Jump to content
diegoamferreira

Coluna Acumulativa Banco de Dados SQL

Recommended Posts

Bom dia,

Por entender um pouco e gostar muito de programação estou ajudando um amigo a programar algumas consultas sql para retornar KPI's de sua empresa no RM da TOTVS.

Estou travado em uma questão que é adicionar uma coluna de soma acumulativa dos valores totais.

hoje ja tenho a consulta funcionando retornando os valores de venda de cada vendedor:

A3_NOME                                           TOTAL
DIEGO AUGUSTO                               158641,36
LUCAS VERGANI                               153615,69
RODRIGO GUEDES                            103330,38
FERNANDA SILVESTRE                    71695,48
ADRIANO PAIVA                                916,5

Para trazer esse resultado minha consulta agrupa todos os pedidos de venda, encontra os vendedores e soma o valor total.

SELECT
 A3_NOME
,SUM(C6_VALOR) TOTAL

FROM SC6010
INNER JOIN SC5010 WITH(NOLOCK) ON C5_FILIAL= C6_FILIAL AND C5_NUM = C6_NUM 
INNER JOIN SE4010 WITH(NOLOCK) ON C5_CONDPAG = E4_CODIGO AND SE4010.D_E_L_E_T_ = ' ' 
INNER JOIN SA1010 WITH(NOLOCK) ON C5_CLIENTE = A1_COD AND C5_LOJACLI = A1_LOJA
INNER JOIN SA3010 WITH(NOLOCK) ON A3_COD = C5_VEND1
INNER JOIN SB1010 WITH(NOLOCK) ON C6_PRODUTO = B1_COD 
LEFT JOIN SBM010 WITH(NOLOCK) ON B1_GRUPO = BM_GRUPO AND SBM010.D_E_L_E_T_ = ' '
LEFT JOIN SF4010 WITH(NOLOCK) ON C6_TES = F4_CODIGO AND SF4010.D_E_L_E_T_ = ' ' AND C6_FILIAL = F4_FILIAL
JOIN AOV010 AOV WITH(NOLOCK) ON AOV.AOV_CODSEG = A1_CODSEG and AOV.D_E_L_E_T_ = ' ' 
WHERE SC6010.D_E_L_E_T_ = ' '
AND SC5010.D_E_L_E_T_ = ' '
AND SA1010.D_E_L_E_T_ = ' '
AND SB1010.D_E_L_E_T_ = ' '
and SA3010.D_E_L_E_T_ = ' '
AND E4_DESCRI NOT IN ('BONIFICACAO', 'TROCA', 'BONIFICAÇÃO', 'OUTROS')
and F4_TEXTO LIKE '%VENDA%'
AND C5_LIBEROK = 'S'
AND MONTH(SC5010.C5_EMISSAO) = MONTH(DATEADD(MONTH,-1,GETDATE()))
AND YEAR(SC5010.C5_EMISSAO) = YEAR(DATEADD(MONTH,-1,GETDATE()))

GROUP BY A3_NOME
ORDER BY SUM(C6_VALOR) DESC

Porém o que preciso seria um resultado assim:

A3_NOME                                           TOTAL                              ACUMULADO
MARCIO AUGUSTO                          158641,36                       158641,36
JOAO PEREIRA                                 153615,69                        312257,05
RODRIGO SANTOS                           103330,38                        415587,43  
FERNANDA CARDOSO                     71695,48                          487282,91
CLEBER  PAIVA                                 916,5                                 488199,41

Não domino muito, o que sei aprendi pesquisando, encontrei formas de fazer isso em outros tópicos, porém nenhum deles tinha outro agrupamento na consulta.

Obrigado.

Use o OVER()

Veja um exemplo para Sql Server aqui

C. Gerando uma média móvel e o total cumulativo

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By rafaelmoreira78
      Boa tarde!
      Estou querendo fazer um select a partir da seleção de um combobox. Nesse combobox o usuário escolhe o tipo de busca que ele quer. Se é por nome, por id, por data etc. E depois, exibe os dados nos campos. Porém, não estou conseguindo e não sei como resolver isso.
      public void consultar(){ String sql ="select * from tbcertificados where ?=?"; try{ pst=conexao.prepareStatement(sql); pst.setString(1,cbConsulta.getSelectedItem().toString()); pst.setString(2,txtBusca.getText()); rs=pst.executeQuery(); if (rs.next()){ lblID.setText(rs.getString(1)); txtNome.setText(rs.getString(2)); comboCursos.setSelectedItem(rs.getString(3)); txtData.setText(rs.getString(4)); txtCH.setText(rs.getString(5)); txtEmpresa.setText(rs.getString(6)); txtObs.setText(rs.getString(7)); }  
    • By asacap1000
      Galera me foi solicitado a criação de um servidor web, para disponibilizar serviços para os clientes. O que vocês recomendam?
      Tenho um servidor da DELL com windows 2016. Todo o desenvolvimento será em PHP, Javascript e companhia Ltda com conexão aos bancos de dados Mysql, SQL e ORACLE.
      Já temos um servidor que será desativado porém está utilizando uma versão muito antiga de PHP 5.4 e como base de instalação foi utilizado o WampServer. 
    • By biza
      Viva pessoal, 
      Estou com um problema na execução de um filtro aos dados vindos da base de dados, sera que alguém me pode ajudar, os dados estão vindo para a pagina através do método $_POST,
      que são seleccionados através do carregamento de uma dropbox chamada 'select-segment', desta forma se o utilizador apertar o botão 'action' ele executa o filtro caso não aperte ele executa a seleção sem filtros, será que alguém me pode ajudar...
      O erro devolvido é o seguinte:
      Fatal error::  Uncaught PDOException: SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: parameter was not defined in /Applications/MAMP/htdocs/cargeWebsite/carList.php:46
      Stack trace:
      #0 /Applications/MAMP/htdocs/cargeWebsite/carList.php(46): PDOStatement->execute()
      #1 /Applications/MAMP/htdocs/cargeWebsite/index.php(155): include('/Applications/M...')
      #2 {main}
        thrown in 
      $query .='SELECT * FROM tbl_vehicle AS v INNER JOIN tbl_brands AS b ON v.brand_id = b.id_brand INNER JOIN tbl_images AS i ON v.id_vehicle = i.vehicle_id INNER JOIN tbl_fuel AS f ON v.fuel_id = f.id_fuel WHERE v.active = :active'; if(isset($_POST['action'])){ if(isset($_POST['select-segment']) && $_POST['select-segment']!=''){ $segment_filter = $_POST['select-segment']; $query.= 'AND segment_id IN ("'.$segment_filter.'")'; } $query .='ORDER BY v.last_inser ASC'; }else{ $query .='ORDER BY v.last_inser ASC'; } if($_POST['lenght'] = -1){ $query_1 = 'LIMIT :inicio, :limite'; } $dbh = createPDO(); $statement = $dbh->prepare($query); $statement->bindValue(':active',$intermedio); $statement->execute(); $number_filter_row = $statement->rowCount(); $statement = $dbh->prepare($query . $query_1); $statement->bindValue(':inicio',(int)$init, PDO::PARAM_INT); $statement->bindValue(':limite',(int)$limite, PDO::PARAM_INT); $statement->execute(); foreach ($result as $row){ }  
    • By Kefatif
      Prezados, boa tarde.

Estou com uma dúvida:

Estou precisando trazer dados do banco para uma tela de edição de cadastro, até aí tudo bem consegui fazer para os input através do código abaixo:

<label style="width:16%;margin-left: 2%;">Data de Início<br> <input type="date" value="<?php echo $row["DATA_DISPENSACAO"] ?>" class="form-control" style="width:100%;"> </label>  
      Mas o meu select já traz o controle de peso do banco, eu gostaria que além dele trazer esses pesos que traga o salvo no cadastro de uma pessoa para visualização e edição.

Segue abaixo o código do select como está:

<label style="width:15%">Peso<b style="color:red">*</b><br> <select name="peso" class="form-control" required style="width:100%" value="<?php echo $row["DATA_TESTE"] ?>"> <option value="">Selecione</option> <?php $sqlpeso = "select distinct PESO from TESTE where ID_ESQUEMA = ".$row["ID_ESQUEMA"]; $resultpeso = mysqli_query($con, $sqlpeso); while ($rowpeso= mysqli_fetch_array($resultpeso)){ ?> <option value="<?php echo utf8_encode($rowpeso["PESO"]);?>" ><?php echo utf8_encode($rowpeso["PESO"]); ?></option> <?php } ?> </select> </label>  
      Meu banco é MYSQL.

Agradeço desde já a todos pela ajuda.

Abraço!
    • By Kellison Ruan
      Acho que não fui tão claro no título, portanto irei esmiuçar melhor aqui...

É o seguinte, quero saber se há algum jeito de pegar as linhas de uma coluna q está em VARCHAR com informações do tipo "4 PONTOS DE ILUMINAÇÃO", dessa informação pretendo retirar somente o número que em questão é o "4" e colocá-lo em outra coluna INTEGER. Há essa possibilidade? Detalhe, as vezes as informações não está seguindo um padrão de vim somente como "4 PONTOS DE ILUMINAÇÃO" às vezes vêm dados com mais informações númericas que precisa distinguir, por exemplo, a mim só interessa pegar números que vem antecedendo as palavras "PONTOS", "PTOS", "PTS", têm algum jeito de distinguir isso?

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.