Jump to content
kim.y

Ajuda com aprendizado (indicação de livros,artigos e sites)

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Comecei a trabalhar com asp.net mvc mas estou com certa dificuldade em aprender asp.net MVC 5, entity framework e webservices.

Estou gostando do trabalho e quero continuar por lá, mas já se passaram 3 semanas desde que iniciei e acredito que estou patinando no mesmo local, não consigo resolver certos problemas que parecem ser fáceis talvez por não entender os conceitos direito.

O que vocês indicariam eu estudar e o qual a ordem (se é que existe alguma)?

Ex:

1)Estudar ASP.NET MVC 5;

2)CRUD com ENTITY FRAMEWORK;

3)LINQ;

4)ADO;

4)WEBSERVICES;

5)E etc.

E se alguém tiver alguma indicação de curso pago ou gratuito e puder me enviar por MP ou postar aqui será de grande ajuda também.

Pensei nesse curso da alura:

https://www.alura.com.br/curso-online-desenvolvimento-web-asp-net-mvc-5

e nesse livro:

https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-aspnet-mvc5

Obrigado.

Qual é o seu "nível" como programador? Quais linguagens você conhece ou está ingressando direto em .NET?

1 hora atrás, Gabriel Heming disse:

Qual é o seu "nível" como programador? Quais linguagens você conhece ou está ingressando direto em .NET?

Me considero iniciante, já trabalhei com .NET C# mas com windows forms.

Conheço um pouco de banco de dados tanto SQL Server quanto Oracle e MySQL.

HTML, CSS e Javascript básico também.

No meu trabalho pelo que eu vi, vou trabalhar mais com Backend e banco de dados.

Não sei bem como definir meu nível de programação, acredito que iniciante quase intermediário, digamos que eu consigo me virar sozinho mas ao mesmo tempo as vezes fico travado e demoro mais que o necessário ou preciso de ajuda pra sair de certo ponto.

Só pra complementar, lá atualmente minha função é dar suporte tanto com bugs como para adicionar e alterar alguma função básica, atualizar e pesquisar algumas coisas no banco de dados.

E os projetos que mais vou trabalhar são um em MVC (maior parte do meu trabalho) e um em WebForms (vou utilizar menos).

O WebForms eu achei mais simples de achar as coisas, o MVC eu achei mais complicado e ainda fico um pouco perdido.

Eles falam muito de WebService e XML também mas pra não dar um passo maior que a perna acredito que preciso começar por algo mais raso.

E as tabelas dos bancos nem sempre são indicadas no código e isso me dificulta um pouco na hora de fazer algumas verificações.

Não sei se estou sendo claro, mas é basicamente isso, não quero nada de mão beijada mas seria bom ter um norte pra facilitar o aprendizado, eu já estou assistindo alguns vídeos no youtube  e lendo alguns artigos mas ainda não foquei em nenhum assunto específico.

Em 26/03/2018 at 05:50, quintelab disse:

Depende muito como gosta de estudar. Eu não leio livros sobre programação, particularmente não gosto, prefiro video aulas. Se tiver um nivel de ingles bom recomendo o pluralsight.com

Eu dei uma olhada rápida nesse site e achei bacana, você sabe se o pagamento precisa ser através daquele cartão internacional?

Cartão de crédito internacional ou paypal.

• Obrigado! 1

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By fernandoxwiggy
      Bom dia,
      Alguém já teve que desenvolver o CIOT da empresa E-frete em C#?

Estou buscando exemplos de como fazer usando o web service deles (http://dev.efrete.com.br/Services/LogonService.asmx).
      Eu acredito que preciso chamar o "login" (depois o logout) dentro desse web service, mas ele é uma interface e não estou achando um exemplo de chamar um procedimento em um web service que seja um interface.

Agradeço desde já se alguém puder ajudar.
    • By vmmh
      Alguma alma caridosa que me possa ajudar ?
      há dias que ando com este problema e não consigo resolver. Ficaria eternamente grato se alguém pudesse ajudar

o codigo abaixo em localhost funciona na perfeição , mas em produção , no lado do servidor , nada... HTTP error 500.
      o pedido que estou a fazer está noutro dominio com porta 81 e no meu dominio uso certificado de segurança. Será por aí?
      de qualquer forma o wsdl está   aqui:

$client = new SoapClient('https://dekrainspecoes.pt/acp/PROD_CustomUI_ACP_Member_Validation_WS.WSDL');
      $result = $client->QueryByNumCartao(array('N_Cartao' => "705684011673122085"));
      if (!empty($result->QueryByNumCartao_Output->Cartao_Ativo)) {

echo 'The userId : '.$result->QueryByNumCartao_Output ->Pessoa_ID;
      }

$JSON = json_encode($result);
    • By rdavisp
      Senhores, boa tarde.

Pesquisei muito antes de abrir esse post, inclusive aqui, neste fórum. Encontrei dúvidas parecidas as quais tentei adaptar ao meu caso porem sem sucesso.

A questão é a seguinte:

Foi desenvolvida uma API em ASP.NET Core 2.0, mas por algumas solicitações do cliente, necessitei migrar para a versão 3.1. Existe uma SPA em Angular 7 que faz a requisição à API através de um método POST passando os parâmetros para a API que retornava um conjunto de dados para aplicação montar a tela. Após a atualização parou de funcionar! Por isso, gostaria de pedir a ajuda de vocês, por que, eu já esgotei as minhas tentativas.

