MrSatan 0 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2014 Ola, venha de outras linguagens web, quero aprender php devido ao número de freelances no mesmo e, também, nas soluções prontas em PHP como magento. Tenho algumas dúvidas. 1 - Qual distribuição do linux é melhor para trabalhar com ele? 2 - Qual servidor linux é ideal? 3 - Qual IDE vocês usam? 4 - Como seria um estrutura de pastas ou organização do projeto PHP bem feito e que geralmente estará numa empresa? (ex: tem pasta business? pasta Model? etc) 5 - Vocês usam a lógica geralmente no PHP ou em alguma linguagem diferente ou webservices em outras linguagens? 6 - Alguma dica ou comentário diferente que "não se aprende em livros" mas experiencia? porque exemplo: Entity framework é bom pra projeto meia boca. 7 - Existe algum ORM para php? geralmente se usa? qual? 8 - Trabalham com classes e objetos para logica, model, etc? 9 - Existe algum MVC para PHP ou algum padrão parecido com URL Rewrite? 10 - Magento é realmente bom? tentei instala-lo no Windows e foi terrível e sem sucesso. São muitas perguntas, mas acredito que será um esclarecimento muito grande para quem quer migrar ou aprender php vindo e outra linguagem. Não fazem textos gigantes, apenas dar noções, o resto agente se vira. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2014 1 - Qual distribuição do linux é melhor para trabalhar com ele?A melhor é a que você preferir. PHP roda em todas elas. Sou fã do Debian. Mas há quem prefira Red Hat/CentOS. É questão de gosto. 2 - Qual servidor linux é ideal?Os mais usados são Apache Web Server e Nginx. Ser melhor é questão de referencial. Nginx é mais leve, mais novo. Mas isso não garante que ele é melhor em tudo. Em ambientes de desenvolvimento, você nem precisa deles. O PHP, a partir da versão 5.4, traz um servidor nativo. Falei sobre ele neste post http://rberaldo.com.br/como-usar-o-servidor-nativo-do-php-5-4 3 - Qual IDE vocês usam?Eu uso Sublime. É o suficiente para mim. Mas há quem prefira Eclipse, NetBeans e outras IDEs cheias de janelas e botões... :P 4 - Como seria um estrutura de pastas ou organização do projeto PHP bem feito e que geralmente estará numa empresa? (ex: tem pasta business? pasta Model? etc)Depende de como a aplicação é montada. Se for usado o padrão MVC, terá os diretórios de Models, de Views e de Controllers, entre outras. Baixe alguns frameworks e veja a estruutra que eles usam. Frameworks muito usados em PHP incluem CakePHP, Laravel, Zend, Yii, Symfony e outros 5 - Vocês usam a lógica geralmente no PHP ou em alguma linguagem diferente ou webservices em outras linguagens?Cada linguagem tem seu propósito. Muita coisa pode ser feita de forma eficiente em PHP. Mas Web Services e outras linguagens são sempre úteis. Esses dias um usuário postou aqui no fórum uma dúvida sobre como gerar executáveis com PHP. Nessas horas a gente tem que lembrar que existem linguagens específicas para isso, como C e C++. Em suma, não há motivos pra reinventar a roda :) 6 - Alguma dica ou comentário diferente que "não se aprende em livros" mas experiencia? porque exemplo: Entity framework é bom pra projeto meia boca.1. Foque-se em aprender a linguagem PHP. Depois pense em Frameworks. 2. http://phptherightway.com 3. http://rberaldo.com.br :rolleyes: 7 - Existe algum ORM para php? geralmente se usa? qual?Há vários. Muitos frameworks têm seus próprios. Trabalho muito com o framework Laravel. O ORM dele é o Eloquent. É muito bom e pode ser usado mesmo sem o Laravel (desacoplado). 8 - Trabalham com classes e objetos para logica, model, etc?Yep :yes: 9 - Existe algum MVC para PHP ou algum padrão parecido com URL Rewrite?MVC para PHP? O que quer dizer com isso? MVC é um padrão. Pode ser implementado em qualquer linguagem. Há vários frameworks, e muitos deles usam MVC. URL Rewriting é facilmente feito usando regras no .htaccess, suportado tanto pelo Apache quanto pelo Nginx e o servidor nativo do PHP 10 - Magento é realmente bom? tentei instala-lo no Windows e foi terrível e sem sucesso.É bom, sim. Meio chato de configurar, cheio de XML pra todo lado. Mas creio que o SO não influencia em nada (eu usei em Linux e em Mac) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gabriel Heming 766 Denunciar post Postado Dezembro 10, 2014 Como algumas perguntas não há mais o que colocar, só responderei as que eu acredito que posso agregar conhecimento. 1 - Qual distribuição do linux é melhor para trabalhar com ele? Não que seja melhor, mas o Debian teve vários pontos positivos (na minha empresa) em relação ao CentOS. Principalmente em relações a drivers de conexão com SGBD Windows (no CentOS não foi possível instalar alguns drivers nesse propósito). 3 - Qual IDE vocês usam? PHPDesigner (Pago). Mas a melhor IDE é aquela que te atende. Gosto do PHPDesigner pelo suporte dele com intellisense e reconhecimento de bibliotecas/packages (PHP e JavaScript) dentro de um projeto, realmente agiliza e muito o desenvolvimento. O Sublime deve, através de plugins, alcançar o mesmo objetivo, mas eu nunca fui muito atrás. 4 - Como seria um estrutura de pastas ou organização do projeto PHP bem feito e que geralmente estará numa empresa? (ex: tem pasta business? pasta Model? etc) Apesar de pouco ser falado, o foco do MVC é no V (View), e, acima de tudo, a separação em camadas. Você pode olhar vários frameworks que seguem as PSRs, tirando a pasta Vendor, o restante é separado de uma forma lógica que você possa identificar aonde está Model, View e/ou Controller. Cada framework usando o seu padrão lógico. Alguns MVCs utilizam uma separação hirárquica, o que não me agrada muito. 5 - Vocês usam a lógica geralmente no PHP ou em alguma linguagem diferente ou webservices em outras linguagens? Aqui você entrar em novas área e padrões, tal como o REST empregado como um substituto do MVC. Mas é exatamente como o Beraldo comentou, existem lugares e linguagens específicas para cada situação. Não dá para separar a lógica simplesmente por estar, ou dever estar, em outra linguagem. 6 - Alguma dica ou comentário diferente que "não se aprende em livros" mas experiencia? porque exemplo: Entity framework é bom pra projeto meia boca. 1º - http://forum.imasters.com.br/topic/479646-boas-praticas-php/?p=1907012 2º - http://forum.imasters.com.br/topic/490346-escolha-de-livros-e-matirial-para-estudo/?p=1949185 (complemento do primeiro) 7 - Existe algum ORM para php? geralmente se usa? qual? Há também o famoso Doctrine, se já utilizou ORM de outras linguagens, como Java, vai se habituar facilmente. 8 - Trabalham com classes e objetos para logica, model, etc? Sim. Existem diversas abordages, no básico, é essencial seguir os design principles. 9 - Existe algum MVC para PHP ou algum padrão parecido com URL Rewrite? Realmente não entendi seu questionamento. Mas todos os frameworks já citados pelo Beraldo são MVC e antendem URL Rewrite. Caso você queira algo mais simples, existe o Silex, que é basicamente o Symfony com o básico de um framework. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites