gustavoo 0 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 O desvio-padrão é uma medida do espalhamento das medidas; quanto maior o desvio-padrão,mais espalhados serão os elementos do conjunto de dados em relação à média. Seu valor édefinido pela expressãoS=Raiz((N somatorio xi^2 - (somatorio xi)^2/N(N-1)) ,xi=1..NImplemente um algoritmo que leia um conjunto de N medidas e calcule a média e o desviopadrãodo conjunto de dados de entrada. Me ajudem na logica var medidas: vetor (1..N) de real soma, media, desvio, N : real i: inteiro inicio // Seção de Comandos i<- 1 soma<-0 escreva("Informe as quantidade de medidas",) leia(N) enquanto i<= N faca escreva("Informe as medidas") leia(medidas) soma<- soma + medidas i<-i +1 fimenquanto media<-soma/N i<-1 desvio<-0 enquanto i<=N faca desvio<- ???? i<- i+1 fimenquanto desvio<-??? escreva("A media das medidas :", media) escreva("O desvio padrao :", desvio) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 http://pt.wikipedia.org/wiki/Desvio_padr%C3%A3o(Veja "desvio padrão amostral")Você tem duas opções de cálculo: 1 - Se você armazenar os dados lidos em um array, de cada elemento lido (que compõe a média) você subtrai a média (que você só conhece depois de ler todos os elementos) * Números lidos: 5, 39, 4 Média = 16 Somatorio_desvio = (5-16)^2 + (39-16)^2 + (4-16)^2 = 121 + 529 + 144 = 794 desvio = sqrt(somatorio_desvio/ (n-1)) = sqrt(794/2) = sqrt(397) = 19,9248 2- Se você não sabe a média (nesse caso você quer calcular durante a leitura dos números): * Leitura do primeiro número: 5 soma_media = 5 termo_A_desvio = 5*5 = 25 * Leitura do segundo número: 39 Soma_media = 5 + 39 =44 termo_A_desvio = 25 + 39 * 39 = 1546 * Leitura do terceiro número: 4 Soma_media = 5 + 39 + 4 = 48 termo_A_desvio = 25 + 39* 39 + 4*4 = 1562 termo_B_desvio = soma_media * soma_media/n = 48*48/3 = 768 numerador_desvio = termo_A_desvio - termo_B_desvio = 1562 - 768 = 794 desvio = sqrt(numerador_desvio/(n-1)) = sqrt(794/2) = sqrt(397) = 19,9248 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gustavoo 0 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 Mais eu não tenho números definidos , são n números Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 Sim, que você vai ler via teclado. E se não souber quantos são, defina uma flag e conte os números enquanto não for digitada a flag. Implemente um algoritmo que leia um conjunto de N medidas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gustavoo 0 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 No começo eu pergunto " informe a quantidade de medidas " Ai leio N Enquanto i<=N faca Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 Sim. Depois de ler ou enquanto estiver lendo os números faça as contas. Não estou entendendo qual é o problema. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gustavoo 0 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 Intao do jeito q eu fiz no exemplo acima ta correto? Na parte de resolver o desvio<- ?? Q to em dúvida Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 Pare, leia e processe o que escrevi no meu primeiro post. Já te deram a fórmula do desvio padrão. É só colocar os elementos nos lugares certos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gustavoo 0 Denunciar post Postado Junho 9, 2015 Ok obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gustavoo 0 Denunciar post Postado Junho 10, 2015 Isis segui um exemplo do professor mas na hora de calcular o desvio no visual g da sintaxe errada, algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 09/06/2015 // Seção de Declarações var i,N:inteiro x,somax,somaxq,desvio,media:real inicio // Seção de Comandos escreva("Informe a quantidade de medidas?") leia(N) somax<-0 somaxq<-0 media<-0 para i DE 1 ate N faca escreva("Medida",i,"=") leia(x) somax<-somax+x somaxq<-somaxq+x^2 fimpara media<-somax/N desvio<-raizq((somaxq-somax^2/N)/(n-1) escreva("A Media é =",media) escreva("O Desvio Padrão =",desvio) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites