Jump to content
Lucas Guima

Buscar registros por soma

Recommended Posts

E aí, galera!

Gostaria de pedir a ajuda de vocês com uma questão que eu já havia escutado falar, mas nunca trabalhei. Até agora.

Vamos imaginar o extrato de um cartão corporativo, onde necessita-se prestar contas de todas transações. Com compras é tranquilo, ele especifica o gasto e pronto.

O ponto está nas transações de saque, pois o portador pode não ter gastado todo o valor sacado, ficando com um saldo residual.

Saldo este que ele poderá lançar como gasto em uma outra data, porém, ele pode ter um acumulado de saldo residual, de 1 ou mais saques.

Estou registrando cada resíduo por saque, para cada portador, vamos supor, ele fez 4 saques que restaram os seguintes valores:

R$ 5,00

R$ 10,00

R$ 7,00

R$ 3,00

Ou seja, ele tem um saldo residual total de R$ 25,00.

Então numa determinada data ele fez uma compra com esse saldo de R$ 20,00, aqui está minha dúvida.

Quero buscar no banco de dados os registros que são necessários para compor esse valor de R$ 20,00.

id | portador_id | residuo
  1 |      32     |  5.00
  2 |      32     |  10.00
  3 |      32     |  7.00
  4 |      32     |  3.00

Preciso dos 3 primeiros registros, que ao todo somam R$ 22,00, suficientes para abater os R$ 20,00 do gasto do portador.

Como diz o título do tópico, a questão é buscar registros por soma.

Agradeço desde já!

:D

Desculpe, mas neste caso o usuário não fez, teoricamente, uma transferência do banco para a carteira? Não facilitaria? Pois seria um pagamento á vista, acho eu.

Desculpe, mas neste caso o usuário não fez, teoricamente, uma transferência do banco para a carteira? Não facilitaria? Pois seria um pagamento á vista, acho eu.

Não entendi sua colocação.

Veja se ajuda

Valeu Motta, vou dar uma lida aqui.

não me pergunte sobre implementação , nunca fiz isto apenas me lembrei do algoritmo.

A baixa pode ser parcial ,

poderia

ordenar por valor (asc)

4 | 32 | 3.00
1 | 32 | 5.00
3 | 32 | 7.00
2 | 32 | 10.00

ir baixando enquanto houve saldo

(20,00)
4 | 32 | 3.00      0,00 (17,00)
1 | 32 | 5.00      0,00 (12,00)
3 | 32 | 7.00      0,00 ( 5,00)
2 | 32 | 10.00     5,00 (0,00)

No fim ou sobraria saldo a baixar ou saldos sem baixa.

Acontece que a ideia é dar baixa pelo histório, vindo do saldo mais antigo para o mais novo.

O que eu consegui foi buscar o último a ser debitado, com um bocado de IFs.

Prevendo os seguintes cenários:

- O valor da compra pode ser menor que o primeiro saldo.

- O valor da compra pode ser igual ao primeiro saldo.

- O valor da compra pode ser igual a soma de N saldos.

- O valor da compra pode ser menor que a soma de N saldos anteriores ao atual do SELECT E maior que a soma de N saldos anteriores incluindo o atual.

SET @price = 2;

SELECT 
    *
FROM
    `statement_residue` `SR`
WHERE
    IF (
        (SELECT SUM(`SR1`.`amount`) FROM `statement_residue` `SR1` WHERE `SR1`.`id` < `SR`.`id`) IS NULL,
        IF(
            (SELECT SUM(`SR2`.`amount`) FROM `statement_residue` `SR2` WHERE `SR2`.`id` = `SR`.`id`) = @price, 1,
            IF((SELECT SUM(`SR3`.`amount`) FROM `statement_residue` `SR3` WHERE `SR3`.`id` = `SR`.`id`) > @price, 1, 0)
        ),
        IF (
            (SELECT SUM(`SR4`.`amount`) FROM `statement_residue` `SR4` WHERE `SR4`.`id` <= `SR`.`id`) = @price, 1,
            IF ((SELECT SUM(`SR5`.`amount`) FROM `statement_residue` `SR5` WHERE `SR5`.`id` < `SR`.`id`) < @price,
                IF ((SELECT SUM(`SR6`.`amount`) FROM `statement_residue` `SR6` WHERE `SR6`.`id` <= `SR`.`id`) > @price, 1, 0),
            0)
        )
    )

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Mauricio Molina
      Boa tarde.

Ainda sou iniciante, se puderem me ajudar agradeço!

Estou com uma dificuldade em manter a opção selecionada no  campo select, após salvar os dados em duas situações distintas:

O que mais preciso fazer?

<div class="col-md-2 col-sm-2 col-xs-7"> <div class="form-group"> <label for="config_horario_domingoferiado">Domingo e Feriado<span class="text-danger">*</span></label> <select name="config_horario_domingoferiado" id="config_horario_domingoferiado" class="form-control" value="<?= $data['config']->config_horario_domingoferiado ?>" required> <option>Aberto</option> <option>Fechado</option> </select> </div> </div> <div class="col-md-3 col-sm-3 col-xs-12"> <div class="form-group"> <label for="imovel_financ">Bandeiras<span class="text-danger">*</span></label> <select name="imovel_financ" id="imovel_financ" class="form-control"> <option value=" ">Selecione...</option> <option value="Aceita Financiamento">Aceita Financiamento</option> <option value="Alugado">Alugado</option> <option value="Frente para Mar">Frente para Mar</option> <option value="Lançamento">Lançamento</option> <option value="Oportunidade">Oportunidade</option> </select> </div> </div>  
    • By asacap1000
      Galera salve a todos.

Gostaria de saber se é possivel e se for como fazer.  Tenho um select de faturamento, e nesta consulta ele me traz o numero da NF, ele me traz os ítens faturados. Gostaria de saber se´no próprio select é possível trazer o numero da NF apenas uma vez, e nas outras linhas que estarão vindo os ítens cobrados estes campos ficarem vazios.

Segue exemplo hoje como está e como eu preciso.

Como eu preciso:

Abaixo o select

SELECT A.ID_KLIENT COD, K.NAME NOME, A.BILLITE ITEM, I.DESCRIPTION DESC_ITEM, SUM(A.MNG) QUANT, SUM(ROUND(A.PREIS, 3)) VALOR, BO.NR_NF NF FROM BILL_OS_ITEM A, BILL_ITEM I, KLIENTEN K, BILL_OS BO, (SELECT T.DOCSVE_REF, D.DOCHD_DOC_ID FROM FISCAL.DOCSVE T, FISCAL.DOCHD D WHERE T.DOCSVE_DOC_PRC_ID = D.DOCHD_DOC_PRC_ID) REFE WHERE I.BILLITE = A.BILLITE AND A.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND BO.NR_NF = REFE.DOCHD_DOC_ID(+) AND BO.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND BO.STATUS <> '80' AND BO.ID_OS = A.ID_OS AND TRUNC(BO.DATE_EMISS) >= TO_DATE('01/09/2019', 'DD/MM/YYYY') AND TRUNC(BO.DATE_EMISS) <= TO_DATE('30/09/2019', 'DD/MM/YYYY') GROUP BY A.ID_KLIENT, K.NAME, A.BILLITE, I.DESCRIPTION, BO.NR_NF, BO.LOTE, REFE.DOCSVE_REF ORDER BY K.NAME, A.ID_KLIENT, A.BILLITE  
    • By EltonRodrigo
      Eu tenho um formulário com todos os campos desativados com exceção do primeiro. Ao preencher o primeiro campo, se o valor existir no banco de dados todos os campos devem ser ativados. Fiz isso utilizando o evento blur do jquery. O problema é  que o segundo campo é um select, quando clico nesse campo os mesmos não são ativados, mas se clicar no terceiro campo que é um input=text funciona. Eu não posso inverter a ordem dos campos. Segue o código:

<div class="form-group"> <input type="text" class="form-control form-control-sm" name="txt_dd_n_fogo" id="txt_dd_n_fogo" required placeholder="Nº de fogo do pneu"> </div> <div class="form-group"> <select class="form-control form-control-sm" name="txt_dd_marca" id="txt_dd_marca" required disabled> <option value="">Marca do pneu</option> <option value="BRIDGESTONE">BRIDGESTONE</option> <option value="CENTAURO">CENTAURO</option> <option value="CONTINENTAL">CONTINENTAL</option> <option value="FATE">FATE</option> <option value="FIRESTONE">FIRESTONE</option> <option value="GOODYEAR">GOODYEAR</option> <option value="KUMHO">KUMHO</option> <option value="LANDE">LANDE</option> <option value="MARSHAL">MARSHAL</option> <option value="MAGGION">MAGGION</option> <option value="MASTER">MASTER</option> <option value="MICHELIN">MICHELIN</option> <option value="PIRELLI">PIRELLI</option> <option value="SEIBERLING">SEIBERLING</option> <option value="TOYO">TOYO</option> <option value="YOKOHAMA">YOKOHAMA</option> </select> </div> <div class="form-group"> <select class="form-control form-control-sm" name="txt_dd_medida" id="txt_dd_medida" required disabled> <option value="">Medida do pneu</option> <option value="205/75">205/75</option> <option value="215/75">215/75</option> <option value="215/75.17.5">215/75.17.5</option> <option value="215/80">215/80</option> <option value="235/75">235/75</option> <option value="275/70">275/70</option> <option value="275/80">275/80</option> <option value="295/80">295/80</option> <option value="385/65">385/65</option> <option value="750/16">750/16</option> <option value="900/20">900/20</option> <option value="1000/20 comum">1000/20 comum</option> <option value="1000/20 radial">1000/20 radial</option> <option value="1100/20">1100/20</option> </select> </div> <div class="form-group"> <input type="text" class="form-control form-control-sm" name="txt_dd_mm" id="txt_dd_mm" placeholder="Milímetro(Atual)" disabled> </div> <div class="form-group"> <!-- <label for="txt_de_km">KM</label> --> <input class="form-control form-control-sm" type="text" name="txt_dd_km" id="txt_dd_km" placeholder="KM" required disabled> </div> <div class="form-group"> <select class="form-control form-control-sm" name="txt_dd_estado" id="txt_dd_estado" required disabled> <option value="">Estado do pneu</option> <option value="NOVO">NOVO</option> <option value="NOVO USADO">NOVO USADO</option> <option value="NOVO CONSERTADO">NOVO CONSERTADO</option> <option value="1ª RESSOLAGEM">1ª RESSOLAGEM</option> <option value="2ª RESSOLAGEM">2ª RESSOLAGEM</option> <option value="3ª RESSOLAGEM">3ª RESSOLAGEM</option> <option value="4ª RESSOLAGEM">4ª RESSOLAGEM</option> <option value="COM AVARIAS">COM AVARIAS</option> <option value="DESCARTADO">DESCARTADO</option> <option value="RESSOLADO CONSERTADO">RESSOLADO CONSERTADO</option> <option value="VULCANIZAR">VULCANIZAR</option> </select> </div> <div class="form-group"> <textarea class="form-control" name="txt_dd_obs" id="txt_dd_obs" rows="2" placeholder="Observações" disabled></textarea> </div> <div class="custom-file"> <input type="file" name="txt_dd_img" class="custom-file-input" id="txt_dd_img" lang="pt-br" onchange="readURLdd(this);" disabled> <label class="custom-file-label" for="customFile">Escolha uma imagem</label> </div> <input type="submit" class="btn btn-primary" name="bt_dd" id="bt_salvar" value="Salvar" hidden>  
      $(function(){ $("input[name='txt_dd_n_fogo']").blur( function(){ var txt_dd_n_fogo = $("input[name='txt_dd_n_fogo']").val(); $.post('posicoes/function.php',{txt_dd_n_fogo: txt_dd_n_fogo},function(data){ if( data!='Não existe ainda!' ){ alert(data); $("input[name='txt_dd_n_fogo']").val(''); $("#txt_dd_marca").prop("disabled", true); $("#txt_dd_medida").prop("disabled", true); $("#txt_dd_mm").prop("disabled", true); $("#txt_dd_data").prop("disabled", true); $("#txt_dd_km").prop("disabled", true); $("#txt_dd_estado").prop("disabled", true); $("#txt_dd_obs").prop("disabled", true); $("#txt_dd_img").prop("disabled", true); $("#bt_salvar").prop("hidden", true); }else{ $("#txt_dd_marca").prop("disabled", false); $("#txt_dd_medida").prop("disabled", false); $("#txt_dd_mm").prop("disabled", false); $("#txt_dd_data").prop("disabled", false); $("#txt_dd_km").prop("disabled", false); $("#txt_dd_estado").prop("disabled", false); $("#txt_dd_obs").prop("disabled", false); $("#txt_dd_img").prop("disabled", false); $("#bt_salvar").prop("hidden", false); } }); }); }); Tentei criar um botão hidden sobre os todos os campos, ao ser clicado o mesmo ficava como hidden e habilitava todos os campos, até deu certo, mas ao preencher o campo nº de fogo novamente ele não executa mais a função de verificação. Precisa ficar bem amarrado, caso o usuário digite um nº que já existe os campos precisam ficar desabilitados.

• By Hashira do Vento
      O exercício pede o que eu faça um código com uma matriz, onde eu peça uma linha qualquer ao usuário, e nela será feito a soma ou média dos elementos contidos.
      O problema é na hora da decisão do usuário na hora de escolher entre média ou soma, escrevendo a letra inicial de uma dessa palavras em maiúsculo. O "If" simplesmente não funciona, e eu acho que seja essa minha dificuldade, pois quando tirei o if, a soma funcionou normalmente (com o código atual a soma fica igual a zero no printf final). E sim, eu pesquisei a fundo sobre o tipo char, mas mesmo assim não consegui resposta alguma para a solução do meu problema :/
      Segue o código:
      Obs: Claramente, o meu código não está terminado (ainda falta pôr a parte da média), a partir do momento em que eu solucionar esse problema principal, creio que conseguirei finalizá-lo sem mais contratempos.

#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale> int main (void){ setlocale (LC_ALL, "Portuguese"); float M [2][2], media; int lin, x, soma1, soma2; char op[5]; printf ("Preencha a matriz: \n"); for (int l = 0; l<2; l++) { //linha for (int c = 0; c<2; c++ ) { //coluna scanf ("%f", &M[l][c]); } } printf ("Que operação você quer? S ou M?\n"); //Entrada do char, escolha da operação scanf ("%s", op); printf ("Em qual linha da matriz a operação deve ser realizada?\n"); scanf ("%d", &x); for (int l = x; l==x; l++) { for (int c = 0; c<2; c++ ){ printf ("%f \n", M[l][c]);//só mostrando os numeros da linha (ignore) if (op=="S") //tenho quase certeza que o problema se encontra aqui soma1= M[l][c]+soma1; } } printf ("O resultado da soma deu %d", soma1); //e na hora de mostrar a soma, ela sempre aparece como zero }
    • By asacap1000
      Galera estou com uma consulta que ainda não consegui entender o porque. gostaria que ela trouxesse em apenas uma linha mas não vem de forma alguma.

SELECT BO.LAGER, BO.ID_OS, K.ID_KLIENT, K.SUCHBEGRIFF CNPJ_CPF, K.NAME, BI.DIV_1 LOTE, BI.DIV_10 DI_DDE, (SELECT DISTINCT DIS.ID_DISPATCHER FROM FISCAL.DOCHD DC, WMS_EADI.DISPATCHER DIS WHERE DC.DOCHD_DOC_ID = BO.NR_NF AND DC.DOCHD_RPS_DESP = DIS.SUCHBEGRIFF) COD_COMISSARIA, (SELECT DISTINCT DIS.BEZ FROM FISCAL.DOCHD DC, WMS_EADI.DISPATCHER DIS WHERE DC.DOCHD_DOC_ID = BO.NR_NF AND DC.DOCHD_RPS_DESP = DIS.SUCHBEGRIFF) COMISSARIA, BO.NR_NF, BO.DATE_BILL, BO.DATE_EMISS, --------ABAIXO OS TIPOS DE SERVIÇOS ONDE ESTÃO OCORRENDO CADA RESULTADO ELE CRIA UMA LINHA---------------- (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND WER.WERT = 'ARMAZ')) VLR_ARMAZ, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND WER.WERT = 'GER.RISCO')) VLR_GER_RISCO, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND WER.WERT = 'MOVIMENT')) VLR_MOVIMENTACAO, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND WER.WERT = 'DESUNIT')) VLR_DESUNIT, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND WER.WERT = 'PESAGEM')) VLR_PESAGEM, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND WER.WERT LIKE 'AVERBA%')) VLR_AVERBACAO, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND WER.WERT = 'FAT.MINIMO.')) VLR_FAT_MINIMO, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND BLL.BILLITE NOT IN ('21.02', '21.03') AND WER.WERT = 'OUT.SERV.')) VLR_OUTROS_SERV, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND BLL.BILLITE = '21.02' AND WER.WERT = 'OUT.SERV.')) TRANSF_IN, (SELECT SUM(ROUND(OSI.PREIS, 2)) FROM BILL_OS_ITEM OSI WHERE OSI.LAGER = BO.LAGER AND OSI.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT AND OSI.ID_OS = BO.ID_OS AND OSI.BILLITE = BI.BILLITE AND OSI.DIV_1 = BI.DIV_1 --AND NVL(OSI.DIV_10, 'x') = NVL(BI.DIV_10, 'x') AND OSI.BILLITE IN (SELECT BLL.BILLITE FROM BILL_ITEM BLL, WERTE WER WHERE BLL.TIPO_FAT = WER.WERT AND WER.WERTE_BER = 'ITENSF' AND BLL.BILLITE = '21.03' AND WER.WERT = 'OUT.SERV.')) TRANSF_OUT FROM BILL_OS BO, BILL_OS_ITEM BI, KLIENTEN K WHERE BO.LAGER = BI.LAGER AND BO.ID_KLIENT = BI.ID_KLIENT AND BO.ID_OS = BI.ID_OS AND BO.LAGER = K.LAGER AND BO.ID_KLIENT = K.ID_KLIENT and k.id_klient = '3099' and BO.NR_NF = '121304' AND BO.STATUS = '90' AND TRUNC(BO.DATE_BILL) BETWEEN '28/08/2019' AND '28/08/2019' GROUP BY BO.LAGER, BO.ID_OS, K.ID_KLIENT, K.SUCHBEGRIFF, K.NAME, BO.DATE_EMISS, BO.NR_NF, BO.DATE_BILL, BI.BILLITE, BI.DIV_1, BI.DIV_10

Alguem consegue identificar neste select porque ele vem assim?

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.