Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Phil Santos

Como determinar solução em JavaScript

Recommended Posts

Olá pessoal,

Eu gostaria de pedir a ajuda dos colegas quanto a uma coisa que ocorre em outras liguagens de programação também, mas eu tinha que postar em algum lugar e como também estou aprendendo JavaScript resolvi postar aqui.

A dúvida é como eu faço para resolver um problema, ou seja, como faço para encontrar a solução, no caso em JavaScript, para fazer determinada coisa.

Digamos que eu queira fazer algo ou que um cliente meu, no futuro, me peça algo, por exemplo, eu quero "isso assim assim", como eu faço para aplicar na linguagem.

Eu estou tentando entender como se faz uma página onde o usuário possa digitar tags html, regras css e comandos de script e na mesma página visualize os resultados do código que digitou, mas acontece que eu encontrei um site que tem isso pronto e eu olhei o código fonte, mas eu queria entender como foi o raciocínio do programador para chegar à conclusão de que seria daquela forma que deveria ser feito.

Em outras palavras quero dizer que eu gostaria de entender como saber fazer determinada coisa em uma linguagem de programação como JavaScript sem ver video aulas ou analizar códigos fontes prontos, digo, partindo do zero e sózinho montando a solução para o problema desejado. Ou será que todo mundo quando tem que programar algo obrigatóriamente precisa ver alguém fazendo ou ver scripts prontos?

Relembrando que essa pergunta é relativa um pouco a lógica de programação, mas eu estou estudando JavaScript e PHP.

(To fazendo um edit aqui porque eu não tinha visto a seção de lógica de programação, se os moderadores quiserem mover, até peço desculpas, mas tem a ver com JavaScript)

Desde já grato

Phil

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo... planejar exatamente "É.. vou usar o javascript para isso" é meio difícil... javascript é uma linguagem (recurso) do desenvolvedor para web (sites e tal)...

Então, a necessidade em usar um recurso vai de acordo com a situação... às vezes vc vai usar um javascript, ou um jquery... uma solução em css mesmo... isso vai aparecer de acordo com o desenvolvimento...

Compartilhar este post

Link para o post

O que todo programador deve ter em mente é: quebre problemas grandes em problemas menores.

Tão pequenos quanto ainda fizerem sentido.

Resolva cada um dos pequenos problemas, um por um, que no final deles, vc terá resolvido o todo.

Não importa a linguagem que vc for programar, é assim que vc tem que pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço as respostas,

Eu gostaria aqui de dar um exemplo, eu to querendo fazer um menu horizontal que fique fixo no topo e seja de cor branca, o que dá um contraste com o fundo do header que é mais escuro(o menu vem por cima do hearder fixo no topo), daí conforme a pessoa rola a página para baixo o header que era escuro vai sumir vindo o container(menu lateral + content) que é branco e daí o menu horizontal que é branco não vai mais dar contraste com o que está no fundo e vai até sumir, não poderemos ver mais o contorno do menu por causa do branco com branco, então o que eu queria é fazer esse menu mudar de cor conforme o usuário rolasse a página para baixo, ou seja, quando o fundo mudar de escuro para claro eu gostaria de que o menu mudasse de cor para dar um contraste e assim aparecer o contorno do menu que é horizontal e fixo no topo.

Sobre o que eu estava falando é que em casos assim eu, por estar aprendendo, ainda não faço a mínima idéia de como eu faria para fazer essa aplicação em javascript porque na minha cabeça de iniciante o algoritmo para isso é:

Se rola a página,

Se fundo claro,

então muda de cor,

senão permanece branco

E agora pra fazer isso no código? Complicado pra mim ainda, se alguém puder me dar uma luz quanto a isso por favor eu agradeço colegas.

Eu gostaria também de perguntar outra coisa, mas pertinente. Existe alguma lista de funções, de aplicações ou bibliotecas, sei lá como chamar, para cada coisa que queremos fazer em javascript ou se temos que construir as funções do zero? Tipo, existem fórmulas prontas para cada uma dessas coisas que quero fazer ou tenho que construir?

Grato

Phil

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Phil... procure por menus prontos (ou sites prontos) em HTML 5 ou Menu em Jquery... vc vai achar um exemplos bons na internet, assim vc poderá pegar eles e ir adaptando ao que deseja...

Menus em Jquery acho que vc vai encontrar mais o que deseja.. mas da uma pesquisada no google com essas palavras que te passei que encontrará bastante material...

Sobre as funcionalidades do Javascript, vc vai encontrar em muitos fóruns diversas funções prontas e quase prontas, dependendo do que quer... mas tem muito material tbm disponível por ai...

Mas não fique preso apenas ao javascript, como disse, é só mais um recurso para o desenvolvedor, como Jquery, css, html, etc....

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.