Ir para conteúdo
Migscigs

Aprender C com livro antigo? (Guia do Usuário Herbert Schildt by McGraw-Hill, Inc 1989)

Recommended Posts

Olá pessoal,

Estou cursando Engenharia Nuclear na UFRJ e tenho um projeto em mente. Tenho 19 anos, não tenho pressa para aprender a linguagem. Para a realização do projeto eu precisaria conhecer uma linguagem de programação e, considerei que o C seria interessante, já que é uma linguagem "completa", que atua tanto em alto quanto em baixo nível (Perdoem caso eu esteja falando besteira). Fui na biblioteca e procurei algum livro de C.. encontrei de Pascal, Basic, Assembly ..... Etc etc e quando estava quase perdendo as esperanças encontrei um de C. O livro é antigo, comecei a ler e estou gostando, é meio que um guia completo e explica bem. Com uma rápida pesquisa na internet, ví que o C já teve várias atualizações desde então, logo, não sei se vale a pena continuar lendo o livro.. o que acham? É uma total perda de tempo? Se sim, me indicam um livro ( que não seja caro, pois estou desempregado kk)? Vou deixar em anexo algumas fotos do livro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente esses livros de guia costumam ensinar do básico ao avançado. Depende muito de até onde voce quer ir. Para aprender o básico mesmo, porque não pega uns pdf na internet? Porque como as coisas vão atualizando, pode existir informações que são pertinentes nos livros de hoje e que não contenham nesse livro ai. Mas se é o que tem mesmo, não vejo problema em ler, dai se achasse algo esquisito era só postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até pegaria um PDF, mas meu celular não é grande e eu tô sempre em ônibus. A idéia era ter um livro mesmo, que daí eu uso esse tempo que fico dentro do ônibus (papo de umas 3 horas, 3 de ida e 3 de volta.. as vezes mais .. as vezes um pouco menos)  pra aprender alguma coisa. Quanto ao "depende muito de até onde você quer ir", pretendo ser bom! Bom o suficiente para desenvolver meu(s) projetos.. que acredito que têm um certo grau de complexidade. Tem uma coisa também, essas atualizações tiram coisas da linguagem ou só adicionam? Existe a possibilidade de alguma coisa que tinha na linguagem em 1989 não funcione/não tenha mais hoje?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo. Mas mesmo assim pode estudar mano, as atualizações no máximo adicionam umas coisas ou outras. Por exemplo, o livro the C programming language 2 edition, de  Kernighan & Ritchie, é antigasso, coisa de 1986 (algo assim, não lembro bem a data), e é um dos melhores livros de C. Voce pode estudar e voce mesmo ir se atualizando por outras fontes e materiais.

Compartilhar este post

Link para o post

Começar seus estudos pelo livro acima vai te poupar de muitos erros, e principalmente poupar MUITO tempo. Eu estou programando a 6 meses, peguei vários livros já até encontrar esse - de tanto que elogiaram ele para mim - e não o largo mais. Comece por ele, e depois pegue o livro do Luis Damas ou do Deitel, ou outros se preferir, mas comece por esse. Além do livro o autor tem video-aulas [aqui] e um site com excelentes listas de exercício [aqui]. Você até encontra esse livro em PDF, mas eu recomendo comprar pois a versão impressa tem os exercicios no final dos capitulos.

1 - FAÇA EXERCÍCIOS

2 - FAÇA EXERCÍCIOS

3 - FAÇA EXERCÍCIOS

...

Compartilhar este post

Link para o post

Não recomendo esses livros antigos. Apesar de não ser muito utilizada em comparação com Java,C#,Ruby e outras linguagens ela vem recebendo atualizações.
Se tiver necessidade de material em português, encontrei este livro:
https://www.goodreads.com/book/show/25128837-elementos-de-programa-o-em-c

• +1 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Maicon Cesar
      Olá Pessoal, tenho dificuldades em programar em C pois faz muito tempo que eu não programo nesta linguagem, tenho alguns exercicios para resolver e se alguém pude me ajudar fico agradecido.

