quanto para o C# neste ponto não vejo distinção entre uma e outra. Já que ambras trabalham com o mesmo "pacote" de recursos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.