**No Controller da API está da seguinte maneira:**

1 2 3 4 5 6 7 8 [HttpPost] [Route("api/[controller]")] public IGResult Post(Filtro filtro) {     Console.WriteLine("filtro: " + filtro);     var app = new IgApplication();     return app.getInstrucoes(filtro); }
      **E no angular se encontra dessa forma:**

1 return this._http.post<IgResult>(environment.url + 'api/IG',  this.Filtro, options)

Ao debugar a API, percebo que os dados do parâmetro **body** chegam nulos. Já tentei das seguintes maneiras abaixo, mudar a implementação do POST na API porém sem sucesso:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > //public async Task<IActionResult> Post([FromBody] Filtro pessoa) >         //public HttpResponseMessage Post(Filtro pessoa) >         //public async Task<ActionResult<IList<Todo>>> Create([FromBody]TodoCreateViewModel model) >         //public Task<IActionResult> Post([FromBody] Filtro filtro) >         //public ActionResult<Filtro> Post([FromBody] Filtro filtro) >         //public HttpResponseMessage Post(Filtro filtro) >         //public string Post([FromBody] Filtro filtro) >         //public IActionResult Post([FromBody] Filtro filtro) >         //{ >         //var app = new IgApplication(); >         //return app.getInstrucoes(filtro); >         //return null;// Json(filtro); >         //} >         //public async System.Threading.Tasks.Task<string> Post(HttpRequestMessage request) >         //{ >         //    string body = await request.Content.ReadAsStringAsync(); >         //    return body; >         //}

Por isso se possível, gostaria muito de contar com a colaboração de vocês.

Desde já muito obrigado!
    • By rdavisp
      Senhores, bom dia.
      Mais uma vez recorro a ajuda de vocês para algo que não domino ainda. Vamos lá!
      Tenho uma API que quando startada, ela sobe no seguinte endereço: http://localhost:49013/api/values. Percebi que isto é parametrizado no arquivo launchSettings.json, que está assim:

{   "iisSettings": {     "windowsAuthentication": false,     "anonymousAuthentication": true,     "iisExpress": {       "applicationUrl": "http://localhost:49013/",       "sslPort": 0     }   },   "profiles":    {     "IIS Express": {       "commandName": "IISExpress",       "launchBrowser": true,       "launchUrl": "api/values",       "environmentVariables": {         "ASPNETCORE_ENVIRONMENT": "Development"       }     },     "Cliente.IG.WebAPI": {       "commandName": "Project",       "launchBrowser": true,       "launchUrl": "api/values",       "environmentVariables": {         "ASPNETCORE_ENVIRONMENT": "Development"       },       "applicationUrl": "http://localhost:49012/"     }   } }  
      No meu controller da API, tenho seguinte método dentro do namespace:

[Produces("application/json")]     [Route("api/IG")]     [ApiController]     public class IGController : Controller     {         [HttpPost]         public IGResult Post([FromBody] Filtro filtro)         {             var app = new IgApplication();             return app.getInstrucoes(filtro);         }     }  
      O "IgApplication" cria uma instância da classe onde é gerado uma lista que é populada com os valores atribuídos do DAO.

Quando inicializo a aplicação "A" em angular através do localhost (http://localhost:4200/). Dentro do meu arquivo environment.prod.ts tenho a chamada:

export const environment = {   production: true,   url: 'http://localhost:49013/' };  
      Ela passa por esse controller e segue o fluxo e faz o que tem que ser feito. 
      Porém, eis a questão! Eu possuo a aplicação "B", que acessa a mesma API porém possui funcionalidades diferente, por isso, dentro do mesmo controller eu criei uma nova classe e um método:

[Produces("application/json")]     [Route("api/Item")]     public class APIIgItemController : Controller     {         [HttpGet]         public ItensResult Post([FromBody] Itens ValorItem)         {             var app = new CRUDApplication();             return app.GetItens();         }     }  
      Como faço para quando for startar a aplicação "B", ele passe por esse método "ItensResult" ao invés "IGResult", sendo que ambas são executadas pelo localhost:4200? Ou isso eu defino na aplicação angular? Vi que é possível configurar mais de uma "applicationUrl" dentro do json. Devo considerar essa configuração?

Grato a quem puder ajudar!

• By frlopes
      Boa tarde, pessoal... 

Tenho o código abaixo e gostaria de saber como faço para alinhar o botão e o título "Login do Sistema" da mesma forma que estão alinhados os inputs...
      Tentei colocar style="align-items:center" em tudo, rsrsrs e não alinhou.
      Se alguém puder me ajudar, agradeço.

<div class="container"> <div class="form-login"> <div class="panel panel-default"> <div class="panel-heading"> <div class="panel-title">Login do Sistema</div> </div> <div style="padding-top:30px" class="panel-body"> <div style="display:none" id="result" class="alert alert-danger col-sm-12"></div> <div style="margin-bottom: 25px" class="input-group"> <span class="input-group-addon"> <i class="glyphicon glyphicon-user"></i> </span> @Html.EditorFor(model => model.EMAIL, new { htmlAttributes = new { @class = "form-control input-lg", placeholder = "E-mail", autofocus = true } }) @Html.ValidationMessageFor(model => model.EMAIL, "", new { @class = "text-danger" }) </div> <div style="margin-bottom: 25px" class="input-group"> <span class="input-group-addon"> <i class="glyphicon glyphicon-lock"></i> </span> @Html.EditorFor(model => model.SENHA, new { htmlAttributes = new { @class = "form-control input-lg", placeholder = "Senha" } }) @Html.ValidationMessageFor(model => model.SENHA, "", new { @class = "text-danger" }) </div> <div style="margin-top:10px; align-items:center" class="form-group"> <div class="col-sm-12 controls" style="align-items:center"> <input type="submit" value="Acessar" style="align-items:center" class="btn primary btn-lg" /> </div> </div> </div> </div> </div> </div>  
      Resultado abaixo:

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.