Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AnthraxisBR

Dúvida sobre MVC -> View

Recommended Posts

Bom dia,

A dúvida é a seguinte:

Estou desenvolvendo um projeto em PHP + MySQL + HTML + CSS + jQuery utilizando MVC, minha dúvida está relacionada a onde o jQuery se encaixa, hoje estou tratando assim:

jQuery:

jquery.system.api.js -> Efetua os eventos e ações envio.

jquery.system.funcs.js -> Armazena funções que podem ser chamadas mais de uma vez, exemplo: uma função que inclui mascaras nos campos.

jquery.system.visual.js -> Acima dos mesmo eventos da system.api, mas apenas nas mudanças visuais que os eventos devem causar.

Estrutura de pastas de uma parte:

index.php

callFunctions.php

/view/geral/geral_list_users.php -> A minha dúvida está aqui!!!!

/view/class.geralView.php

/controller/class.geralController.php

/model/class.geralModel.php

/js/arquivos.js

A dúvida é:

Eu chamo o controller através do callFunctions, na classe Controller eu digo o que o model deve fazer -> Buscar os usuário no BD, e passo a array com o resultado para a classe do View, DUVIDA:

Dentro do view eu apenas pego o valor da array, incluo o arquivo geral_list_users.php e faço a listagem dentro desse arquivo, ou seja, uso a classe do View apenas pra incluir o arquivo, está correto isso? seria errado remover essa classe e incluir direto a lista pelo Controller ?

E por fim, onde o jQuery fica no MVC ? minha divisão está correta?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um projeto Web MVC é diferente dos projetos que existiam na época em que o MVC foi concebido.

Na prática, o MVC da Web deve ser divido em dois MVCs:

• MVC do Back-End;
  • MVC do Front-End.

O MVC do back-end é puramente PHP e baseado em requisições. Nenhuma outra linguagem irá realizar nada no back-end, apenas PHP. Ou seja:

• Controller: receberá a requisição HTTP e realizará as tarefas a ele pertinentes;
  • Model: será consultado pelo controller, caso necessário, e tratará todas as informações lógicas e de negócio. Poderá consultar um storage se necessário.
  • View: irá gerar todo e qualquer output gerado pelo PHP. Precisa realizar um echo/print? Irá exibir em browser (HTML) ou em linha de comando (texto puro)? É na View.

Uma vez que a View do back-end gerou o HTML, inicia a etapa do MVC do front-end. Esse, por outro lado, é baseado em evento e dividido em algumas linguagens (HTML + CSS + JavaScript). Sendo que a única linguagem de programação é o JavaScript.

Nessa caso, o cenário é um pouco mais complexo que no back-end. Para tanto, é melhor iniciar pela View:

• View: é tudo que o usuário pode visualizar. É o composto entre HTML + CSS (que pode ser modificado por JavaScript). Diferentemente do PHP, que espera uma requisição, este espera um evento (seja clicar em botão, passar o mouse sobre algum elemento, apertar uma tecla, etc...). Quando um evento é disparado, ele pode possuir um dos quatro tratamentos abaixo (não limitado a somente um):
    • Ser capturado pelo HTML: Clicar em um link, submeter um formulário, digitar em text box. São todos os eventos "nativos" ou "padrões" do HTML.
    • Ser capturado pelo JavaScript: Quando é adicionado um event listener, o JavaScript interceptará o evento e poderá personalizar a ação que deverá ser tomada (veremos mais na parte de controllers).
    • Ser capturado pelo CSS: São os eventos que o CSS toma controle (:hove, :active, :visited, etc..). São bem limitados, e o controle fornecido é puramente visual;
    • Não acontecer nada: é, de longe, o evento mais disparado. Clickou em um área em branco, movimentou  o mouse pelo site, rolou um scroll. Acredite, tudo isso é um evento que não possui um listener.
  • Controller: puramente JavaScript. São os listeners adicionados através do JavaScript. Assim como o PHP está esperando uma requisição, o JavaScript espera um evento. Uma vez caputrado, pode-se atribuir novas operações (gerar uma requisição, modificar o HTML/CSS, consultar regras de negócio) ou evitar que uma ação seja realizada (impedir o click em um link ou envio de um formulário).
  • Model: puramente JavaScript. Igual ao PHP, é aonde estarão as regras de negócio. Pode-se utilizar para executar validações de negócio, requisições assíncronas (AJAX), consultar algum storage local (localStorage, cookies, etc..). Da mesma forma que o PHP realizaria, com a diferença de ser no front-end.
Em 07/04/2017 at 10:34, AnthraxisBR disse:

E por fim, onde o jQuery fica no MVC?

jQuery é uma biblioteca, escrita em JavaScript, que pode ser utilizada pelo MVC do Front-End (Controller e Model) e faz parte da View do Back-End.

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Gabriel Heming disse:

jQuery é uma biblioteca, escrita em JavaScript, que pode ser utilizada pelo MVC do Front-End (Controller e Model) e faz parte da View do Back-End.

Obrigado pela resposta, muito bom esse texto.

Mas estou com uma outra dúvida que na verdade acho que já foi respondida nesse texto, porém mesmo assim prefiro confirmar:

É errado usar o Controller pra incluir realizar alguma coisa -> EX: receber uma array e incluir um arquivo que use essa array ?

Porém esse arquivo incluído não é classe, apenas um pagina com while($line = mysqli_fetch_array($rs) { // coisas listadas}.

