Ir para conteúdo
lucasoad399

[Resolvido] Boas práticas com especificadores de acesso

Recommended Posts

Após estudar c até a metade, migrei para o c++ para pegar uma linguagem mais comercial. Comprei o livro de Deitel e tô no capítulo três. É meio tenso pq ele já vem tratando de classes e objetos, etc, mas minha dúvida é saber se uma coisa fere as boas práticas.

Em geral quando ele cria uma classe no livro, define as funções como public e os membros como private, abaixo das funções. Acho que isso atrapalha o entendimento do código. Ler as funções que trabalham com uma variável (membro), para depois ler a referida variável. Então a dúvida é a Seguinte:

Eu estaria ferindo alguma regra se pusesse os membros de dados privados antes das funções que com ela trabalham?

Por favor, ao responderem sejam rasteiros e objetivos. Obrigado, que a força esteja com vocês!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A princípio não. Isso é questão de estilo. Em Java, por exemplo, é costume listar os atributos primeiro também. Mas tem gente que acha que o que importa são os métodos e não os atributos e lista os métodos antes.

• +1 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, _Isis_. Vou seguir estudando assim, visto que evocar uma variável que ainda não declarei me parece ruim para a lógica. Valeu. Sou eu que fecho o tópico? Preciso marcar como solucionado? Se sim aonde?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Phil Santos
      Oi amigos, alguém pode me ensinar como eu faço para organizar o menu de um site no wordpress de forma que eu não precise ficar arrastando os ítens do primary menu porque está gigante e leva um ano cada vez que insiro um ítem?

Eu tentei pela "Edição rápida" escolhendo um ascendente, mas não foi, em personalizar -> menu ele joga lá em baixo, gostaria de inserir a página dentro da categoria certa em baixo da página certa, prefiro que não seja, mas se só tiver uma solução pelo editor pode ser, eu só fico preocupado de estragar o tema, eu to aprendendo wordpress.

Valeu!
    • Por xDenisX
      Olá pessoal, estou com uma dúvida, já pesquisei mas não encontrei nenhuma solução.

Quero trocar a classe de uma div em css3 por meio de JavaScript. Por exemplo eu clico em um botão e o mesmo chama uma função em JavaScript que vai mudar a classe design1 para a classe design2 desta div.

Abaixo esta o código feito. alguém poderia me ajudar ? Obrigado.

<html> <head> <title></title> </head> <style type="text/css"> .design1{ background-color: blue; width: 200px; height: 200px; margin-bottom: 30px; } .design2{ background-color: yellow; width: 250px; height: 250px; margin-bottom: 30px; } </style> <script type="text/javascript"> function mudarClasse(){ document.getElementById("quadrado").style./****Não sei oque colocar aqui para mudar a classe*****/; } </script> <body> <div class="design1" id="quadrado"></div> <input type="button" name="botao" value="Mudar de classe" onclick="mudarClasse()"> </body> </html>  
    • Por Fábio.info7
      Sou iniciante em php OO, em caráter de estudo criei uma primeira aplicação com OO em php, foi um sistema de CRUD,  acontece que eu fiz a listagem dos dados através de uma função que vou postar abaixo, nela eu exibo os dados do banco em uma tabela html, minha dúvida é, posso usar essa tabela HTML, bem como todas as formatações em boostrap diretamente dentro da função como fiz abaixo? Está tudo funcionando, porém como nunca ví ninguém usar desta maneira fiquei com essa dúvida, é correto o uso desta forma ou não é uma boa prática? Entendo que exista outras formas, mas como eu disse estou iniciando e tentando entender oq é correto ou não.

segue a função citada:

//////// LISTANDO OS DADOS ///////////////////////
          public function listaDados(){                  require_once './conexao.php';         $sql = "SELECT * FROM DADOS";         $stmt = $conn->prepare($sql);                  if($stmt->execute()== true){         ?>             <table>                 <tr>                     <th>NOME</th>                     <th>TELEFONE</th>                     <th>PACOTE</th>                      <th>VENCIMENTO</th>                     <th></th>                  </tr>         <?php                 $conta_registros = $stmt->rowCount();                 for($I = 0; $I < $conta_registros; $I++){                     $linha = $stmt->fetch(PDO::FETCH_ASSOC);                 ?>                 <tr>                     <td><?php echo $linha['nome'];?></td>                     <td><?php echo $linha['telefone'];?></td>                     <td><?php echo $linha['pacote'];?></td>                     <td><?php echo $linha['vencimento'];?></td>                     <td>                                            <!-- BOTÃO EDITAR -->                         <a href="form-update.php?id=<?php echo $linha['iddados'];?>">                             <button type="button">                                 <span></span> Editar                             </button>                         </a>                         <!-- BOTÃO EXCLUIR -->                         <a href="delete.php?id=<?php echo $linha['iddados'];?>">                              <button type="button">                                  Excluir                             </button>                         </a>                     </td>                 </tr>                  </table>         <?php                     }         }     
    • Por Pavolin
      Bom dia,
      estou com dificuldade em um problema que tenho que resolver:

Crie uma classe Televisao e uma classe ControleRemoto que pode controlar o volume e trocar os canais da televisão. O controle de volume permite:
      ·         aumentar ou diminuir a potência do volume de som em uma unidade de cada vez;
      ·         aumentar e diminuir o número do canal em uma unidade
      ·         trocar para um canal indicado;
      ·         consultar o valor do volume de som e o canal selecionado.

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.