Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcio Katsumi Marques

modelagem correta.

Recommended Posts

Supondo que eu tenha uma tabela de "alunos" com muitos campos (EX: nome, ra, rg, cpf, telefone, endereco, numero, bairro, cep, pai, mae e etc..) o modo correto seria separar os campos em tabelas mais especificas como 'dados' e 'endereço', ou pode se deixar em uma tabela só?

 

Queria saber se as pesquisas feitas com uma única tabela com muitos campos é mais eficiente do que em tabelas 'desmembradas'.

 

De quebra, se alguem souber como funciona essa mesma questão no Doctrine ou ainda no Hibernate seria bem legal tambem. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em ER siga as Formas Normais , no caso se "endereço" é único fica na mesma tabela (minha opinião) se tenho diversos (comercial,residencial etc0 se quebra em tabelas

 

Uma questão que Modelagem não tem O modelo certo, tem o que melhor se aplica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso de um projeto que trabalho a tabela 'aluno' tem 41 campos, sendo que até uns 12 deles eu poderia colocar em um tabela endereço.

 

Minha dúvida é quão otimizado é fazer essa separação.

 

Nesse projeto, a cada ano vou ter umas 1500 inserções de alunos e muita coisa envolve consultar a tabela 'aluno' só para pegar o nome e id.

 

Para um caso assim, você ainda colocaria tudo em uma única tabela?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só separaria endereço se tivesse de ter mais de um, num modelo ER em um modelo OO seriam outros 500.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a opnião de voces em relação a uma estrutura de dados modelo relacional normalizado MRN?

 

 

Sobre criação das tabelas ou um tabelão, ao invés de criar uma tabela apenas: alunos ( [pk] id_aluno, nome, genero, email, tel_res, tel_com, tel_cel, status)

 

Criar várias assim:

 

genero ( [pk] id_genero, desc_genero)

contato( [pk] id_telefone, tel_res, tel_com, tel_cel)

status ( [pk] id_status, desc_status)

 

obs o email não entra na tabela contato porque ele tem uma certa ligação com o id_aluno, pois nesse caso que exemplifico, será permitido apenas um email por aluno, podendo ser usado como login por exemplo.

 

pelo que tenho estudado o melhor mesmo é criar tabelas sem dó e relacionar elas de forma correta.

 

se um campo nao tem nada a ver com o id_aluno não adinta deixar ele na tabela alunos.

 

Por fim criar a tabela aluno com as chaves estrangeiras vindas das outras tabelas e criar as chaves estrangeiras nas outras tabelas que se relacionarem com a tabela alunos.

 

 

O que acham? o principal é nao acumular trabalho desnecessário pro futuro, o negócio é saber o melhor caminho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Tudo bem pessoal?
       
      No código abaixo, estou fazendo uma consulta nas tabelas, banners e banners_referencia
      Meu objetivo é trazer resultados com valores iguais ao nome da cidade declarada na $cidade ou resultados com a referencia Total.
      O problema é que está trazendo todos os resultados. Tenho 10 linhas, 1 com o nome da cidade e duas com o valor Total, então o resultado teria que ser de apenas 3 linhas, mas mostra tudo.
       
      $banner = "SELECT A.*, B.* FROM banners A, banners_referencia B WHERE B.cod_referencia = A.cod_referencia AND A.cidade = '$cidade' OR B.referencia = 'Total' ORDER BY RAND()";
      $banner = mysqli_query($conexao, $banner) or die ("Banner não encontrado");
      while($busca= mysqli_fetch_array($banner)){
          print $busca['cidade'].'<br>';
      };
       
      Alguém consegue me ajudar?
    • Por FabianoSouza
      Eu tenho certa dificuldade quando preciso criar tabela para armazenar respostas de questionários/prova/testes.
       
      Minha maior dúvida é como defino se um questionário qualquer foi respondido.
      Para responder a essa dúvida, bastaria eu fazer SELECT na tabela que armazena as respostas (e partir do resultado criar alguma lógica), ou essas respostas precisam estar associadas a uma determinada tabela, e nessa tal tabela eu usaria um campo (como booleano, por exemplo) para determinar se o questionário foi respondido ou não? 
       
      Outro ponto. Seu precisar obter a informação de "data das respostas", eu devo extrair de um campo de data da própria tabela de respostas, ou de outra tabela vinculada (dúvida similar à citada acima)?
       
      Eu acho estranho ter uma tabela auxiliar para guardar data de resposta do questionário, "status" do questionário (se foi respondido ou não) e etc.
      Mas também acho estranho extrair essas informações da tabela que armazena as respostas, pois as informações se repetiriam (pensando num questionário cujas respostas são gravadas juntas, ao mesmo tempo).
       
      Obrigado!! 
    • Por luiz monteiro
      Olá, tudo bem?
       
      Estou melhorando meu conhecimento em php e mysql e, me deparei com o seguinte. A tabela da base de dados tem um campo do tipo varchar(8) o qual armazena números. Eu não posso alterar o tipo desse campo. O que preciso é fazer um select para retornar o números que contenham zeros a direita ou a esquerda.
      O que tentei até agora
       
      Ex1
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = :campo) ");
      $busca->bindParam('campo', $_REQUEST['campo_form']);
       
      Se a direita da string $_REQUEST['campo_form'] termina ou inicia com zero ou zeros, a busca retorna vazio.
      Inseri dados numéricos, da seguinte maneira para testar: 01234567;  12345670: 12345678: 12340000... entre outros nessa coluna. Todos os valores que não terminam ou não iniciam com zero ou zeros, o select funciona.
       
       
      Ex2
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = 0340000) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
      Ex3
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = '02340001' ) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
       
      Ex4
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like 2340000) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
      Ex5
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like '12340000') ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
      Ex6
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like '"12340000"' ) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
       
      Ex7
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like :campo) ");
      $busca->bindParam('campo', $_REQUEST['campo_form'])
      Não retorna dados.
       
      O  $_REQUEST['campo_form'] é envio via AJAX de um formulário. 
      Usei o gettype para verificar o post, e ele retorna string.
      Fiz uma busca com número 12345678 para verificar o que o select retorna, e também retrona como string.
       
      Esse tipo de varchar foi usado porque os números que serão gravados nesse campo,  terão zeros a direita ou na esquerda. Os tipos number do mysql não gravam zeros, então estou usando esse. O problema é a busca.
      Agradeço desde já.
       
       
    • Por ILR master
      Fala galera, tudo certo?
       
      Seguinte: No servidor A estou tentando fazer uma consulta com o servidor B, mas está dando erro.
      Estou usando o mesmo código de conexão do servidor B que funciona perfeitamente, mas no servidor A, dá erro.
      Segue código:
       
      $host = 'servidor B';
      $user = 'user';
      $pass = '********';
      $db   = 'banco';
       
      // conexão e seleção do banco de dados
      $conexao = mysqlI_connect($host, $user, $pass, $db);
      mysqlI_set_charset($conexao,"utf8");
      //print "Conexão rodando e OK!"; 
      //mysqlI_close($conexao);
       
      Alguém pode me ajudar?
    • Por douglas79
      Bom dia,

      Há alguns dias que venho instalar o apache, o php, mysql e o phpmyadmin manualmente e sem obter sucesso. Até consegui rodar o php, porém, quando vou baixar a úitima versão do MYSQL, não tem todos os pacotes nele instalados, inclusive no completo, só encontro o Router.
      Alguém pode me dizer o porquê que isso está ocorrendo?
      Desde já agradeço a ajuda de vocês, que será bem vinda!
      No aguardo!

      Uso a versão 8.3.9 do PHP
      Meu SO é o Windows 10 32 bits
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.