Jump to content
Sign in to follow this  
Jeraldo Setefuz

Modelagem - Básico

Recommended Posts

Boa Tarde Senhores,

Estou querendo criar um sistema de controle de cargas em caminhões. Mas estou com uma dúvida bem simples:

Quero fazer a modelagem do banco de dados e depois exportar o script para o SQL SERVER. Então a seguinte situação:

- Usuário

- Motorista

- Transportadora

- Veículos

Dúvida: Eu preciso criar uma tabela com nome de PESSOA com os dados básicos e depois criar as tabelas Motorista e usuário, Pegando o ID da Pessoa ?

Ou devo criar uma tabela com todos os dados no motorista e depois com todo os dados no usuário, tipo repetindo Nome, RG, CPF ....

.

Agradeço pela ajuda;D

Todo Motorista é Usuário ?

Todo Usuário é Motorista ?

Um Motorista dirige mais de um Veiculo ?

Um Veiculo é dirigido por mais de um Motorista ?

Que metodologia de Modelagem está usando ? UML ? ER ?

• +1 1

obrigado pelas respostas.

Então estou usando ER com o dbdesigner com uma biblioteca q gera para o SQL sever.

Seguinte:

Uma Pessoa é um usuário

Uma Pessoa é um motorista

Um usuário é um e apenas um usuário

Um motorista só vai ser um motorista

Um veiculos pode ter n motoristas.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

• Similar Content

• By Aureo Almeida
      Problema em definir largura e disposição horizontal de tabelas com resultado de while
      Como iniciante em programação estou tendo problemas para estilizar uma tabela dentro de um script PHP. Possuo o seguinte script:
      <?php $sql = 'SELECT * FROM psd_produtos'; $stmt = $conn->query($sql); echo '<table>'; while($row = $stmt->fetch(PDO::FETCH_OBJ)){ echo " <td> <tr><h1>$row->prd_nome <br /></h1></tr> <tr><p>$row->prd_detalhe <br /></p></tr> <tr>$row->prd_valor <br /></tr> </td> "; } echo '</table>'; ?> Ele funciona perfeitamente, buscando e produzindo um loop das informações que preciso, porém, gostaria que o resultado me retornasse em tabelas que ficasse dispostas horizontalmente lado a lado, e imaginei colocar uma classe CSS que estabelecesse a largura da tabela em 400px com um float que me permitiria alinhar o resultado em “4 colunas”. Porém, essa classe não funciona dentro do script.
      Tentei echo '<table class="tabela-produto">'; e não funciona.
      A mesma classe, que estabelece uma largura para a tabela, aplicada a uma tabela fora do script funciona e isso tirou minha dúvida se este tópico seria sobre CSS/HTML ou PHP.
      Como posso fazer para obter meu objetivo com este script, alinhando horizontalmente o resultado do while em tabelas dispostas horizontalmente em 4 colunas?
    • By Dani_Ambrosio
      Preciso criar uma coluna em uma tabela já existente, porém os dados dessa nova coluna vão depender de outra tabela
      Ex:
      tenho a tabela faturamento e nela eu preciso criar uma nova coluna que vai chamar fat_removido e os dados dessa coluna vão depender de uma outra tabela que se chama Faturamento removido.
      tanto as tabelas faturamento e a faturamento removido tem o ID_faturamento, quando o mesmo constar nas duas tabelas a nova coluna deverá ser preenchida com Sim e quando não constar deve ser preenchida com Não 
      Como faço isso?
    • By EVDIAS
      Olá Pessoal.
      Sou novo e estou com uma dificuldade por não dominar plenamente o manuseio de um bd.
      Gostaria de compartilhar minha necessidade, caso alguem puder me ajudar fico muito grato.

Tenho 3 tabelas.

1 - Pratos; ( ID_PRATO, DESCRICAO )
            2 - Tabela de produtos; ( ID_PROD, DESCRICAO, UN_MED, QTDADE )
            3 - Tabela de composição; (ID_COMP, ID_PRATO, ID_PROD, QTD)
            4 - Tabela de Vendas; ( ID_VENDA, ID_PRATO, QTD ).

A ideia seria qdo vender 1 prato, localizar cada produto na tabela composição, e subtrair da tabela produtos; 
      Eu consegui fazer o processo com uma trigger, porem para somente um item da composição... e normalmente
      tenho um prato com 4 até 7 itens....

Grato.

Obrigado.

• By Patricia_W
      Olá!

Estou precisando armazenar endereços (completos.. cep, logradouro, numero, cidade, estado..) do Brasil mas também do exterior.
      Como a estrutura de endereçamento é diferente de um país para o outro, como poderia ser feita uma modelagem que armazenasse estes dados sem que fosse necessário criar um conjunto para dados nacionais e outro para dados internacionais?

Obrigada =)
    • By DoVaK
      Boa tarde,

Estamos desenvolvendo um software wms (controle de estoque) que inicialmente funcionará na nuvem.
      Por ser um sistema complexo e com enorme quantidade de dados, estamos pensando em criar um banco de dados separado para cada empresa (cliente).
      Teriamos um banco de dados nosso onde estariam centralizadas algumas informações importantes, tais como as informações de cada empresa, dados para pagamento e os códigos que referenciariam o banco de dados especifico de cada cliente nosso (para fazer o redirecionamento correto no login).
      Seguem as dúvidas:

- Esta seria uma boa forma de modelagem? 
       - Seria interessante ter o cadastro de todos os usuários no nosso banco de dados central ou deixar a tabela de usuários no banco de cada empresa?

OBS: o SGBD é o MySQL.

Obrigado pela ajuda.

Jonathan.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.