Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

c-techdx

Como melhorar o fluxo de trabalho no photoshop

Recommended Posts

Amigos,

Tenho estudado o photoshop e adoro para editar minhas imagens, mas preciso otimizar meu fluxo de trabalho.

Estou com a seguinte situação aqui. Tenho mais ou menos 50 imagens feitas no mesmo ambiente, com a mesma luz. Eu criei um PSD com todos os ajustes que eu quero para uma imagem, e quero que todas as outras sigam o mesmo estilo de processamento. Sei que em outras fotos vou precisar fazer ajustes nas mascaras que eu criei, mas queria poder aplicar todos os ajustes nas imagens e depois só vir corrigindo o que precisar. Qual a melhor forma de fazer isso? Já tentei algo com actions mas não sei se é a melhor forma, já que para criar o action eu teria que refazer todos os ajustes gravando em action. Existe alguma forma de aplicar os ajustes que já estão criados no meu PSD?

Obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas e seja bem vindo ao fórum. Não ficou bem claro quais e como efetuou os ajustes assim, vou sugerir algumas opções de uma forma global:

Como você mesmo disse, "Action" poderia ser um caminho, já que fará o processo em lote, demora no primeiro mas simplifica nas demais;

Se trabalhou com "Styles", poderia salvar seu preset e aplicá-lo nas demais;

E por último uma opção que gosto e ajuda muito em casos assim, transformar a camada da imagem em "Smart Object", seria como criar um arquivo em separado onde você pode aplicar todos os efeitos e no seu arquivo principal, este seria como uma camada distinta que também poderia receber novos ajustes e para acrescentar novas imagens, basta editar esse "Smart Object" e adicioná-las em novas camadas.

Bom são algumas opções mas como já disse que não sei exatamente as técnicas que utilizou, talvez não sejam úteis, ainda assim, espero que possa ao menos te dar uma luz.

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Public2004, obrigado pela resposta.

Vou detalhar melhor como costumo trabalhar... assim talvez vcs possam me ajudar a achar o melhor jeito de agilizar o processo.

Bom, eu não gosto tanto dos actions pelo seguinte. Eu uso várias camadas de ajustes, uso blends... uso advanced blend, uso opacidade... são diversos ajustes finos que eu vou fazendo até chegar na imagem que eu quero. Depois de pronto fica dificil eu voltar e gravar tudo aquilo. Eu costumo duplicar a imagem e com o filtro do camera raw eu faço ajustes de claridade que depois mesclo com o blend luminosity. Até ai... essa parte do camera raw eu costumo criar um action e trabalho com estas camadas em smart filter... assim eu posso ajustar quando abro isso em outra imagem.

Fora isso entram ajustes como levels, curves, gradient map, imagem duplicada com blur e mascara... coisas desse tipo... e como falei, estes ajustes tem blends, advanced blends, opacidade... tem diversos ajustes finos que pra recriar no action depois de feito seria meio chato. rsrs A opção menos mal q eu pensei talvez seria criar actions por etapas... e vir aplicando em sequencia nas imagens.

Não existe nenhuma forma de criar um template ali na parte de layers e ajustes para que eu possa carregar ajustes pré-definidos e combinados... já com blends, opacidade, tudo da forma como eu definir?

obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post

Os ajustes feitos com os Níveis (Levels) e as Curvas (Curves) podem ser salvos. Quando você abre a caixa de diálogo desses controles, há um botão "Salvar": você clica nele e escolhe uma pasta e um nome para o arquivo do ajuste.

Daí quando você for redigir a ação, você abre a caixa de diálogo do ajuste (Níveis ou curvas, conforme o caso) e clica no botão "Carregar"... daí, é só localizar o arquivo do ajuste, abrí-lo e dar OK para aplicar. Desse modo, na hora de executar a ação, o ajuste será feito automaticamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, como você utiliza várias técnicas de ajustes, efeitos, etc., eu acho muito difícil que a mesma rotina seja reaplicada na sua totalidade para as outras imagens, pois mesmo com as imagens sendo feitas no mesmo ambiente e luz, ainda podem sofrer variações de foco e cores por exemplo o que leva a ajustes direfenciados. Uma forma de minimizar a tarefa seria criar "Actions" com os ajustes mais "brutos" digamos assim, e deixar os ajustes finos individuais para cada imagem. Como já disse e reforçado pelo colega acima, você pode criar "preset" de vários ajustes e incorporar nas "Actions".

Não existe nenhuma forma de criar um template ali na parte de layers e ajustes para que eu possa carregar ajustes pré-definidos e combinados... já com blends, opacidade, tudo da forma como eu definir?

Como já sugerido anteriormente, o "Smart Object" teoricamente funciona como um template, uma idéia por exemplo seria deixar os ajustes brutos no "Smart Object" e os ajuste finos diretamente no PSD principal, pois podem variar conforme a imagem.

Pela quantidade de ações que mencionou em cada imagem ainda acho muito difícil o reaproveitamento de ajustes, mas quem sabe as sugestoes possam minimizar um pouco as tarefas.

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigos... com actions e presets estou conseguindo fazer fluir melhor o trabalho. Sem dúvida existe necessidade de ajustes finos em outras imagens... mas os actions e presets estão me ajudando a agilizar o processo... estou me acostumando a trabalhar desta forma e está indo bem. Agradeço aos que responderam ao tópico!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.