1. Um número n é primo caso ele não seja divisível por nenhum outro número que esteja no intervalo [2..n-1]. Ou seja, 5 é um número primo porque ele não é divisível pelos valores 4, 3 e 2. Por outro lado, 8 não é primo pois ele é divisível por 4 e
      2. Crie uma função em C que receba um número n como entrada e retorne 1 caso n seja um número primo e 0 caso contrário. 2. Escrever uma função em C para verificar se um inteiro n quando lido da esquerda para a direita é o mesmo que quando lido da direita para a esquerda.
      3. Escreva uma função em C que recebe um vetor X de 20 elementos inteiros, por parâmetro, e retorna, também por parâmetro, dois vetores A e B e a quantidade de elementos em A e em B. O vetor A deve conter os elementos pares de X e o vetor B, os elementos ímpares. Retornar também.
      4. Escreva uma função em C que receba, por parâmetro, uma matriz A(10,10) e retorna a média aritmética dos elementos abaixo da diagonal principal
      5. Escreva uma função em C que receba, por parâmetro, uma matriz 11x10. A função deve somar individualmente as colunas da matriz e armazenar o resultado na 11a linha da matriz. 6. Escreva uma função em C que receba, por parâmetro, uma matriz A(5,5) e multiplica cada linha pelo elemento da diagonal principal daquela linha.
      7. Escreva uma função que recebe como parâmetros um vetor A de tamanho 50 e um vetor B de tamanho 5. Escrever uma função em C para verificar se o vetor B aparece completo e na mesma ordem em algum ponto do vetor A. Ccaso ocorra retornar a primeira posição do vetor A onde o vetor B aparece.
    • Por henrique-menna
      Boa noite professora, gostaria de tira duas  duvidas em relação a C, a primeira é que tenho que comparar um vetor de char com outro, para que onde tenha uma letra igual ele fique na posição ex Char letra [2] [26]={'a','b,'c'}, o segunda seria uma frase onde se tive essas letras ele ia comparar, só que essas letras iam ser comparadas com relação ao numero iguais que se repete as letras, não sei se a senhora me entendo. A segunda duvida é como salvar isso e mostra a frase, como se fosse uma descriptografia. tem como fazer isso? 
    • Por henrique-menna
      Escrever um programa, em linguagem C, que permita decifrar um determinado texto, escrito em língua portuguesa e que foi cifrado por um método de substituição mono-alfabético.
      Para se construir o programa suponha-se que a sequência seguinte apresenta a ordem decrescente (da esquerda para a direita) da frequência dos caracteres na língua portuguesa:  
      a e o s r d n i t m u l c v p g q b f h j x z k y w   consegue  fazer para descobri a posição de cada letra, só que isso não resolve, queria pegar a Letra exemplo a letra A que é C, e mostrar a C na tela, depois ordenar ela para fazer a frases #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> void cript(char pl[]){ char chave []= "wmatkzinlbhxgpefcjosqrvduy"; char Mensagem[] = "cscmxcszfsocmfzscssjncwcgfspezgcfkjgznvcwbmcjcwesj"; system("cls"); printf("CRIPTOGRAFADO: "); for (int i=0; i<strlen(pl); i++){ if (pl[i] == ' '){ printf(" "); } for (int j=0; j<strlen(chave); j++){ if ((pl[i] == chave[j]) || (pl[i] == Mensagem[j])) { printf("[%d]",j+1); } } } } int main(){ char palavra[25]; printf("Informe a palavra: "); gets(palavra); cript(palavra); fflush(stdin); getchar(); }  
    • Por jooaojb
      Sou um programador iniciante, temos um site que atualmente conta com 2.786 páginas. São basicamente as mesmas páginas, mas que mudam informações especificas, como por exemplo, nome da cidade e/ou telefone, ou link em especifico. Mas, no geral, a página é exatamente igual a outra. 

Levamos certo tempo pra fazer, por conta de eu ser iniciante e, desse modo, ainda não conheço alguns atalhos que a programação pode proporcionar.

Precisamos chegar a um total de 300 mil páginas. Queria saber se existe um modo de automatizar a criação dessas páginas de forma que não criasse página por página, mas lotes de páginas já com links e mudanças especificas de uma vez.

É possível isso? 

Vejo sites com milhares de páginas e fico me perguntando se criaram uma por uma até chegar lá ou foram criadas de forma automatizada bem mais rápido. 

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.