snowstormdelivery 19 Denunciar post Postado Abril 1, 2016 Gente, eu não estou conseguindo pensar em como fazer uma hachurada, seja ela superior, inferior ou lateral! Pra falar a verdade, eu até consegui, a partir de alguns códigos, mas eles não utilizam de recursividade ou são muito longos. Para fazer a hachurada superior, por exemplo, eu fiz com que o algoritmo detectasse as diagonais e colunas indesejadas e não escrevesse estas, assim mostrando a hachurada superior. Este código pode ser modificado para mostrar outras hachuradas, mas acredito que exista algum mais eficiente ou melhor de ler. Segue o código: algoritmo "semnome" var Lin, Col:inteiro M: vetor [1..6,1..6] de inteiro inicio //Leitura de elementos Para Lin := 1 ate 6 faca Para Col := 1 ate 6 faca Leia (M[Lin, Col]) FimPara FimPara LimpaTela //Escreve a matriz completa Para Lin := 1 ate 6 faca Para Col := 1 ate 6 faca Escreva (M[Lin, Col]:3) FimPara EscrevaL() FimPara EscrevaL() //Escreve hachurada superior Para Lin := 1 ate 6 faca Para Col := 1 ate 6 faca Se (Lin + Col = 7) ou (Lin = Col) ou (Col = 1) ou (Col = 6) ou (Lin > 2) entao Escreva("":3) Senao Escreva (M[Lin, Col]:3) FimSe FimPara EscrevaL() FimPara fimalgoritmo Alguém poderia me ensinar alguma forma para entender as hachuradas? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
snowstormdelivery 19 Denunciar post Postado Abril 6, 2016 Eu não consegui pensar em outros métodos e acabei usando este mesmo código, mas adaptado para as outras hachuradas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites