icarof 9 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 GAlera estou com a seguinte duvida: Gostaria de fazer a contagem de registros de determinada tabelas com parametros distintos. Para um melhor entendimento: Tenho 2 tabelas Alunos Curso Na tabela do aluno esta registrada a turma e o curso dele, so que o curso fica registrado pela ID do curso na tabela curso. Dai eu gostaria de exibir dos dados da seguinte forma: - IR na tabela Curso e ver quantos cursos há cadastrados - PEgar esses cursos e com base na tabela Alunos contar a quantiade dos mesmos. - E separar essas quatindades pelas turma. Se que da pra fazer usando o MySQLi_Num_Rows, mas estou sem idea de como implementalo para puxar esses dados. NOTA: Não sei usar o PDO, uso o MySQLi nos codigos na forma procedural. CAso possam me ajudar fico grato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Insanity 9 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 Deixa eu analisar o primeiro (- IR na tabela Curso e ver quantos cursos há cadastrados) O que seria esse IR? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
icarof 9 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 forma de falar, no caso seria consultar a tabela Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Electronic 124 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 Deixa eu analisar o primeiro (- IR na tabela Curso e ver quantos cursos há cadastrados) O que seria esse IR? :lol: tambem tive essa duvida, IR = ir, nao é sigla lol, ----- nao porecisa do php tu faz na consulta mesmo use count(), e group by o id do curso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
icarof 9 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 Podia me dar um exemplo pratico? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Electronic 124 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 SELECT coluna_curso, count(*) as total FROM alunos group by idCurso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 https://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/join.html http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=20545 Pesquise também sobre joins em sql. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
icarof 9 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 Electronic, usei a query como você, mostrou, so que ficou em branco. dai joguei a query no var_dump e dei isso object(mysqli_result)#3 (5) { ["current_field"]=> int(0) ["field_count"]=> int(2) ["lengths"]=> NULL ["num_rows"]=> int(1) ["type"]=> int(0) } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Electronic 124 Denunciar post Postado Agosto 30, 2015 Você quer listar todos os cursos e o total de alunos neste curso? se for, dei o exemplo basico, de group by e count(), o Motta passou o link pro join (pra pegar o nome do curso que esta na outra tabela) agora você tente encaixar tudo isso e montar a query faça a query direto no banco pra você ir testando se nao conseguir posta a estrutura das tabelas e como você fez Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
icarof 9 Denunciar post Postado Agosto 31, 2015 blz, vou tentar aqui Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
icarof 9 Denunciar post Postado Agosto 31, 2015 Eletronic, não consegui, mas é isso mesmo que você falou, listar os cursos e o total de alunos no curso. vou postar a estrutura da tabela. -- -- Estrutura para tabela `is_cursos` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `is_cursos` ( `id_curso` int(11) NOT NULL, `curso` varchar(200) NOT NULL, `tipo` varchar(30) NOT NULL, `missao` text NOT NULL, `tempo` int(11) NOT NULL, `certificador` varchar(255) NOT NULL ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=10 ; -- Estrutura para tabela `is_aluno` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `is_aluno` ( `id_aluno` int(11) NOT NULL, `nome_aluno` varchar(255) NOT NULL, `curso_aluno` varchar(255) NOT NULL, `matricula` varchar(8) NOT NULL, `rg_aluno` varchar(50) NOT NULL, `orgao_emissor` varchar(100) NOT NULL, `cpf` varchar(15) NOT NULL, `telefone` varchar(15) NOT NULL, `endereco` varchar(255) NOT NULL, `foto` varchar(255) NOT NULL, `sexo` varchar(10) NOT NULL, `polo_estudo` varchar(255) NOT NULL, `data_nascimento` varchar(50) NOT NULL, `turma_aluno` varchar(5) NOT NULL, `responsavel` varchar(255) NOT NULL, `senha_aluno` varchar(255) NOT NULL, `colaborador` varchar(255) NOT NULL, `situacao` varchar(1) NOT NULL, `id_boletim` int(11) NOT NULL, `periodo_corrente` varchar(2) NOT NULL, `id_curso` int(11) NOT NULL ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=10 ; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Electronic 124 Denunciar post Postado Agosto 31, 2015 Mas como foi que vc fez? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
icarof 9 Denunciar post Postado Setembro 1, 2015 Não entendo muito a sintaxe dos comandos SQL, como falei estou aprendendo, na verdade não queria que você fissesse, mas que podesse me mostra um caminho. coloquei assim $query = "SELECT id_curso, count(*) as total FROM is_aluno group by turma_aluno"; var_dump(DBExecute($query)); function DBExecute($query){ $link = DBConnect(); $result = @mysqli_query($link, $query) or die (mysqli_error($link)); DBclose($link); return $result; tentei usar o join, no console do phpMyAdmin, mas sempre da erro, essa que eu colequei foi a unica que retoriou alguma coisa, mas não o que eu queria. Teria algum tuto sobre o Join e o Count? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Electronic 124 Denunciar post Postado Setembro 1, 2015 Po meu se der erro, você tem que ler o erro pra ver o que esta errado se você ignora a mensagem de erro, vai fica igual cego procurando algo, vai demorar encontrar a solucao vc agrupou por turma_aluno, acho que teria que ser id_curso, ja que vc que quantos alunos por curso SELECT id_curso, count(*) as total FROM is_aluno group by id_curso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
icarof 9 Denunciar post Postado Setembro 1, 2015 :P Vivendo e aprendendo, isso era o que eu precisava, gora poderia me explicar um pouco a sintaxe dessa query? gostaria de aprender e não só copiar o codigo, e a imprimir os dadados usando o php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites