Marcelo Matos 0 Denunciar post Postado Abril 18, 2015 Olá,Meu professor de Programação me propos um desafio:Faça um algoritmo que leia 10 números [pesos de boi] e ache:a) O boi mais pesadob] O boi mais levec) O segundo boi mais pesado algoritmo "algoritmoBoi" // Função : Calcular pesos do Boi // Autor : Marcelo Matos // Data : 18/04/2015 // Seção de Declarações var Peso : VETOR [1..10] DE REAL PesoBoiMaisGordo : REAL PesoBoiMaisLeve : REAL SegundoBoiMaisGordo : REAL Numero : INTEIRO TotalDeBois : INTEIRO inicio //Define o valor total de bois = 10 TotalDeBois:=10 PesoBoiMaisLeve:=999999 Para Numero:=1 ate TotalDeBois faca Escreva("Peso do Boi: ") Leia(Peso[Numero]) //Verificacao Boi Mais Gordo Se (Peso[Numero]) > PesoBoiMaisGordo entao PesoBoiMaisGordo:=Peso[Numero] FimSe //Verificacao Boi Menos Gordo Se (Peso[Numero] < PesoBoiMaisLeve) entao PesoBoiMaisLeve:=Peso[Numero] FimSe FimPara // EscrevaL("Peso do Segundo Boi Mais Gordo",SegundoBoiMaisGordo) EscrevaL("Peso do Boi mais Gordo = ",PesoBoiMaisGordo) Escreva("Peso do Boi menos Gordo = ",PesoBoiMaisLeve) fimalgoritmo Já tentei de tudo mas a minha cuca não lembrou de nada, consegui chegar a um resultado que pegava todos os numeros entre o Menor e o Maior, por EX: numero 1,2,3,4,5,6,7 ele pega o 2,3,4,5,6 Para Numero:=1 ate TotalDeBois faca Se (Peso[Numero] < PesoBoiMaisGordo) e (Peso[Numero] > PesoBoiMaisLeve) e (PesoBoiMaisGordo <> SegundoBoiMaisGordo) entao SegundoBoiMaisGordo:=Peso[Numero] EscrevaL("X",SegundoBoiMaisGordo) FimSe FimPara Porém o problema é o segundo maior número, alguém pode me dar uma luz com essa questão ??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alex Hiroshi 7 Denunciar post Postado Abril 19, 2015 Olá, O SegundoBoiMaisGordo tem que ser menor que o PesoBoiMaisGordo usando a mesma lógica que você usou para descobrir o PesoBoiMaisGordo, ou seja, não precisa validar o seu último "e" (PesoBoiMaisGordo <> SegundoBoiMaisGordo). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcelo Matos 0 Denunciar post Postado Abril 20, 2015 Consegui, utilizei o código Peso[Numero] > SegundoBoiMaisGordo.... muito obrigado pela ajuda!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites