Jump to content
Sandson Costa

Como imprimir o saldo em ordem crescente e calcular juros

Recommended Posts

Pessoal eu tenho um trabalho na qual eu devo reproduzir a seguinte tabela: inserir a descrição da imagem aquiEu não tenho muito conhecimento em python e estou dando o meu melhor para tentar reproduzir ela. Mas estou conseguindo retornar somente desta maneira. inserir a descrição da imagem aquiMinhas dúvidas são as seguintes:

1. O mês eu não sei como colocar na ordem crescente e nem retirar o 0 no final.
  2. Do saldo inicial ao saldo final eu consigo imprimir, o problema é que ele imprime até 0.
  3. Não sei a lógica da prestação.
  4. Não sei a lógica dos Juros (quadro verde).
  5. Não sei a lógica dos juros mensais (quadro vermelho).
  6. Não sei como imprimir o saldo final (que nesse caso é o inverso do saldo inicial).

Segue abaixo o meu código:

# enconding: utf-8
########################################
# VERSÃO UTILIZADA: Python 3.6.5       #
# DISCIPLINA: Introdução à Programação #
########################################

#########################################
# Informações de entrada dada pelo user #
#########################################

import os

valor_financiamento = float ( input ("1. Informe o valor a ser financiado: "))
os.system("cls")
prazo = int ( input ("2. Informe o prazo de quitação do financiamento (em meses): "))
os.system("cls")
taxa_juros_anual = float (input ("3. Informe a taxa de juros anual (em %): "))
os.system("cls")

# Início da programação e cálculo
# USO DO SISTEMA SAC       

# O cálculo da amortização é realizado pelo valor do financiamento divido pela quantidade de meses
amortizacao = valor_financiamento / prazo

saldo_devedor = valor_financiamento - amortizacao

taxa_mensal = taxa_juros_anual / prazo

juros_mes = (taxa_juros_anual - 1 + 1 ) * amortizacao * taxa_mensal

prestacao = amortizacao + juros_mes
#valor_financiamento = str (valor_financiamento).replace('.',',')

#print ("AMORTIZAÇÃO: R$ %.2f" % amortizacao)
#print ("VALOR DO FINANCIAMENTO: R$ %.2f\n\n" % valor_financiamento)
print ("\t FINANCIAMENTO = R$ %.2f \t MESES: %i meses \t TAXA: %i%% ano (%.f%)" % (valor_financiamento, prazo, taxa_juros_anual, juros_mes))
print ("\t","-"*80,"\n")
print ("\t MÊS\tSALDO INICIAL\tPRESTAÇÃO\tAMORTIZAÇÃO\tJUROS\tSALDO FINAL")
print ("\t ---\t-------------\t---------\t-----------\t-----\t-----------")

print ("\t%4.i \t %12.2f \t\t\t %10.2f" % (prazo, valor_financiamento, amortizacao))
for p in range(prazo):
    while (valor_financiamento > 1):
        valor_financiamento = valor_financiamento - amortizacao # Saldo devedor
        prazo = prazo - 1 # Referência do mês
        saldo_devedor = valor_financiamento - amortizacao
        saldo_final = saldo_devedor - amortizacao
        print ("\t%4.i \t %12.2f \t\t\t %10.2f" % (prazo, valor_financiamento, amortizacao)) #% valor_financiamento)
        #print (prazo)

Essa questão é uma questão de financiamento imobiliário segundo o sistema SAC:

Questão

Construa um programa que gere uma tabela com os valores das prestações mensais de um financiamento, discriminando os valores referentes à amortização e aos juros a serem pagos até a amortização total do financiamento. Este programa deve apresentar um menu de opções e pedir as seguintes informações ao usuário: Valor financiado, Prazo (em meses) para quitação do financiamento, Taxa de juros anual (em percentual) e o Sistemática de pagamento mensal das prestações (Sistema de Amortização Constante – SAC ou Sistema PRICE - ver nota explicativas em anexo). Funcionalidades adicionais serão bem vindas!

