Ir para conteúdo
Cronus

Organizar pesquisa por array

Recommended Posts

Estou com um problema, estou com um sistema de pesquisa por tags, calculo a porcentagem da pesquisa por quantas tags tem o resultado por quantas tags iguais (exemplo: 10 tags do resultado, 5 iguais, ou seja, 50%). Porém preciso ordenar os resultados e não é possível com ORDER BY, com isso me deparei com um sistema para ordenar via array, mas como são vários resultados gerados dentro de um foreach, é criado várias arrays e não uma única para poder ordenar. Se alguém conseguir selecionar ou dar um modo mais fácil fico grato.

*OBS: Estou usando PDO

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mostre-nos o seu código e por que não é possível ordenar via order by?

Compartilhar este post

Link para o post
<?php  
				$palavra_buscada = $_GET['search'];
				$palavra1 = array(', ');
				$palavra2 = array(',');
				$palavra1 = str_replace($palavra1, $palavra2, $palavra_buscada);
				$palavras = explode(",", $palavra_buscada);
				for ($i = 0; $i < count($palavras); $i++) {
				$queryLike[] = "name LIKE '%" . $palavras[$i] . "%' OR tags LIKE '%" . $palavras[$i] . "%' ";
				$where = "" . implode(" OR ", $queryLike) . "";
				$total = "SELECT * FROM videos WHERE " . $where. "";
				$totalizando = $conn->prepare($total);
				$totalizando->execute();

}

$count_pesquisa = $totalizando->rowCount();
				?>
		<div class="listTop"><span>Videos encontrados<span class="videos-f"><?php echo $count_pesquisa; ?></span></span></div>
				<?php

if($count_pesquisa > 0) {
						$result_pesquisa = $totalizando->fetchAll();
						foreach($result_pesquisa as $row_pesquisa) {
							$video_name = $row_pesquisa['name'];
							$tag_name = $row_pesquisa['tags'];
							$tag_explode = explode(",", $tag_name);
							$tag_count = count($tag_explode) - 1;
							$result = array_diff( $tag_explode, $palavras );
							$tag_equal = count($result) - 1;
							$total2 = $tag_count - $tag_equal;
							$percent = round($total2 * 100 / $tag_count, 1);

$percent_a = array(''.$percent.'' );
							print_r($percent_a);
							rsort($percent_a);

foreach ($percent_a as $tchau) {
								echo '   	
								<h1>'.$video_name.'</h1>
								'.$total2.'/'.$tag_cont.'<br>
								Porcentagem'.$tchau.'

';
								}
								echo '<br>'; 

echo '

';
						}

} else {

}

?>

Não da pra por ORDER BY porque que não é uma coluna e a pesquisa ta em cima da porcentagem;
Como da pra ver eu tentei usar um rsort para ordenar a array com as porcentagens, mas não funciona pois ele cria 1 array para cada resultado. Tipo: 

Array ( [0] => 20 ) 
Array ( [0] => 50 ) 
//ao invés de
Array ([0] => 20, [1] => 50) 

Compartilhar este post

Link para o post

A forma mais eficaz é você normalizar o banco de dados.

Pelo o que eu percebi, tags é uma coluna da tabela videos, aonde os resultados são separados por vírgula. Isso está errado. Tags deve ser uma tabela separada. Vide 1FN.

Quando tags for uma tabela separada, você pode calcular o percentual diretamente na query e ordenar por ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, dwi uma olhada basicamente 1FN é criar uma tabela só pra tags e linkar essas tags com os vídeos, mas não vejo como isso ajudaria em colocar os resultados na ordem de porcentagem, ja que o número é palavras iguais não é uma coluna, é uma array que analisa palavras semelhantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, exatamente, separar em uma tabela e realizar a associação. Entretanto, não consegui localizar o que você não pode fazer no SQL. A função array_diff traz apenas as diferenças (utilizando o comparador igual "="), o qual pode ser realizado utilizado expressões como  SELECT IN ou NOT IN. Após isso, o resto são operações matemáticas. Você pode fazer todas essa análise no banco de dados.

Outro ponto, o qual não havia me atentado, os SGBD's possuem uma forma mais eficaz de pesquisa com relevância, aonde ele mesmo realiza o cálculo percentual, denominada Full Text Search (FTS).

O MySQL possui, mas, quando eu fui utilizar (há 4 anos), era muito precário (principalmente pela falta de suporte a views indexadas/materializadas): https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/fulltext-search.html

Eu recomendo o PostgreSQL, fiz um TCC com base nele. Recomendo o artigo abaixo para entender o funcionamento: http://rachbelaid.com/postgres-full-text-search-is-good-enough/

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Loconarrativo
      Bom, no meu form, eu peço para o cliente digitar um valor (esse valor em reais), mas para continuar eu preciso me certificar que a variável que contem o valor, tenha 16 dígitos ao total, então se a pessoa digita uma 1000.00, eu preciso completar com 9 zeros a esquerda (fica assim 0000000001000.00), para eu saber quantos dígitos tem na variável, eu faço
      $i = strlen( $_POST['valor']);   ai eu faço
      $u = 8 - $i ; eu tenho o numero de zeros que preciso colocar a esquerda, mas como eu transformo isso em vários zeros? 
    • Por leandrosv
      Boa tarde pessoal, uma dúvida somente,se conseguirem  me responder ficarei grato!.
      Programo em php há 6 meses. Até o momento foquei em aprender e fazer para  mim.
      Peguei meu primeiro projeto, para um amigo, porém design, css e javascript não é meu forte, falta criatividade e aprender bastante sobre o JS.
      A duvida é a seguinte: Comprei um tema no themeforest.net à escolha dele(amigo), e o tema veio com puglins woocommerce, a minha dúvida é se posso hospedar e utilizar normalmente no site esses plugins sem usar o sistema wordpress. Editei o código js e css do que não me interessa e está funcionando legal. A dúvida mesmo, unica dúvida é se posso e vou conseguir rodar meu site em uma hospedagem normal sem o sistema wordpress.
      Obrigado!
      **moderadores e administradores do fórum, caso seja aqui um tópico errado, perdão, procurei mas não achei nada a respeito do assunto.
    • Por Marcos Bellini
      Olá amigos, alguém já fez integração do Frenet (frenet.com.br) utilizando PHP?

Vi que existe muitos módulos prontos para Magento e etc, porém quero integrar com minha loja, código próprio e estou tendo dificuldades.

Alguém já fez o mesmo?
    • Por M. Alberto
      Estou realizando a migração de meu site que utiliza um banco de dados em mySQL PHP porém estou obtendo erro.

Criei o banco de dados e fiz upload dos arquivos, porém agora neste servidor não roda de maneira alguma. Alguém poderia me ajudar ?
    • Por sheepziiin
      Boa tarde colegas !
      Estou quebrando a cabeça com um job para tratamento de logradouros. Segue o raciocínio:  
      Tenho uma lista com todos os endereços do estado de São Paulo, onde os mesmos são extraídos da seguinte forma:

Exemplo:
      AL-AFONSO SCHMIDT/CDM:ED. SOPHIS SANTANA_COM PRUMADA/BLC:A-555-AP - Apartamento: 61 A AL-ANAPURUS/EDI:BOULEVARD/BLC:A-777-AP - Apartamento: 131 AL-ARAPANES/EDI:CDOE,6-5ºANDAR-309-AP - Apartamento: 42 AL-ARAPANES/EDI:COND.ED.MOEMA DUPLEX LIFE-1142-AP - Apartamento: 102 AL-ARAPANES/EDI:COND.ED.MOEMA DUPLEX LIFE-1142-AP - Apartamento: 42 AL-ARAPANES/EDI:PARC BRUMENADI-982-AP - Apartamento: 191 AL-BARROS/EDI:PERVAL-186-AP - Apartamento: 1601 AL-BARROS/EDI:PERVAL-186-BL - Blocos: B AP - Apartamento: 1302 AL-CAETANO,S/CDM:ED. GIARDINO_CDOE_1_ANDAR_11 A 13-165-AP - Apartamento: 63 AL-CAETANO,S/EDI:ESPLENDOR-1234-AP - Apartamento: 71 AL-CAETANO,S/EDI:MAGENTA I_CDOE_1_ANDAR_7 A 10-2575-AP - Apartamento: 94 AL-CALCUTA-195-AP - Apartamento: 02 AL-CAMPESTRE-728-CS - Casa: 1 AL-CASA BRANCA/CDM:BRISTOL-851-CJ - Conjunto: 11 AN - Andar: 01 AL-CASA BRANCA/CDM:SAINT SIMON-667-AP - Apartamento: 11
      Notem que os casos "não tem um padrão" (até tem por tipo de residencia). Utilizei inúmeras postagens aqui do fórum e consegui solucionar os casos para residencias (padrão TIPO_LOG;LOG;COMPL;NUM), no entanto as formulas e soluções aqui indicadas por vocês "param" na primeira sequencia numérica, entretanto para a maioria dos casos, o texto continua com letras, números e caracteres.

Segue o padrão final que preciso chegar.
      Exemplo: AL-AFONSO SCHMIDT/CDM:ED. SOPHIS SANTANA_COM PRUMADA/BLC:A-555-AP - Apartamento: 61 A
      Resultado Tratado: AFONSO SCHMIDT 555

Desde de já muito obrigado pelos retornos que certamente virão.

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.