Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mediamaster

Termos de uso de imagem - Modelos

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Depois de muitos anos sem acessar o fórum, até achei q minha conta tinha sido deletada kkkk... mas está ativa. Então vamos lá!

Procurei tópicos relacionados mas não achei nenhum que desse a informação q eu preciso.

Eu tenho alguns trabalhos publicados no DeviantArt, e volta e meia surge alguém interessado em usar as imagens. No caso atual é pra usar em um livro.

Qual o procedimento nestes casos, quando vc, o artista, estipula um valor pra um material e envia ele pro cliente? Já teve casos q eu simplesmente vendi a imagem e enviei pro cliente, pra ele usar como quisesse.

Mas quando o cliente pede algo relacionado aos direitos de uso, qual o procedimento?

Eu envio junto com a imagem um PDF com um texto dizendo que eu sou o detentor dos direitos etc, e que estou cedendo pra ele usar a imagem especificamente em tal situação?

Eu tenho q citar explicitamente pra quem estou cedendo o direito de uso dessa imagem no texto?

Alguém tem um modelo ou algo??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não saberia responder essas questões... contudo, o site SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil tem uma seção sobre Direitos Autoriais. Talvez te dê uma luz.

Agora, se for uma questão mais complexa, pode ser o caso de você consultar um advogado especializado no assunto...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.

Descobri algumas coisas fuçando muito pela net.

Mas ainda tem muitas dúvidas.

Na verdade a duvida maior não é nem a questão legal, mas como proceder, como enviar a licença de uso pro cliente.

Se alguém no fórum já vendeu trabalhos antes e puder dizer como fez.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ali no site do SIB existem alguns modelos de contrato, você chegou a ver? Esses modelos estão em formato RTF, você pode abrí-los no WordPad do Windows, no Word ou em outros editores de texto.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.