Sparda 0 Denunciar post Postado Abril 22, 2014 Boa Tarde, pessoal! Estou com um problema de algoritmos para resolver e está um pouco chato, tenho o seguinte problema: Escreva uma função em que receba como parâmetro um Array contendo os votos atribuídos pelos eleitores em uma eleição e determine se há um vencedor, isto é, um candidato com mais da metade dos votos. Se não houver um vencedor, sua função deve retornar uma string vazia (''). Em sua solução, considere a existência da função tamanho() cuja documentação é mostrada a seguir: função tamanho(entradas: vetor[]) Retorna o número de elementos no vetor passado como parâmetro. Retorna zero se o vetor está vazio. Exemplos: V ← ['Carro', 'Loja', 'Consórcio', 'Alguel'] imprima tamanho(V) # imprimiria 4 Minha pergunta é a seguinte, como posso fazer para que os valores digitador pelos eleitores entrem dentro de um array como pedido no exercício ? OBS: aqui está o exercício inteiro: Escreva uma função em que receba como parâmetro um Array contendo os votos atribuídos pelos eleitores em uma eleição e determine se há um vencedor, isto é, um candidato com mais da metade dos votos. Se não houver um vencedor, sua função deve retornar uma string vazia (''). Em sua solução, considere a existência da função tamanho() cuja documentação é mostrada a seguir:função tamanho(entradas: vetor[]) Retorna o número de elementos no vetor passado como parâmetro. Retorna zero se o vetor está vazio. Exemplos: V ← ['Carro', 'Loja', 'Consórcio', 'Alguel'] imprima tamanho(V) # imprimiria 4 Exemplo. Uma vez que você tiver escrito o código da função vencedorEleicao(), o algoritmo a seguir deveria imprimir a string 'Collor'. Entenda que esse é apenas um exemplo e que sua função deveria funcionar para qualquer array de votos recebido como parâmetro. função vencedorEleicao(entrada: votos) início // seu código aqui fim início votos ← ['Collor', 'Renan', 'Sarney', 'Collor', 'Collor', 'Collor', 'Sarney', 'Renan', 'Collor'] imprima vencedorEleicao(votos) fim ninguem? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sergio Cavalcante 6 Denunciar post Postado Maio 10, 2014 ???? o q já fez Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bia Santos 0 Denunciar post Postado Maio 11, 2014 eu tenho um rascunho em petqs ...mas estou querendo fazer em visualg para testar ...mas esta dando erro: algoritmo "semnome"// Funcao : vencedoreleiçao (entrada: votos)// Autor :// Data : 29/04/2014// Secao de Declaracõesvar candidatos: vetor[0..2] de caracter i, j: inteiroinicio// Cria a lista de candidatoscandidatos[1] <- votos[1]total_candidatos <- 1para i de 2 ate tamanho(votos) facaachou <- falso// Procura se o candidato já está na listapara j <- 1 ate tamanho(candidatos) facase votos = candidatos[j] entaoachou <- verdadeiroj <- tamanho(candidatos) // Pára o lacofim seproximo j// Caso o candidato nao esteja na lista, o incluise nao achou entaototal_candidatos <- total_candidatos + 1candidatos[total_candidatos] <- votosfim seproximo i// Inicializa o vetor com os votos de cada candidatopara i de 1 ate tamanho(candidatos) facavotos_candidato <- 0proximo i// Registra a quantidade de votos de cada candidatopara i de 1 ate tamanho(candidatos) facapara j <- 1 ate tamanho(votos) facase candidatos = votos[j] entaovotos_candidato <- votos_candidato + 1fim seproximo jproximo i// Verifica se há um vencedortotal_votos <- tamanho(votos)resultado <- '' // String vazia para retorno padraopara i <- 1 ate tamanho(candidatos) faca se votos_candidato > (total_votos / 2) entao resultado <- candidatos // Informa o vencedori <- tamanho(candidatos) // Pára o lacofim seproximo i imprima vencedorEleicao(votos)fim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sergio Cavalcante 6 Denunciar post Postado Maio 11, 2014 var n,i:inteiro Collor,Lula,Fernando_Henrique,votar:vetor[1..10] de inteiro votoCollor,votoFernando,votoLula:inteiro inicio Escreval("______________________") Escreval("1 - Collor ") Escreval("2 - Fernando_Henrique ") Escreval("3 - Lula ") Escreval("______________________") Escreval("") n <-10 para i de 1 ate n faca Escreva(" Por favor ", i," º candidato em que você vai votar: ") leia(votar) fimpara para i de 1 ate n faca se (votar=1) entao votoCollor<-votoCollor+1 //acumula a soma de todos os votos para esse candidato fimse se votar=2 entao votoFernando<-votoFernando+1//acumula a soma de todos os votos para esse candidato fimse se votar=3 entao votoLula<-votoLula+1//acumula a soma de todos os votos para esse candidato fimse fimpara Escreval("xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx") Escreval(" O Candidato Collor está com ",votoCollor," votos") Escreval(" O Candidato Fernando Henrique está com ",votoFernando," votos") Escreval(" O Candidato Lula está com ",votoLula," votos") Escreval("xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx") fimalgoritmo Eu não entendi está muito confuso vê se a logica e essa...afinal não estou usando nem função e nem passagem por referencia somente logica......... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bia Santos 0 Denunciar post Postado Maio 11, 2014 o problema é que eles não querem os nomes dos candidatos pre estabelecido no programa, querem que toda pessoa que for usar o programa insira os os candidatos que desejar e depois mostrar o vencedor. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites