Poligno 1 Denunciar post Postado Março 29, 2016 Boa tarde/noite/dia galera,espero que estejam tds ótimos! Eu estou com um exercício aqui em que eu devo simular um sistema de matriculas e etc de uma universidade,isso inclui matricular alunos nela,criei uma classe Membro,com seus filhos Alunos e Professores usando o "extends", bom cada aluno/professor será um objeto....SÓ QUE eu ñ sei quantos alunos serão matriculados nessa universidade,então gostaria de saber se há como eu criar objetos 'sob demanda' ou seja,td vez que o usuário quiser matricular alguém um novo objeto será instanciado...Pesquisando no amigo google antes de vir aqui perguntar a vcs achei um tópico em um fórum que a galera falo sobre um tal de "ArrayList" e "List" ,tinha exemplos lá e tal,mas eu ñ entendi NADA.... :( A baixo está o código das classes,n vou postar o .java principal por que ñ fiz nada nele ainda. Classe pai Membro: package sistemaacademico_2;public class Membro { String nome; String endereco; int turma;} Classe filha Aluno: package sistemaacademico_2;import java.util.Scanner;public class Aluno extends Membro { Scanner scan = new Scanner(System.in); String curso; /*M A T R I C U L A*/public void matricula(String[] args) { System.out.println("Vamos iniciar o processo de matricola do aluno!"); System.out.println("Digite o nome do aluno"); nome = scan.nextLine(); System.out.println("O nome foi registrado como: "+nome); System.out.println("Agora digite o endereço: "); endereco = scan.nextLine(); System.out.println("O endereço é: "+endereco); } /*C A N C E L A R M A T R I C U L A*/public void can_matricula(String[] args) { System.out.println("Você deseja realmente cancelar sua matricula?"); System.out.println("1 - Sim | 2 - Não"); int aux=scan.nextInt(); switch(aux){ case 1:{ nome=null; endereco=null; } case 2:break; default:System.out.println("Valor digitado é inválido!"); } }} Classe filha Professor: package sistemaacademico_2;public class Professor extends Membro { String departamento;} Bom,é isso galera,sou muito grato desde já! :D :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
reebr 94 Denunciar post Postado Março 30, 2016 Mas esse código ta muito confuso. Você faz a leitura dos dados dentro do Aluno? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Poligno 1 Denunciar post Postado Março 30, 2016 Mas esse código ta muito confuso. Você faz a leitura dos dados dentro do Aluno? Não, ai são só as classes que fiz até agora, a leitura dos dados serios no .java principal,como eu falei, só que ñ iniciei nada lá ainda por causa da minha dúvida... SÓ QUE eu ñ sei quantos alunos serão matriculados nessa universidade,então gostaria de saber se há como eu criar objetos 'sob demanda' ou seja,td vez que o usuário quiser matricular alguém um novo objeto será instanciado Cada aluno será um objeto,como faço pra saber quantos objetos vou precisar para já deixa-los instanciados? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
reebr 94 Denunciar post Postado Março 30, 2016 Você pode ter uma classe: import java.util.*; public class SistemaAcademico { private final List<Membro> usuarios = new ArrayList<>(); } E então criar um método para inserir os alunos: import java.util.*; public class SistemaAcademico { private final List<Membro> usuarios = new ArrayList<>(); public boolean inserirUsuario(Membro membro){ return usuarios.add(membro); } } Assim você pode inserir quantos membros quiser no ArrayList: SistemaAcademico sistemaAcademico = new SistemaAcademico(); Membro membro = new Membro(); membro.turma = 1; membro.nome = "João"; membro.endereco = "Rua x, nº y"; sistemaAcademico.inserirUsuario(membro); // Insere 'João' membro = new Membro(); membro.turma = 2; membro.nome = "Maria"; membro.endereco = "Rua x, nº y"; sistemaAcademico.inserirUsuario(membro); // Insere 'Maria' // ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites