Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Minoli

Bloquear download de vídeo

Recommended Posts

Estou desenvolvendo um EAD para um cliente, e há a óbvia necessidade em bloquear o download dos vídeos.

Utilizo Jquery Video Controller, pois preciso adequar aos dispositivos móveis. Flash não é uma opção.

Já puxei o caminho do vídeo via Ajax. Funcionou legal. Abrindo o código fonte, não mostra os códigos, mas se eu ativar "inspecionar elementar" no Firefox, por exemplo, mostra.

Via .htaccess tentei várias coisas, mas todas elas bloqueiam inclusive a visualização do vídeo.

Alguém tem alguma ideia milagrosa para solucionar este problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fato do cliente "assistir" o vídeo, já significa um download.

Não existe nenhuma forma 100% segura de impedir que seja copiado.

Compartilhar este post

Link para o post

Se existisse uma solução para isto o bangbros se tornaria a maior empresa do mundo... se a pessoa tem como acessar o vídeo ela terá como copiar, nem que seja do próprio cache do navegador.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, realmente verifiquei que não há como fazer o bloqueio efetivo.

Restaria uma lista de ações para apenas evitar que o usuário tenha acesso ao caminho do arquivo.

Das alternativas que sobraram então, listo abaixo. Caso alguém tenha mais ideias, por gentileza colabore. :)

- Utilizar Ajax para printar a url do arquivo. Prós: No código fonte não aparece. Contra: ao utilizar a ferramenta "inspecionar elemento" aparece.

- Utilizar a tag <base> no html para esconder a pasta, puxando também via Ajax. Prós: No código fonte não aparece. Contra: ao utilizar a ferramenta "inspecionar elemento" aparece, mas é mais um meio de confundir.

- Bloquear o clique direito.

Compartilhar este post

Link para o post

- Bloquear o clique direito.

Isso é outra coisa que pode ser desabilitada pelo Inspetor (pelo menos o Firebug permite).

Em suma, se aparece no navegador do cliente, ele tem acesso. O máximo que você consegue é dificultar. Mas não vai impossibilitar :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei em outra alternativa para dificultar a compreensão do código.

1. Criar uma tag <video> "falsa".

<video id="ShowPlayerReal" width="100%" height="100%" controls="controls">
<source src="pastafalsa/subpastafalsa/subsubpastafalsa/<?= md5(date("YmdHis")) ?>.mp4" type="video/mp4">
</video>';
Objetivo: fingir que há a tag <video>, quando, na verdade, a verdadeira é carregada via Ajax, e não aparece no código fonte. Além disto, criar pasta e sub-pastas, como se fosse o caminho onde foram salvos os vídeos.
Obs: no src adicionei "<?= md5(date("YmdHis")) ?>.mp4", como se fosse um vídeo, mas a informação é falsa também.
2. Via Ajax (em segundo plano), printar no <head> o seguinte css: <style type="text/css"> #ShowPlayerReal { display:none; } </script>
Objetivo: ocultar da navegação a tag <video> falsa, enquanto a tag real, aparece em segundo plano via Ajax. Serve também para confundir quem acessar o código fonte, pois ao acessar, verá que existe a tag vídeo, apesar de o link levar para erro 404.
Mais alguma ideia neste sentido?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/02/2015 at 09:11, Rafael Minoli disse:

Estou desenvolvendo um EAD para um cliente, e há a óbvia necessidade em bloquear o download dos vídeos.

Utilizo Jquery Video Controller, pois preciso adequar aos dispositivos móveis. Flash não é uma opção.

Já puxei o caminho do vídeo via Ajax. Funcionou legal. Abrindo o código fonte, não mostra os códigos, mas se eu ativar "inspecionar elementar" no Firefox, por exemplo, mostra.

Via .htaccess tentei várias coisas, mas todas elas bloqueiam inclusive a visualização do vídeo.

Alguém tem alguma ideia milagrosa para solucionar este problema.

Já se passou mais de anos desde que postou.

Então, é possível sim bloquear Downloads de vídeo, tenho a solução em PHP, porém é válido somente para vídeos no próprio servidor, usando base64 e MD5 para fazer essa proteção. No entanto, se usar Worpress poderá ser feito a proteção de vídeos hospedados no Youtube, impedindo os downloads.

Posso mostrar exemplos, daniel.rootdir@gmail.com

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.