Jump to content
Geraldo Silva

trigger para criar e atualizar saldo em uma tabela

Recommended Posts

olá pessoal.

sou novo no forum e também no assunto trigger para o mysql e precisei usar este recurso, mas não estou conseguindo chegar ao resultado que gostaria, por isso venho aqui pedir ajuda de vocês.

seguinte:

tenho uma tabela 'lancamentos' com o campos [iD;HISTORICO;TIPO;VALOR;SALDO] [Tipo = Debito (D) ou Credito ©] e tenho criar uma trigger pra ser disparada no BEFORE INSERT para calcular o saldo e inserir no campo SALDO. vejam exemplo abaixo que já encontrei em outro post aqui.

CREATE TRIGGER `SaldoAtual` BEFORE INSERT ON `lancamentos`
 FOR EACH ROW BEGIN
  DECLARE saldoAnterior DECIMAL(10,2);

SET saldoAnterior = (SELECT L.SALDO FROM lancamentos L ORDER BY L.ID DESC LIMIT 1);

IF saldoAnterior <> '' THEN

IF (NEW.TIPO = 'C') THEN
        SET NEW.SALDO = saldoAnterior + NEW.VALOR;
      ELSE
        SET NEW.SALDO = saldoAnterior - NEW.VALOR;
      END IF;

ELSE

SET NEW.SALDO = NEW.VALOR;

END IF;

END

esse exemplo funciona bem para o insert, mas existe outra dificuldade e não tenho conseguido resolver.

Preciso ter outra trigger no BEFORE UPDATE da mesma tabela que se eu alterar um valor anterior por exemplo esta trigger atualize o saldo da linha alterada e de todas as outras linhas que existirem depois dela para que o saldo fique correto.

espero ter me feito compreender e se alguém puder me ajudar com algum exemplo eu ficarei muito grato.

Bom, ninguém ajudou aqui, mas encontrei uma solução diferente em outro fórum e acho que conhecimento é pra ser compartilhado, então vou postar pra ajudar alguém no futuro a solução simples e que resolveu perfeitamente.Eu coloquei a query abaixo em uma view e o resultado ficou exatamente como eu queria.

SELECT DATE_FORMAT(data,'%d/%m/%Y') AS data,
    SUM(IF(tipo = 'C', valor, 0)) AS credito,
    SUM(IF(tipo = 'D', valor, 0)) AS debito,
    (SELECT SUM(IF(tipo = 'C', valor, -valor)) FROM lancamentos AS L2
         WHERE DATE_FORMAT(lancamentos.data,'%Y%m%d') >= DATE_FORMAT(L2.data,'%Y%m%d')
    ) AS saldo
FROM lancamentos
GROUP BY DAY(data), MONTH(data), YEAR(data) 

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By unset
      Olá, estou com uma falha de lógica pegando aqui se alguém puder ajudar

Eu tenho um formulário tranquilo, como abaixo
      <label for="cidades" class="form-label">Cidades</label> <select class="form-select mb-3" name="cidades[]" id="cidades" multiple="multiple"> <option value="1">Cidade 1</option> <option value="2">Cidade 2</option> <option value="3">Cidade 3</option> <option value="4">Cidade 4</option> <option value="5">Cidade 5</option> </select>  
      Blz eu recebe os dados do formulário ou seja os ids da cidade certinho em um array 

array(3) { [0]=> string(1) "2" [1]=> string(2) "3" [1]=> string(1) "5" }
      <?php $dados = filter_input_array(INPUT_POST, FILTER_SANITIZE_STRIPPED); var_dump($dados); ?> Agora como inserir todos os ids no banco? utilizando um for? um while? algum exemplo?

Pergunto pq ao tentar inserir no banco somente um registro é inserido e não todos do select

• By lezão
      Boa tarde, galera!
      Td bem com vcs?

Estou precisando de um UPDATE que qnd eu seleciono o checkbox e clico no botão submit ele chama para a pagina que ira fazer a alteração.
      Tenho um exemplo só que  em asp, vejam abaixo:
      Imagem UPDATE

espero ter explicado certo.

obrigado!

• By gcors88
      Prezados, desenvolvi um gatilho onde este tem comunicação com outra tabela, uma é a coleta_sinal_vital, e onde o gatilho foi criado é na table  itcoleta_sinal_vital ( esta possui uma fk da primeira), a questão é que dentro do gatilho realizo um select na primeira tabela para consultar o valor inserido em uma coluna da primeira tabela, faço essa consulta baseada nessa fk que esta sendo inserida ou seja where = :new.cd_coleta_sinal_vital, a questão é que no momento em que esse select é executado ele não retorna dado nenhum, acredito que isto ocorre porque a inserção em ambas as tabelas é feito de forma simultânea, pois se comparado posteriormente o valor da coluna sempre é inserido, gostaria de saber se existe alguma forma de aplicar uma espera ou atraso neste gatilho para que ele possa capturar este valor sem problemas, grato!
    • By Samuel Pietro
      Estou com a seguinte situação.

Preciso que o Update só aconteça nos campos vazios. Por exemplo, tenho no CSV 
      id;a;b;c 1;1;;3 1;1;2;;  
      |id | a | b | c |
      | 1 | 1 |    | 3 |
      | 1 | 1 | 2 |  |

Na primeira linha tenho o campo da coluna b em branco, logo ele irá inserir no banco de dados o conteúdo da primeira linha, quando ele ler a segunda linha irá ver que a minha key, que é a coluna id, já existe e irá atualizar, o problema é que eu preciso que  atualize apenas os campos em branco, pois se atualizar todos os campos ele iria substituir o campo da coluna c que ficaria em branco !

O código que fiz até o momento! 
      INSERT INTO tabela (id, a, b, c) VALUES ('$column[0]','$column[1]','$column[2]','$column[3]') on duplicate key UPDATE id='$column[0]',a='$column[0]', b='$column[0]', c='$column[0]'  
      Gostaria da ajuda de vocês para saber como posso adequar esse código na minha necessidade, seria tipo adcionar is null UPDATE.. sei lá, tentei várias opções mas sem sucesso ainda! 

• By FERREIRA FILHO
      Estou tentando fazer um update de vários registros com checkbox, mais não está atualizando no banco de dados MySQL. Segue o meu código, desde já agradeço!

<?php 
      include_once("../config/conexao.php");

$nivel = $_SESSION['nivel'];

if ($_SESSION['nivel'] == 4)
          {
      $sql = "SELECT ID, NOME, VOLUNTARIO FROM cidadao ORDER BY NOME";
      $res = mysql_query($sql) or die (mysql_error() );
      if (mysql_num_rows($res) > 0 )
      echo '<form method="post">';
      ?>
      <table width="431" border="0" align="center" cellpadding="0" class="bordaFina">
          <tr bgcolor="#999999" >
            <td width="302" align="center" valign="middle" bgcolor="#F0F0F0" class="style27">Nome  </td>
            <td width="123" align="center" valign="middle" bgcolor="#F0F0F0" class="style27">Voluntário</td>
          </tr>
          <?php
      while ($row = mysql_fetch_assoc($res))
          {     
          ?>
          <tr >
            <td><?php echo $row["NOME"];?></div></td>
        <td ><div align="center"> 
       <input type="checkbox" name= "VOLUNTARIOS[<?php  $row["ID"] ?>]" value="1" <?php if($row["VOLUNTARIO"] == 1){ echo "checked";} ?>> 
       <input type="hidden" name= "VOLUNTARIOS[<?php $row["ID"] ?>]" value="0" <?php if($row["VOLUNTARIO"] == 0){ echo ""; }  ?>>
        </div></td>
        </tr>
          <?php 
        }  //End While
        ?>
      </table>

<p><div align="center"><?php echo '<input type="submit"name= "submit" value= "Salvar">';?></div>
        <?php
      if (isset ($_POST["submit"]))
      {        
              foreach($_POST['VOLUNTARIOS'] as $ID => $VOL) 
                {mysql_query("update cidadao SET VOLUNTARIO ='$VOL' WHERE ID='$ID'")or die(mysql_error()); }                    
                 echo "<meta HTTP-EQUIV='refresh' CONTENT='1;URL=teste.php'>";
      }
      ?>
      <?php
      echo'<br>';
      echo '</form>';
      }//endif
      ?>

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.