Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

douglascast

Estrutura de tabelas e INSERT de forma correta?

Recommended Posts

Eaew galerinha.

Tenho uma dúvida sobre o modo como se usa o comando INSERT dentro de um banco de dados (já que estou aprendendo SQL sozinho e os tutoriais que achei não me clarearam as ideias), leitura até agora foi Use a cabeça SQL e a sensação de ter gasto grana a toa, já que aulas do youtube ensinam uns 85%+ do livro =/ .

Estou fazendo um programa em Lazarus (programa estilo Delphi) e ele é basicamente um punhado de inserções e leituras dentro do banco de dados, porém meu banco de dados tem tabelas relacionadas 1 para 1, 1 para muitos e muitos para muitos e estou em dúvida como faço o SQL do INSERT de forma correta (estou checando o rascunho que tinha feito do db para ver se ele está em 3FN e dentro dos padrões do ACID).

Segue um exemplo aproximado da estrutura que tenho:

tbl_usuario (ID INT NOT NULL PK, nome, sexo, datanascimento, estadocivil, endereço FK (endereço id), cidade FK (cidade id), estado FK (estado id));

tbl_endereço (ID INT NOT NULL PK, endereco);

tbl_cidade (ID INT NOT NULL PK, estado_id PK (estado id), nome_cidade);

tbl_estado (ID INT NOT NULL PK, estado_uf, estado_nome);

tbl_telefones (ID INT NOT NULL PK, id_usuario FK (usuario id), numero);

tbl_interesses (ID INT NOT NULL PK, id_usuario FK (usuario id), interesse);

 

tbl_interesses_usuarios (ID INT NOT NULL PK, id_usuario FK (usuario id), id_interesses FK (interesses id));

Gostaria de saber se no caso de interesses onde eu vou ter uma duplicidade de registros do id do usuário eu devo ou não criar uma referencia através de uma FK dentro de uma tabela que sirva como ponte (como no exemplo) ou se as consultas do tipo join ou multiplos selects ou a clausula WHERE dão conta disso, sei que existe uma estrutura por trás da FK para manter integridade de dados (mas não entendi o que isso significa na prática, já que posso deixar tanto ids PK quanto FKs vazias), sei que existem tabelas que servem como pontes para isso, mas essa tabela não faz muito sentido para mim em casos como endereço, cidade, já que utilizar uma tabela para armazenar 4 valores ao invés de adicionar 3 na tabela principal me parece redundância, partindo do principio que é um campo NOT NULL.

 

Se não me falha a memória um SELECT u.nome, u.datanascimento, i.interesses FROM usuarios AS u, interesses AS i WHERE u.id = i.id_usuario ou $valor; funciona tanto quanto um NATURAL JOIN ou INNER quando escrito certo.

Também gostaria de saber qual o processo correto do INSERT dentro das tabelas, até o momento tenho o seguinte conhecimento para cadastrar valores na tbl_usuario depois de realizar algumas buscas por aí:

START TRANSACTION;
INSERT INTO tbl_usuario (nome, sexo, datanascimento, estadocivil, endereco, cidade, estado) VALUES ('Tina', 'F', '10-10-1989', 10, 9, 1, 'S');
SELECT LAST_INSERT_ID() INTO @ID;
INSERT INTO telefones (id_usuario, numero) VALUES (@ID, '(+5555) 55555-5555');
INSERT INTO telefones (id_usuario, numero) VALUES (@ID, '(+5555) 44444-4444');

 

Minha dúvida começa nesse ponto, no caso de inserir os valores do id_usuario e id_interesses via linguagem fica até claro o método já que posso criar objetos que exibem mascaras e gravam KEY FIELDS, como exibir 'Passear' e escrever 177 na DB além de tirar o INTO @ID e usar o AS ID para extrair o conteúdo como um parâmetro e armazenar em uma variável.

 

Mas no caso da tabela que serve ponte como eu faria uma inserção nela sendo que existe um N telefones para 1 usuário, quando realizar isso via SQL eu teria de fazer um SELECT dentro da tabela de telefones para buscar a ID do número e cadastrar na tabela ponte ou existe um jeito mais fácil? No caso da linguagem seria criar outra variável para armazenar os outros ids necessários e ir distribuindo ao longo do próximo INSERT da lista?

COMMIT;

Mas e se eu precisar por exemplo criar uma FK do telefone dentro da tbl_usuario que não possa ser preenchida de inicio já que a tabela de telefones e interesses são muitos para 1, neste caso eu teria de fazer um SELECT da id do telefone e usar o UPDATE pra atualiar o campo?

Pergunto isso porque na divisão final da tabela usuŕio fiquei com várias tabelas com esse tipo de relacionamento, como sou novo nisso gostaria de opinião dos experientes, e já que não tive (não tenho acesso) a um professor formado que saiba responder isso (onde moro até achar um professor de informática básica que saiba o que faz é EXTREMAMENTE difícil, já que moro no interior).

 

Agradeço a ajuda e peço desculpas pela confusão do texto, sono e prolixidade são nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por clovis.sardinha
      Boa noite.
      Tenho um bd com 2 tabelas. A primeira (serv_os) tem as colunas id, fk_os e fk_servico  a segunda (prod_os) tem as colunas id, fk_os e agora eu criei a coluna fk_serv. A coluna fk_serv vai ser preenchida com o valor id da primeira coluna. Fiz o seguinte update entre as tabelas: 
      UPDATE prod_os
      JOIN serv_os ON serv_os.fk_os= prod_os.fk_os
      SET prod_os.fk_serv = serv_os.id
      WHERE prod_os.fk_os=serv_os.fk_os;
       
      Até aqui tudo bem, porém, fiquei com o seguinte problema.  Muitas vezes  existem vários serviços na primeira tabela, por exemplo id=100 produto A, id=101 produto B, porém o fk_os é o mesmo . Ai na coluna fk_serv aparece sempre o id do produto A. Nesse caso duas vezes. O produto B, C,...etc não aparece. 
      Não consegui nenhum comando, já que o join é pela coluna fk_os, que fizesse o update mudar o ponteiro para o serviço B,C,etc.
      Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
    • Por ILR master
      Boa tarde, pessoal.
      Espero que todos estejam bem.
       
      Seguinte:
      Tenho a seguinte consulta:
       
      $usuarios= "SELECT * FROM usuarios";
      $query= mysqli_query($conexao, $usuarios) or die ("Usuário não encontrado");
      $usuario = mysqli_fetch_array($query);
       
      Quero pegar apenas o campo 'nome' da tabela 'usuarios' e colocar todos os resultados da seguinte forma:
       
      $nomes = array("Rafael", "João", "Maria", "Pedro", "Patricia", "Camila");
       
      Agradeço desde já.
      Abs
       
       
    • Por FabianoSouza
      Eu preciso exibir duas informações em minha consulta:
      1) A quantidade de pessoas inscritas numa turma de treinamento (isso é feito com um simples COUNT)
      2) Uma flag de excesso de inscrições na turma. Seria obtido pela comparação entre a quantidade máxima permitida (já existe esse campo) e o COUNT feito acima.
       
      Até aqui sem problemas.
       
      O que quero é evitar fazer duas contagens (1 para saber a quantidade de inscritos, e outra para gerar a flag de excesso de inscrições).
       
      Há uma forma de utilizar UMA contagem para atender as duas necessidades?
       
      Meu código está assim:
       
      ... --AQUI FAZ A COMPARAÇÃO PARA GERAR A FLAG DE EXCESSO DE INSCRIÇÕES , CASE WHEN (SELECT COUNT(*) FROM dbo.tab AS ITT WHERE ITT.codTurmaDeTreina = T.id) > T.lotacaoMax Then T.nome + '&nbsp;'+'<span class=%22icon-aviso fcolor-critico%22 style=%22font-size:18px%22 title=Excesso&nbsp;de&nbsp;inscrições></span>' --AQUI FAZ A CONTAGEM DE INSCRIÇÕES , (SELECT COUNT(*) FROM dbo.tab AS ITT WHERE ITT.codTurmaDeTreina = T.id) AS 'Inscrições'  
    • Por FabianoSouza
      Possuo uma coluna de data.
      Eu gostaria que os registros com datas futuras aparecessem no topo do meu select, em relação aos demais registros.
      Em seguida, gostaria que somente esses registros com datas futuras ficassem em ordem crescente.
      Algo como 
       
      João  | 16/11/2023
      Maria | 17/11/2023
      José  |  20/11/2023
       
      -----------------------------
      (demais registros da base)
      Antônio   |  20/05/2023
      Rosa        | 15/08/2023
      Cida         | 15/10/2022
      Pedro      |  20/05/2021
      Paulo      |  14/11/2020
       
      O select seria esse.
      select dbo.formataData(ET.dataInicial) AS 'data' FROM dbo.tab AS ET GROUP BY ET.dataInicial  
    • Por FabianoSouza
      Tenho uma function que precisa receber 02 argumentos.
      Ela funciona se eu aplicar num select qualquer. Mas se eu aplicar num select dinâmico, ocorre erro.
      Veja trecho do meu select.
      ... SET @sql = @sql +', dbo.retornaIco_ItemBloq((SELECT COUNT(*) FROM dbo.tab AS TT2 WHERE TT2.codCategTreina = CTT.id),'+@title+') AS ''resp''' ... No caso, o primeiro argumento da function dbo.retornaIco_ItemBloq é um SELECT COUNT.
      O segundo argumento é uma variável (que está devidamente declarada e definida).
       
      O erro ocorre porque ao executar (chamando EXEC(@sql) ), o SQL entende que o segundo argumento é uma coluna da consulta principal, pois existe uma vírgula antes da variável @title (que é o segundo argumento da function).
      Repito. Se eu aplicar essa function num select normal, funciona normalmente. Porém, preciso que funcione num SQL dinâmico porque é esse é o padrão que estou adotando para o sistema todo.
       
      A function dbo.retornaIco_ItemBloq faz o seguinte:
      1) Recebe o valor do COUNT e da variável @title
      2) Se o COUNT for maior que  Zero, cria uma tag HTML (uma SPAN), define sua title com o valor da variável @title e passa para uma variável
      3) Retorna o HTML que será exibido no resultado da consulta principal
      É super simples.
       
      Há outra forma de chamar a function?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.