michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 8, 2014 Pessoal, Sou iniciante no Oracle, uso para atividades da faculdade. Não consigo criar conexão, dá esse erro aqui: Status: Listener refused the connection with the following error: ORA-12505, TNS:listener does not currently know of SID given in correct descriptor. Por favor, me ajudem. Ah... Já vi pesquisei bastante em fóruns e não vi nenhum que me dá um passo-a-passo da resolução do problema. Como escrevi acima, SOU INICIANTE. Obrigado pela Compreensão. Valeu. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 8, 2014 Provavelmente a configuração do Client no arquivo tnsnames.ora está errada. Mas segue a documentação padrão ORA-12505: TNS:listener does not currently know of SID given in connect descriptor Cause: The listener received a request to establish a connection to a database or other service. The connect descriptor received by the listener specified a SID for an instance (usually a database instance) that either has not yet dynamically registered with the listener or has not been statically configured for the listener. This may be a temporary condition such as after the listener has started, but before the database instance has registered with the listener. Action: - Wait a moment and try to connect a second time. - Check which instances are currently known by the listener by executing: lsnrctl services <listener name> - Check that the SID parameter in the connect descriptor specifies an instance known by the listener. - Check for an event in the listener.log file. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 8, 2014 Mas, como faço para configurar corretamente o arquivo tnsnames.ora ????? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 8, 2014 Localize o arquivo tnsnames.ora na máquina cliente Um exemplo de edição MINHACON = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 10.19.1.1)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SID = MEUBANCO) ) ) MINHACON - NOME DA CONEXÃO 10.19.1.11 - IP INTERNO DO SERVER DE BD port - siga o padrão 1521 SID - Nome da instância Oracle Leia a documentação para mais detalhes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 8, 2014 MINHACONEXAO = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SID = xe) ) ) Configurei dessa forma, porém, o erro persiste. Tento criar a conexão através do SQL Developer. O SQL*Plus nem abre. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 8, 2014 Como configurou o SqlDeveloper ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 8, 2014 No SQL Developer estou configurando assim: Nome da Conexão: minhaconexao Nome de usuário: system Senha: 1234 (A mesma que coloquei na instalação) Nome do Host: localhost Porta: 1521 (Padrão da instalação) SID: xe Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 8, 2014 No sql plus não conecta tb ?! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2014 Motta, Pesquisei um pouco e vi que, o motivo do SQL Plus não abrir é devido a variável ambiente (Oracle_Home) que não estava configurada. Agora, configurei a variável e o SQL Plus abre normalmente. Me deparei com outro problema agora: ao tentar me conectar dá o erro: " ORA-12638 : Falha na recuperação de credencial " OBS: Dei um Start Database normalmente, deu msg de sucesso. E já iniciei os serviços: OracleXe e OracleXETNSListener. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 9, 2014 Cara, nunca vi este erro. http://www.dba-oracle.com/t_ora_12638_credential_retrieval_failed.htm Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2014 É cara, estou quase deixando isso pra lá. Fiz o procedimento conforme o link que vc enviou. Mas..... OUTRO ERRO: " ORA-01034 ORACLE not available " " ORA-27101 shared memory realm does not exist " Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 9, 2014 Este eu sei , Oracle "fora do ar". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2014 Como resolvo este de Oracle "fora do ar" ?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 10, 2014 StartUp no BD Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 10, 2014 Cara, Abri a linha de comandos SQL, digitei: " startup " e, me apareceu essa msg: ORA-01031: Insufficient Privileges. É estranho pq tenho usuário adm na máquina. Uso o Windows 8, será que é por isso que está dando tanto problema??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 10, 2014 ACHO QUE FALTA CONECTAR COMO DBA To startup an instance and mount but not open a database, enter CONNECT / as SYSDBA tenho sempre dúvida sobre isto pois raramente "starto" o Banco , aqui só o DBA ou o Suporte faz isto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
michel008 0 Denunciar post Postado Setembro 16, 2014 Motta, Bom, eu já tinha desinstalado e instalado 2 vezes. Mas ontem desinstalei e instalei novamente e, milagrosamente deu tudo certo. Consegui me conectar no SQL*Plus e no Developer. Não sei ao certo o motivo, mas da última vez não coloquei a senha no começo de "password", coloquei outra senha com caracteres. Obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Setembro 16, 2014 Ok, mas pouco ajudei. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites