Ir para conteúdo
pituca292

Software para gerenciamento de empresa

Recommended Posts

Fala pessoal, tudo bem?
Estou no segundo ano de engenharia da computação e gosto bastante de programar. Na faculdade, por enquanto, só aprendi JAVA, mas tenho interesse em aprender mais.

Então para praticar e ganhar experiência, estou com um projeto em mente, mas queria opniões e dicas dos mais experientes. A ideia é fazer um software gerenciador de empresa, mas seria focado especificamente em ser uma solução para a empresa do meu pai. É uma pequena empresa, revendedora de persianas. O software funcionaria de seguinte forma:
Seria focado principalmente nos pedidos, cada um teria uma linha de tempo, para acompanhar o seu andamento, algum checklist com as tarefas padrão, um espaço para comentários relacionado a cada pedido também. O objetivo é manter fácil acesso as informações, para qualquer funcionário saber todos detalhes de tal pedido. O ideal seria que tudo isso fosse acessível via Mobile (Android) e Windows, talvez uma interface web já resolva ambos casos. Pretendo manter o código aberto.
Isso é o básico, agora tem algumas outras funcionalidades que eu já tenho em mente também:
- Calendário;
Cada pedido poderia ter atividades agendadas e seria possível ver um calendário do pedido e um calendário geral, com atividades de todos pedidos.
- Categorias e tags;
Os pedidos poderiam ser filtrados por essas categorias e tags.

- Cadastro de clientes e fornecedores;

Como alguns clientes e fornecedores se repetem, seria útil manter um banco de dados já com todas informações de cada um, praticamente uma agenda de contatos.

- Calculadora de orçamentos;
Já tenho um excel que faz isso, mas o ideal seria adicionar isso no programa. No caso específico das persianas, elas são vendidas sob medida, então teria a opção de adicionar as peças desejadas (as medidas) e o modelo, o programa consultaria um banco de dados (que eu manteria atualizado com as informações do fornecedor) e calcularia o valor final do orçamento, tendo opções ajustaveis como margem de lucro, comissão, mão de obra. Também seria muito útil a opção de exportar esse orçamento em PDF, numa estética já padronizada, para poder ser enviado ao cliente.
- Gerenciador de arquivos;
Atualmente todos arquivos da empresa ficam armazenados no Box, pois são acessados de vários computadores diferentes, então tudo é mantido sincronizado por lá. Mas seria interessante que o programa fizesse a organização desses arquivos, já ligando as pastas aos devidos pedidos.
- Emissão de notas fiscais;
A empresa atualmente é resgistrada como MEI e emite notas fiscais, não sei exatamente como funciona a emissão das notas, mas como o pedido já terá todas informações necessárias, se o processo puder ser automatizado, seria muito interessante.
- Gestão financeira;
Atualmente utilizam o ZeroPaper para controlar as contas da empresa, mas todas movimentações são lançadas manualmente, seria útil se os valores dos pedidos já fossem lançados de forma automática.
Então a ideia está ai! Agora peço a ajuda de vocês, primeiramente, estou aberto a qualquer sugestão e crítica sobre tudo. Minhas principais dúvidas no momento são:
Qual linguagem utilizar? Já sei JAVA mas estou bastante disposto a aprender algo novo.
E como manter organizado o projeto? Quero fazer tudo certinho desde o começo, o planejamento e tudo mais, existem técnicas para isso?
Agradeço desde já a ajuda de todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão básica é que estes softwares (ERP) já existem e existem bons programas.

 

O interessante é App para venda ou controle.

 

Minha modesta opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão básica é que estes softwares (ERP) já existem e existem bons programas.

 

O interessante é App para venda ou controle.

 

Minha modesta opinião.

 

Toda opinião é bem vinda!

 

Eu realmente não conhecia esses sistemas, tinha só dado uma rápida pesquisada, mas não cheguei a ver esses softwares (ERP). Vou procurar saber mais sobre eles. Você acha que existem opções que satisfazem bem as necessidades citadas? Sugere algum em específico?

 

O app de vendas que você diz, seria o que eu citei sobre uma "calculadora de orçamentos"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por L.Lazari
      Saudações! 
      Tenho uma ideia de um aplicativo para celular, uma rede social, que habita na minha cabeça faz algum tempo e até então não tive o atrevimento de colocá-la para funcionar.
      Sem entrar em detalhes antes da hora (obviamente), a minha ideia mescla elementos de algumas redes sociais já existentes e acaba por tornar-se algo novo. O ponto principal desta ideia é permitir que pessoas que normalmente estariam desconexas possam interagir de forma mais fácil, pois com as redes já existentes, mesmo que haja a sensação de que as pessoas estão conectadas com todos a sua volta, é difícil de interagir com outras pessoas fora do seu circulo social, mesmo que haja uma conexão real, as vezes, ela não é aparente ou direta o suficiente.
      Portanto, estou a procura de pessoas que gostariam de desenvolver algo novo, como isto que estou propondo, e dividir todos os lucros igualmente. 
      O problema:  não tenho experiência com o desenvolvimento de aplicativos, isto é, com a linguagem de programação necessária para tal. Devido à minha linha de pesquisa (está no meu perfil tudo o que faço atualmente) utilizo muito Python e Shell (muito R também), e programo com eles faz um bom tempo, então tenho noção de programação e consigo aprender sem dificuldades outras linguagens (o que já estou fazendo no tempo livre). Estou a procura de pessoas que possam tomar a linha de frente nessa questão.
      Não tenho prazos ou exigências, o que eu tenho é apenas a ideia, o corpo, do projeto bem estruturada.
      Em suma: proponho aqui uma parceria, onde eu ofereço não só a ideia, mas também comprometimento em estudar e solucionar quaisquer problemas que possam surgir durante o desenvolvimento, e procuro pessoas que estejam dispostas a tocar este projeto no tempo que der (ponto importante, pois tenho um projeto de mestrado e não posso dar dedicação exclusiva, naturalmente, acredito que boa parte das pessoas que lerão isto também trabalham em algo, então eu vejo isso que estou propondo mais como um projeto de fundo de garagem, uma ideia a ser desenvolvida a parte no tempo que der).
      Não da pra afirmar se é uma ideia boa ou não, quem tem o poder para decidir essas coisas serão sempre os usuários do aplicativo, mas gostaria de tentar e ver o que o futuro reserva! (de forma clara o que eu queria mesmo é ver se da para ter um bom retorno financeiro disso tudo). 
      Obrigado pela atenção e pelo tempo!
       
      Atenciosamente.
       
    • Por thewesker
      Estou escrevendo uma aplicação MVC em PHP e a estrutura de diretórios é a seguinte:
      - root ¬ app ¬ controllers ¬ models ¬ views ¬ core ¬ config ¬ public Na pasta “app” fica as camadas MVC. Em “controllers” coloco classes que vão receber dados e acionar models e/ou renderizar views. Nos “models” coloco basicamente as entidades do banco de dados e suas operações. Em “views” coloco as páginas com código html + php para exibição de dados No “core” coloco classes e/ou arquivos genéricos (tenho planos de usar essa mesma base para desenvolver outras aplicações futuramente, uma espécie de microframework.) No entanto surgiu duas classes um pouco diferentes, uma delas trabalha com datas e realiza operações como conversão e cálculo entre datas, a outra cria e gerencia múltiplas threads. Tenho dúvida em qual camada devo colocá-las, já que nenhuma delas fazem acesso a banco de dados ou arquivos e nem emite saídas, apenas retornam valores.
       
      Devo criar uma camada adicional? Qual? Devo colocá-la em um das camadas já existentes?  
      Obs: qualquer informação adicional que possa ser útil é sempre bem-vinda!
    • Por Girreis
      Prezados, boa tarde.
       
      Sou novo aqui e gostaria de auxílio na elaboração de projeto de implantação de automação dos processos e rotinas de data center para um dos ambientes abaixo:
       
      Rede;
      Armazenamento;
      Servidores.
       
      O projeto deve apresentar:
       
      1. O planejamento e as etapas necessárias para implantação da automação no ambiente de data center escolhido contemplando o cronograma simplificado do projeto de automação com as
      principais entregas e a distribuição das tarefas do seu projeto entre as equipes envolvidas;
      2. Quais ferramentas, produtos e métodos serão utilizados para implementação, gerenciamento e acompanhamento das ações do projeto;
      3. Ações necessárias para que haja a motivação e mudança do mindset nas equipes envolvidas para desenvolverem a capacidade de automação de processos;
      4. Ações para maximizar a comunicação do CPTI com as equipes de suporte (Interna e Externa), promover o engajamento dos times, alavancar a transparência da condução dos projetos e
      melhorar a interação entre as equipes;
      5. PM Canvas do projeto.
       
      Agradeço desde já pela ajuda.
       
      Att,
      Ramon
    • Por edu shimaru
      Procuro gente interessada em montar uma equipe para criação de jogos de forma inteligente e eficiente.
      E também investir em networking, pois o contato entre os desenvolvedores (sérios ou casuais) no Brasil é uma piada.
      Precisamos nos conhecer, unir e dar força para o trabalho de todos de uma forma geral.
      Meu whatsapp é (11) 9 5157-8170.
      Aguardo contato de gente de todo o país, pois em plena era da internet, distância é só um detalhe.
      Abraço a todos.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.