Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas Besen

Ideia para Projeto

Recommended Posts

Fala galera, beleza?

Estou cursando Sistemas para Internet e tenho uma matéria chamada "Projeto Integrador": o objetivo da matéria é conectar todas as matérias num projeto. Gostaria de pedir pra vocês ideias para o meu projeto.

Os professores disponibilizaram alguns exemplos como academia, fansite, imobiliária e loja, porém eu gostaria de fazer algo diferente desses modelos, se puderem me ajudar agradeço.

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todas as matérias do semestre. Cada semestre há um projeto integrador, onde você vai aprimorando o primeiro com o que você aprendeu com as matérias do semestre. No último, você apresenta um projeto final, o sistema todo pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, o que o Beraldo quis saber, são quais as matérias do seu semestre você está pegando, para serem integradas, etc...

Exato.

Diga quais matérias você está fazendo neste semestre. Só assim saberá o que o sistema precisa ter, para ser chamado de "integrador"

Também explique melhor em que ponto exatamente você quer ser "diferente". Por que as opções citadas não interessam para você?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, as matérias desse semestre são: lógica e algoritmos, design gráfico, programação, programação básica, aplicativos em software livre e sistemas operacionais. Só que nesse semestre, não terei que iniciar logo de cara o projeto, tenho que entregar um formulário de proposta, explicando como o site será na versão final, o que terá nele, etc.

As opções citadas não interessam para mim porque o orientador pediu para que fizéssemos algo fora dos exemplos que nos foram dados, falaram que não é obrigatório, mas que seria bom. Eu pensei em fazer uma loja online de suplementos, pois quando tiver uma grana pretendo tocar ela, ou então um site de odontologia, com o portfólio, algum tipo de intranet com os dados dos pacientes como última consulta, próxima, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Lojas virtuais são relativamente fáceis de fazer usando algum software pronto, como Magento e OpenCart. Se quiser tocar esse projeto posteriormente, vale mais a pena usar esses programas, que já fazem 90% do que você precisa.

A ideia de um gerenciador de consultas é uma boa. Você pode criar níveis de acesso, para permitir acessos diferenciados para pacientes e secretárias.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu vi que já existem alguns softwares que montam rapidamente essas lojas virtuais e dei uma desanimada quanto a esse projeto, acho que se eu for mesmo criar a minha, pago ali uma merreca e deixo tudo pronto sem precisar me incomodar muito.

Estou empolgado com o gerenciador de consultas, porém, você acha que devo fazê-lo específico de uma clínica dentária ou fazê-lo na forma que qualquer um que "comprar" o sistema consiga cadastrar seus funcionários, logotipo, etc ali?

Compartilhar este post

Link para o post

Faça o mais genérico possível. O foco vai ser clínicas, sejam médicas ou odontológicas. Faça um painel onde é possível alterar nome, logo etc. Isso pode até se tornar um serviço ou software futuramente :)

Compartilhar este post

Link para o post

Só que tipo, não sei como farei para fazer esse software genérico na própria web mesmo. Porque cada clínica vai querer o seu, mas no próprio website da clínica e eu só vejo uma forma de fazer ele genérico que é hospedando num domínio meu mesmo.

Por exemplo, ter ali uma página de apresentação do software e depois que fizesse o login de administrador, abrisse todas as opções para o software. Não sei ainda como fazer para que cada clínica consiga hospedar ele mesmo no seu próprio site.

Compartilhar este post

Link para o post

Só que tipo, não sei como farei para fazer esse software genérico na própria web mesmo. Porque cada clínica vai querer o seu, mas no próprio website da clínica e eu só vejo uma forma de fazer ele genérico que é hospedando num domínio meu mesmo.

Por exemplo, ter ali uma página de apresentação do software e depois que fizesse o login de administrador, abrisse todas as opções para o software. Não sei ainda como fazer para que cada clínica consiga hospedar ele mesmo no seu próprio site.

Depois você pensa nisso. Isso é uma decisão comercial. Por enquanto seu software será apenas para estudos.

É possível fazer isso. Mas pensei nisso mais tarde

Ué, só duplicar o seu sistema em cada site que for utilizar.

É uma saída. Mas o ideal seria ter um único software, centralizado, funcionando no modelo SaaS.

Você deixa o código no seu próprio domínio. Cada domínio das clínicas vai apontar para o mesmo servidor onde está seu software. Cada um será um VirtualHost. A aplicação, conforme o SERVER_NAME, mostra a interface de cada clínica.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi Beraldo. Bom, começarei a montar o formulário de proposta já, afinal, tenho que entregar ele dia 20 de abril, contendo todas as funcionalidades do sistema, nome, tudo especificado em detalhes. Algumas sugestões de funcionalidades e nomes para o projeto?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.