rafwell 1 Denunciar post Postado Maio 8, 2014 Boa noite galera... Bom, eu programo em php há alguns anos e agora estou interessado em uma área de Delphi na empresa em que eu trabalho. Só que lá eles usam o Delphi XE5 e eu só acho tutoriais, video-aulas na net para o delphi 7, que é bem antigo. Gostaria de saber como começar a programar em delphi agora, quais os passos iniciais, se devo aprender delphi 7, se a sintaxe é a mesma, etc. Enfim, qualquer opinião será bem vinda e se tiverem algum curso (de preferência free) para indicar agradeço muito. :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JuniorLira 1 Denunciar post Postado Maio 9, 2014 Bom Primeiramente você deveria começar a Estudar o Object Pascal que é a Linguagem usada no Delphi, Dentro da Linguagem estude todas aquelas estruturas, que são comuns a todas as linguagens de programação. Bom como você já programa a questão da lógica não será problema, porém a sintaxe da linguagem muda. A exemplo do corpo do programa que é delimitado pelo Begin - End, enquanto que no PHP é delimitado por {}. Sinal de Atribuição := no delphi e = no PHP, sem falar na Tipagem haja vista o PHP ser dinamicamente Tipada, enquanto que o Object Pascal não é, ou seja para se fazer uso de uma variável no Delphi é necessário que a declaremos primeiramente e atribuamos um tipo para ela. Exemplo: var nome : String; Enfim são muitas coisas necessárias para você estudar. Tem Muito Material no ActiveDelphi, PlanetaDelphi, DevMedia, várias e varias vídeoaulas na youtube. Atenciosamente, Júnior Lira Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rafwell 1 Denunciar post Postado Maio 9, 2014 Beleza, obrigado Júnior, já deu uma boa clareada. Abraço. Rafael Alves Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rogério Monteiro 1 Denunciar post Postado Maio 10, 2014 rafwell, Achei interessante sua iniciativa. Eu acho que você não deve retroagir. Procure estudar então o RAD Studio XE5 (Delphi). Estude principalmente a parte de eventos, que é o básico para você programar na linguagem Delphi. Ao mesmo tempo, procure entender as instruções que você coloca nos eventos, consultando documentações/apostilas da linguagem Pascal. Entenda o mínimo também de orientação a objeto em Pascal/Delphi. Abraço. Rogerio Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rafwell 1 Denunciar post Postado Maio 10, 2014 Obrigado Rogério, já estou com o xe5 aqui e estudando algumas apostilas! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites