Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ronaldomarcos

Como melhor armazenas imagens inseridas em textarea?

Recommended Posts

Bom dia, há dias estou pensando em como desenvolver um editor que seja fácil mesmo para quem tenha pouco intimidade com computadores, e um desafio foi quanto a colocar imagens em textareas. Pois as pessoas poderão criar um texto, inserir as imagens (algumas com uploads) e, caso o texto seja salvo, as imagens sejam movidas de uma área temporária e armazenadas dentro de uma pasta do arquivo/texto.

Minha ideia inicial, deixar a pessoa informar um link ou selecionar em seu computador (comum), mas a imagem ser inserida diretamente no textarea, nada de upload e depois seleção ou deixar o usuário acessar a pasta no servidor para selecionar a imagem etc...

Aí, a cada inserção (upload ou link) de imagem, eu alimentaria uma array (ou campo no BD) com as imagens selecionadas e a cada exclusão removeria de lá também, evitando o acúmulo de imagens não utilizados no sistema.

Outra ideia que imaginei foi criar um rascunho único, isto é, quando se entra na área de criação de artigos/texto, automaticamente seja incluído um novo registro (não publicado/como rascunho), todas as imagens ficam na pasta ja determinada... enquanto não for publicado não poderá ser criado outro, assim evita que eu crie uma área de temporários e vai diminui a programação, mas de qualquer terei de criar um local para armazenar o nome das imagens para possível exclusão.

Alguém tem um ideia melhor, acha uma das duas opções acima melhor, ou encontra algum problema nelas que não percebo? a princípio vou me aventurar criando a segunda (com rascunho)..

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um editor wysiwyg, como esse que usei para editar essa resposta, contudo, decidi pela segunda opção, me parece melhor...

Quando o cara clica para inserir imagens (no caso de upload), eu faço o upload das imagens de forma normal (e elas já sao enviadas direto ao textarea, sem precisar da ok etc), armazeno numa array o nome todas as imagens que inseri e salvo no BD... no textarea, eu coloco com um div e um botao ocultos que só aparecem quando passo o mouse sobre elas, nesse botao tem a opcao de excluir essa imagem, assim quando ele clica além de dar um remove() no elemento div que contem aquela imagem eu também faço a deleção física do arquivo da imagem. Isso acredito diminuirá um pouco a sobra de arquivos de imagem não utilizados...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.