Ou pra ficar no modo correto, eu realmente tenho que usar um função da classe view relacionada pra fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

A reposta mais depende de qual é a finalidade de manipular esse array. Talvez o texto do link abaixo pode lhe esclarer:

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Gabriel Heming disse:

A reposta mais depende de qual é a finalidade de manipular esse array. Talvez o texto do link abaixo pode lhe esclarer:

Deu pra entender sim, o que eu estava me confundindo era que o view tem que necessariamente não tratar nada e receber tudo pronto.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

É um erro bastante difundido, pois, alguns dos templates builder disponíveis, trabalham dessa forma. Ou seja, exigem que os dados venham tratados e sejam apenas scalares.

Compartilhar este post

Link para o post

Movido: Ambientes de Desenvolvimento -> Arquitetura e Métodos Ágeis.

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas para deixar um ponto claro, algo que as pessoas confundem:

- MVC não é tecnologia propriamente dita é a maneira de como cria/organiza

- MVC não depende de frameworks e nem orientação a objetos

- MVC veio antes da Web (junte isto ao item 1)

Na documentação da Apple existe alguns "guias" de como usar MVC, ou seja é algo que é voltado para aplicações Desktop e Mobile (claro que existe muito mais coisas que o SDK deles permitem, como extensões do Safari):

Conceptual/DevPedia-CocoaCore/MVC

Conceptual/DevPedia-CocoaCore/ModelObject

Conceptual/DevPedia-CocoaCore/ControllerObject

Sei que parece que fugi do assunto "aonde jQuery se encaixa nisto", mas na verdade estou querendo dizer que o MVC é apenas uma maneira de organizar e pode ser totalmente opcional, sendo muitas vezes (muitas mesmo) usada sem necessidade, ainda mais em páginas web simples, aonde o método de organização poderia ser algo mais simplório e objetivo.

Então para exemplificar o jQuery não fica em uma camada do MVC, ele simplesmente é uma lib como o Gabriel citou, o que você organiza será o "MVC".

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Humildemente peço desculpa por postar uma dúvida que tenho.

Preciso salvar no MySql, os seguinte Registro:

1 - Principal
      ====> minha dúvida começa aqui
      ==========> como faço para o Sistema Contar Automaticamente o que estiver despois do 1.____?
      1.01 - Matriz
      1.01.0001 - Estoque
      1.01.0002 - Oficina
      etc

2 - Secundário
      2.01 - Loja_1
      2.01.0001 - Caixa
      2.01.0002 - Recepção
      etc

Resumindo seria como se fosse um Cadastro de PLANO de CONTAS CONTÁBEIL.

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos.

Preciso fazer um Relatório onde o usuário pode Gerar uma Lista com prazo para vencimento de: 15 / 20/ 30 dias da data atual.

Tem como montar uma SQL para o sistema fazer uma busca no MySql por período ou dias próximo ao vencimento ?

Tentei fazer assim, mas o SQL me traz tudo:
      $query = "SELECT faturamento.*, DATE_ADD(faturamento.dataVencimento, INTERVAL 30 DAY), fornecedor.* FROM faturamento INNER JOIN fornecedor ON fornecedor.idfornecedor = faturamento.id_fornecedor WHERE faturamento.statusFatur = 1 ORDER BY faturamento.idFaturamento $ordenar ";  
      Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos, tenho uma dúvida.

Gostaria de uma rotina onde o Sistema possa acusar para o usuário antes dos 30 dias, grifar na Tabela o aviso de vencimento próximo, por exemplo:

Data Atual: 15/11/2024
                                           Vencimento
      Fornecedor.....................Data.....................Valor
      Fornecedor_1...........01/12/2024..........R$ 120,00 <== grifar a linha de Laranja
      Fornecedor_1...........01/01/2025..........R$ 130,00
      Fornecedor_2...........15/12/2024..........R$ 200,00 <== grifar a linha de Amarelo
      Fornecedor_2...........15/01/2025..........R$ 230,00
      Fornecedor_3...........20/12/2024..........R$ 150,00

Alguém tem alguma dica ou leitura sobre este assunto ?

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a ajuda dos amigos, mas preciso entender uma processo que não estou conseguindo sucesso.

Como mencionado no Título estou escrevendo um Sistema Web para Gerenciamento de Empresa.

Minha dúvida, que preciso muito entender:
      - preciso agora escrever a Rotina para Emissão de NFe e essa parte não estou conseguindo.

tenho assistido alguns vídeos e leituras, mas não estou conseguindo sucesso, já fiz toda as importações das LIB da NFePhp conforme orientação.

Preciso de ajuda.

Algum dos amigos tem conhecimento de algum passo-a-passo explicando a criação dessa rotina ?

tenho visto alguns vídeos com LARAVEL, mas quando tento utilizar e converter para PHP+Codeiginter, dá uma fila de erros que não entendo, mesmo informando as lib necessárias.

Alguns do amigo tem algum vídeo, leitura explicando essa parte ?

Grato,

Cesar.
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer ao auxílio dos amigos, mas preciso entender e resolver um problema.

Tenho uma Rotina que o usuário seleciona os produtos que deseja para requerer ao setor responsável.

O usuário escolhe um produto qualquer e Clicla em um button para incluir a lista.

O problema que estou enfrentando é que após escolher o produto e teclar ENTER o Sistema já salva no BD.

Gostaria de criar uma Tecla de Atalho, para quando incluir/escolher o produto na lista, o usuário tecla como exemplo:
      ALT+A  para agregar a lista
      ALT+S para salvar a lista de itens desejados.

Assim, quando teclar enter, o sistema não dispara o GRAVAR na Base de Dados.

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.