Jump to content
Marcelo Davi

Queria aprender a desenhar...como começar do zero?

Recommended Posts

Então, gnt...eu quero muito começar a desenhar, e queria saber como começar do zero? Pfvr, me ajudem ;w; Nem que vcs escrevam um texto imenso, mas me ajuda gnt ;w;

Da forma mais trivial possível: pegando uma folha, lápis, borracha e metendo as caras.

Aqui separo a galera que faz isso por hobby (meu caso) e quem quer ter o desenho, seja caricatura, realismo ou desenho técnico, como profissão.
No último caso, acredito que à medida em que o tempo passa é necessário um investimento maior, como cursos/workshops, estudos mais sérios/analíticos (ex: anatomia humana, escala, tipos de projeções). Pessoal do fórum que trabalha com isso pode dar uma melhor orientação.

Se você é dos que quer desenhar por hobby ou ter isso como uma atividade anti-stress, simplesmente comece desenhando.

Algumas considerações que eu sempre faço p/ os poucos que me perguntam isso diretamente:

1- Aprenda a observar. Tudo. Tanto o que você está desenhando quanto a forma com que você está desenhando e o que se passa na sua cabeça.

2- Seja paciente. No começo tudo vai parecer difícil, você vai achar o desenho ruim ou vai correr p/ terminar logo. Aprenda a controlar esse tipo de impulso.

3- Controle a autocrítica. Sabe aqueles pais para os quais nada que o filho faz é suficientemente bom? Então...Isso é uma m****. Não replique esse comportamento p/ algo que você mesmo escolheu fazer porque vai tirar toda a vontade de pegar num lápis, já que tua cabeça vai estar operando no modo autodepreciativo.

Algumas coisas práticas decorrem do item #1 sobre observação:
1.1- Desenhe da forma que funciona p/ você. Existem várias formas de se chegar a um mesmo resultado. Se você acha que ainda falta algo p/ chegar onde você quer, combine as técnicas. Esse conhecimento você só adquire aprendendo a observar.
1.2- Achou que o desenho ficou horrível? Anote onde teve dificuldade e quais foram elas ("Cabelos - não sei se altero a pressão do lápis ou se faço tudo antes e passo borracha depois"). Lembre-se de anotar as coisas que foram mais fáceis de fazer, pois talvez nesses pontos a sua evolução seja mais rápida e bem mais fácil de mensurar.
1.3- Travou? Parece que não está melhorando nada? Pare um pouco com os "trabalhos grandes" e isole o problema. Faça exercícios pequenos. Às vezes a quantidade de informação pode atrapalhar (ex: rosto inteiro vs. close de um olho/boca; corpo inteiro vs. pés/mãos)

Procure também se manter motivado quanto ao nível que um desenho pode chegar. Eu faço isso vendo vídeos no Youtube.