O valor de um financiamento deve ser restituído (amortizado) ao financiador em certo período de tempo, acrescido dos juros. Amortizar significa reduzir o valor da dívida, ou seja, pagar uma parte da dívida periodicamente para que ela reduza de tamanho até a sua eliminação. Como a dívida implica em cobrança de juros, para amortiza-la é necessário que a prestação seja maior que os juros cobrados em cada período, ou seja, AMORTIZAÇÃO = PAGAMENTO – JUROS (o valor amortizado é o que sobra depois de descontados os juros). Os juros só incidem sobre o saldo devedor, onde SALDO DEVEDOR = DÍVIDA INICIAL – VALOR AMORTIZADO. As formas de amortizar financiamentos são denominados de “Sistemas de Amortização”.

Sistema de Amortização Constante (SAC): Neste sistema, o saldo devedor é reembolsado periodicamente em valores de amortização iguais. Desta forma, o valor das prestações é decrescente, já que os juros diminuem a cada prestação. O valor da amortização é calculado dividindo-se o valor do principal (valor do financiamento) pelo número de períodos de pagamento, ou seja, de parcelas. Assim,

 Valor da amortização: AMORTIZAÇÃO = PRINCIPAL / N

 Valor dos juros no mês T: JUROST = (N - T + 1) * AMORTIZAÇÃO * TAXA

 Valor da parcela em T: PRESTAÇÃOT = AMORTIZAÇÃO + JUROST

onde: PRINCIPAL é o valor do financiamento, N é o número de meses do financiamento, T denota o mês em questão e TAXA é a taxa de juros mensal (que deve ser obtida a partir da taxa anual).

Se alguém puder me ajudar pelo menos com a lógica. Já é um grande começo.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By edmin
      Olá pessoal, preciso de uma ajuda como seguinte, desde já, agradeço por qualquer ajuda...
      Pergunta: 
      Dado um arquivo 'ips.txt' com uma lista de endereços, o programa deve dar um ping para cada ip/domínio cadastrado. A linha contendo os resultados (mínimo, máximo, média)deve ser salva em arquivo 'log_data_hora.txt'.
      ips.txt
      www.claro.com.br;Servidor Claro
      www.colombo.com.br;Servidor Colombo
      www.renner.com.br;Servidor Renner
      www.gmail.com.br;Servidor Email Google

tenho o seguinte código:

import os from datetime import datetime def titulo(texto): print() print(texto) print('\033[7;97;40m-\033[m'*40) ###################################### def listar(): print('\033[7;97;40mListagem de IPs\033[m') print('\033[7;97;40m=\033[m'*72) arq = open('ips.txt', 'r') num = 0 linha = arq.readline() print('\033[7;97;40mNº .: IP/Dominio ...............: Cliente/Serviço ..................: \033[m') while linha != '': num = num + 1 partes = linha.split(';') print(f'\033[7;97;40m {num:3} {partes[0]:30s} {partes[1][:-1]}\033[m') linha = arq.readline() arq.close() print('\033[7;97;40m-\033[m'*72) ''' funcao que recebe um ip como parametro o tempo medio de resposta de um ping para este ip ou -1, caso erro ''' def ver_media(ip): dados = os.popen('ping '+ ip) # executa um comando no sistema operacional media = '' #find: retorna a posicao da string #(se nao encontrar retorna 0) for linha in dados: if linha.find('M‚dia') >= 0: posicao = linha.rfind('=') mediams = linha[posicao+1:] ms = mediams.rfind('ms') media = mediams[0:ms] if media == '': return -1 else: return int(media) def testar(): titulo('\033[7;97;40mTestando IPs Cadastrados\003[m') print('\033[7;97;40mIP/Domínio............ Tempo(ms)\033[m') print('\033[7;97;40m-\033[m'*40) arqLog = open('logs.txt', 'a') #salva em arquivo cada teste arq = open('ips.txt', 'r') linha = arq.readline() while linha != '': partes = linha.split(';') tempo = ver_media(partes[0]) funcao = ver_media(partes[1]) agora = datetime.now() dia = agora.strftime('%d/%m/%Y') hora = agora.strftime('%H:%M:%S') print(f'\033[7;97;40m{partes[0]:25s} {tempo}\033[m') arqLog.write(partes[0]+';'+str(tempo)+';'+dia+';'+hora+'\n') linha = arq.readline() arq.close() arqLog.close() #################################################### def logs(): titulo('\033[7;97;40m Listagem de Logs \033[m') arq = open('logs.txt', 'r') print('\033[7;97;40mNº..: IP / Dominio............: Média (ms): Dia do accesso..: Hora..:\033[m') num = 0 linha = arq.readline() while linha != '': num = num + 1 partes = linha.split(';') ip = str(partes[0]) tempo = str(partes[1]) dia = str(partes[2]) hora = str(partes[3]) print(f'\033[7;97;40m{num:3d} {ip:30s} {tempo:3s} {dia:17s} {hora} \033[m', end='') linha = arq.readline() arq.close() print('-'*43) print('\033[7;97;40m -> Se o tempo em ms, for igual a\033[m \033[1;31m-1\033[m,\033[7;97;40m\n' ' o host não está respondendo\033[m') return ######################### programa principal while True: print('\033[7;97;40m=\033[m' * 43) print('''\033[3;30;44m#### Selecione uma Opção: ####\033[m \033[7;97;40m 1. Listar Ips 2. Testar 3. Log de testes 4. Finalizar \033[m\n ''') print('\033[7;97;40m=\033[m' * 43) opcao = int(input('\033[3;30;44mDigite sua opção:\033[m ')) if opcao == 1: listar() elif opcao == 2: testar() elif opcao == 3: logs() elif opcao == 4: calcula() elif opcao == 5: print('\033[1;30mPrograma Finalizado pelo Usuário!!!\n' '==//==//==//==//==//==//==//==//==//\033[m') exit() else: print('\033[1;31mOps...\n' ' Opção Inválida!!!\033[m') break  
    • By Motta
      Microsoft libera curso grátis para aprender a programar em Python
    • By Pitag346
      Olá galera, tudo bom ?

Estou com uma dúvida... Tenho uma função javascript em que faz algumas requisições de uma API... porem eu tenho q chamar essa api a cada 4 minutos! (caso o usuário tenha ativado). 
      Tudo bem...
      essa função está em um arquivo chamado: Ativador.js 
      E está configurada na index.php do meu site... (ao usuário apertar o botão ATIVAR, ele faz a requisição e com o SetInterval chama ela novamente a cada 4 minutos). Mas ai que vem minha dúvida...
      Ao usuário mudar de pagina, a função para e o usuário teria que apertar ATIVAR novamente...

Gostaria de saber como fazer com que se o botão ativar for acionado e a função estivesse chamada (fazendo as requisições a cada 4 minutos) e o usuário mudasse de pagina isso continuaria... (Fazendo as requisições a cada 4 minutos) estilo o mini player do youtube.... POREM SE O USUÁRIO SAIR DO SITE E VOLTAR NOVAMENTE A FUNÇÃO ESTARIA DESATIVADA (O usuário teria que acionar o botão ativar novamente.,)

Obrigado. Ficou meio confuso se não tiverem entendido posso explicar melhor! Só queria um norte pois não sei como iniciar, tentei fazer algo com o LocalStorage ... declarando que a função está ativada e etc... mas tive problemas! 
    • By alcides.cursino
      Olá tenho a seguinte função que gera um código numérico aleatório de 5 dígios:

function genTicketString() { $length = 5; $characters = "0123456789"; for ($p = 0; $p < $length; $p++) { $string .= $characters[mt_rand(0, strlen($characters)-1)]; } return $string; } add_shortcode('quoteticket', 'genTicketString');  

Gostaria de saber como posso editar essa função para que o primeiro caracter do código numérico seja um número diferente de 0.
    • By Pedro_silva
      Olá eu to querendo saber como eu faço para criar um app view que abre o site dentro dele mas não faço minima ideia como eu vou fazer isso, caso alguém tenha algum link de site que possa ensinar de já eu agradeço 

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.