Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

carvalhobruno

Node.js e o mercado de trabalho

Recommended Posts

Olá pessoal, tenho uma dúvida, e gostaria de ouvir o que o as pessoas que já estão a mais tempo na área têm a dizer.

Comecei a estudar programação pelo Front-end (e Java rsrs), e acabei me dedicando ao Javascript, usando a principio o Jquery loucamente, brincando com ajax, Angular.js e quem sabe um dia com o Ember. Porém tenho uma vontade muito grande de partir para o Back-end , escolha que naturalmente me levaria a escolher o PHP, talvez o Java e se e fosse mais exótico o Ruby, mas eu adoro o Javascript, e tudo o que leio sobre o Node.js é que ele já é bastante poderoso e o quanto ainda tende a crescer. Enfim, resolvi acreditar nessa história e estou pronto a me dedicar a aprender Node.js pra valer.

Acho que a única real desvantagem do Node.js perante as outras alternativas é o pouco material disponível, tanto em artigos video-aulas e cursos de qualidade, claro, em comparação as mais antigas.

Isso é meu primeiro pequeno empecílho, e gostaria de algumas sugestões de livros, blogs, cursos e etc (sou de São Paulo). Pretendo comprar o livro da casa do código (se for propaganda indevida removam pfvr) sobre Node.js, que já me foi bem indicado, e partir pra cima, se não tiver tanto material br (e eu sei que há uma grande comunidade), studo com material gringo mesmo, melhor ter 90% de eficiência do que não ter o que estudar. E por favor, se tiver alguém que tenha bons motivos pra me incentivar com minha escolha, por favor me digam: "Não, vá para PHP mesmo!" ou "Ruby é o que há!" ou "Asp.net é incomparável, tio Bill é o melhor!". Sintam-se a vontade..

Agora minha segunda dúvida é: Fiz uma pesquisa nos maiores sites de emprego, e beira o ridídulo a discrepância entre as ofertas para Programador Javascript para Front-end, Programador PHP, Programador Java Web e até Programador on Rails e para Programador Node.js .

Gostaria de ter o depoimento de quem trabalha na área de back-end em geral sobre o que acham da perspectiva do mercado pra quem trabalha com Node.js, porque não adianta ser ótimo numa ferramenta que te dá condições de fazer igual ou até melhor do que as outras, se o mercado não te der uma chance!

Bom, é isso, espero que alguém leia o longo texto :-)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi @carvalhobruno,

Eu, atualmente trabalho com NodeJS dentro do Walmart.com

A maioria das equipes lá utilizam Java, e tem uma de Ruby e outra de PHP.

A popularidade do PHP é indiscutível, e foi também a minha porta de entrada do mundo BackEnd.

Trabalhei muito tempo com php. Hoje trabalho com NodeJS.

Eu te indico em paralelo estudar PHP e Ruby (Java é muito chato), e lógico o próprio NodeJS.

Há mercado sim, mas uma experiência nessas outras linguagens (php e ruby), também vão te ajudar com qq outra linguagem que vc queira. Meio que será uma soma de conhecimentos.

Fique a vontade para perguntar qq coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi @carvalhobruno,

Eu, atualmente trabalho com NodeJS dentro do Walmart.com

A maioria das equipes lá utilizam Java, e tem uma de Ruby e outra de PHP.

A popularidade do PHP é indiscutível, e foi também a minha porta de entrada do mundo BackEnd.

Trabalhei muito tempo com php. Hoje trabalho com NodeJS.

Eu te indico em paralelo estudar PHP e Ruby (Java é muito chato), e lógico o próprio NodeJS.

Há mercado sim, mas uma experiência nessas outras linguagens (php e ruby), também vão te ajudar com qq outra linguagem que você queira. Meio que será uma soma de conhecimentos.

Fique a vontade para perguntar qq coisa.

Caramba, que legal.. Realmente o Walmart é um dos pioneiros na utilização do Node em larga escala né?

Realmente, acho que isso(saber outras linguagens) isso acontece com a maioria dos programadores Node porque a linguagem é bastante recente, logo, se alguém está a algum tempo na área, logicamente terá visto algumas outras linguagens antes do Node :yay:

Mas por enquanto em prefiro focar no Node, pois estou entrando agora no mercado, e ano que vem quando iniciar a faculdade já quero ter uma boa noção do que se pode fazer com a linguagem, e utilizar os professores muito mais como consulta e ajuda do que como fonte primária de conteúdo.

Desculpa a demora pra responder, estranhamente o iMasters não me enviou e-mail de atualização..

E aproveitando, após pegar uma boa noção de como funciona o Node "puro", o que você me indica estudar, meteor, express, o que? E pelo menos aí onde você trabalha, você ve a intenção de contratarem por exemplo um estagiário em Node, ou um Júnior, enfim.. E se for de São Paulo, conhece algum curso bom a se fazer?

Grato,

Bruno.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui não tem nem Junior e nem estagiário, só Pleno para cima.

Curso de Node eu indico o do Suissa (be MEAN)

http://bemean.com.br

Sobre ferramentas, eu iria de:

-> Express

-> Socket.io

-> Mocha (fw de testes unitários)

-> Backbone/Angular

-> Grunt/Gulp

-> Undescore/Handlebars

-> Passport

-> Promises

E ai, qualquer outra coisa, será consequência das suas necessidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, nesse meio tempo eu acabei pesquisando e justamente encontrando o workshop do BeMEAN, parece ser bem legal, to pensando em fazer :D

E é justamente o que eu falei, vai ser um desafio mesmo achar alguma vaga de estágio ou até Junior em Node... Mas muito obrigado pelo esclarecimento!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.