Jump to content
Sandson Costa

Como imprimir o saldo em ordem crescente e calcular juros

Recommended Posts

Pessoal eu tenho um trabalho na qual eu devo reproduzir a seguinte tabela: inserir a descrição da imagem aquiEu não tenho muito conhecimento em python e estou dando o meu melhor para tentar reproduzir ela. Mas estou conseguindo retornar somente desta maneira. inserir a descrição da imagem aquiMinhas dúvidas são as seguintes:

1. O mês eu não sei como colocar na ordem crescente e nem retirar o 0 no final.
  2. Do saldo inicial ao saldo final eu consigo imprimir, o problema é que ele imprime até 0.
  3. Não sei a lógica da prestação.
  4. Não sei a lógica dos Juros (quadro verde).
  5. Não sei a lógica dos juros mensais (quadro vermelho).
  6. Não sei como imprimir o saldo final (que nesse caso é o inverso do saldo inicial).

Segue abaixo o meu código:

# enconding: utf-8
########################################
# VERSÃO UTILIZADA: Python 3.6.5       #
# DISCIPLINA: Introdução à Programação #
########################################

#########################################
# Informações de entrada dada pelo user #
#########################################

import os

valor_financiamento = float ( input ("1. Informe o valor a ser financiado: "))
os.system("cls")
prazo = int ( input ("2. Informe o prazo de quitação do financiamento (em meses): "))
os.system("cls")
taxa_juros_anual = float (input ("3. Informe a taxa de juros anual (em %): "))
os.system("cls")

# Início da programação e cálculo
# USO DO SISTEMA SAC       

# O cálculo da amortização é realizado pelo valor do financiamento divido pela quantidade de meses
amortizacao = valor_financiamento / prazo

saldo_devedor = valor_financiamento - amortizacao

taxa_mensal = taxa_juros_anual / prazo

juros_mes = (taxa_juros_anual - 1 + 1 ) * amortizacao * taxa_mensal

prestacao = amortizacao + juros_mes
#valor_financiamento = str (valor_financiamento).replace('.',',')