Jump to content
eduardohaag

Somar dados do Select e Agrupas

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Esbarrei em um novo problema com consultas no meu sistema.

Tenho um formulário no sistema que deverá apresentar todos os materiais utilizados em uma determinada Venda e seus respectivos estoques obtidos através da soma das entradas e saidas do estoque.

Para isso devo buscar os dados em 3 tabelas do banco de dados sendo elas VendasProdutos, Composicao,  Materiais e Estoque

image.thumb.png.093c4050500dd8bc666c47f86d9acb75.png

Eis que surge meu problema, como posso ter vários produtos na venda e alguns produtos usam os mesmos materiais, a consulta está retornando com os materiais duplicados, quando o que eu gostaria era que somasse de acordo com cada material.

A query que estou usando para teste no acesso é a seguinte:

SELECT Composicao.IdMaterial, materiais.descricao, Sum(Estoque.Quantidade) AS Estoque, [VendasProdutos]![Quantidade]*[Composicao]![Quantidade] AS TotalUtilizado
FROM (VendasProdutos LEFT JOIN (materiais RIGHT JOIN Composicao ON materiais.ID = Composicao.IdMaterial) ON VendasProdutos.IdProduto = Composicao.IdProduto) LEFT JOIN Estoque ON materiais.ID = Estoque.IdMaterial
GROUP BY Composicao.IdMaterial, materiais.descricao, [VendasProdutos]![Quantidade]*[Composicao]![Quantidade], VendasProdutos.IdVenda
HAVING (((VendasProdutos.IdVenda)=1));

A consulta está retornando os dados dessa forma:

image.thumb.png.ecdbfb1e8a7cff944411ee827e672fb8.png

E eu gostaria de que agrupasse por ex:

ID                Descricao                Estoque               TotalUtilizado

1                 Capa Agenda             34                             10

2                 Miolo Agenda            27                              5

Alguem Sabe como posso fazer isso?

Desulpem pelo post gigante, mas não sabia como explicar melhor.

Ja tentei de tudo o que me parecia Lógico, mas até agora não consegui alcançar o resultado esperado.

O mais próximo que consegui foi com a query

SELECT Composicao.IdMaterial, Materiais.descricao, Sum(Estoque.Quantidade) AS SomaDeQuantidade, Sum([VendasProdutos]![Quantidade]*[Composicao]![Quantidade]) AS QuantidadeMaterial
FROM VendasProdutos LEFT JOIN ((Materiais LEFT JOIN Estoque ON Materiais.ID = Estoque.IdMaterial) RIGHT JOIN Composicao ON Materiais.ID = Composicao.IdMaterial) ON VendasProdutos.IdProduto = Composicao.IdProduto
GROUP BY Composicao.IdMaterial, Materiais.descricao;

Porém os valores nos retornos são totalmente maior do que deveria ser.

image.thumb.png.2a3ea2a59d93a8fdf782f1dfa0afc724.png

Como não estou conseguindo resolver o problema. Decidi tratar o retorno da consulta direto no codigo do sistema. Sei que não é o ideal, mas é o que consigo fazer no momento.

Ainda aguardo algum auxilio de vocês aqui.

Obrigado.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By mr22robot
      Boa tarde. Estou com o seguinte problema: Preciso retornar um selct da seguinte maneira:
      exemplo que não funciona:
      select codusur,numnota,codcli,cliente,vltotal,numtransvenda,dev,decode(vlvenda),if(vlvenda > 100 then 1 else 2) from( select tb1.codusur,tb1.numnota,tb1.codcli,tb1.cliente,tb1.vltotal,tb1.numtransvenda,DECODE(tb2.VLTOTAL,NULL,0,tb2.VLTOTAL)DEV from( select codusur,numnota,pcnfsaid.codcli,pcnfsaid.cliente,pcnfsaid.vltotal,pcnfsaid.numtransvenda from pcnfsaid where pcnfsaid.dtsaida > '01-OCT-2020' and pcnfsaid.dtcancel is null )tb1 left outer join (select DISTINCT VLTOTAL,VW_INTEGRA_DEVOLUCAO_TOTAL.NUMTRANSVENDA from VW_INTEGRA_DEVOLUCAO_TOTAL )tb2 on tb1.NUMTRANSVENDA = tb2.NUMTRANSVENDA order by numnota ) Como pode reparar, eu usei um if/else já que não sei a forma correta de usar. Pois com DECODE não consegui usar uma forma de fazer a comparação. 
      Pois preciso mesmo retornar uns valores fixos. Ex: 
      Se o valor > 40000, retorna um valor x; Se for maior que 5000 retorna um valor y. 
      Aguardo a ajuda dos amigos. Grato
    • By david2007
      Endpointer Framework é um Framework PHP para construção de APIs REST com Programação Procedural.

http://endpointer.com

Endpointer Framework é Código Aberto sob a licença MIT

• By MarcosAntonio
      boa tarde. 
      Estou precisando de um Select que retorne uma soma que ao chegar a determinado valor ela reinicie e continue fazendo sucessivamente
       select   pedido,   volume,   limite,   SUM(volume) over (order by pedido ROWS BETWEEN UNBOUNDED PRECEDING AND CURRENT ROW) saldo   from pedidos  group by pedido o select está retornando assim porém quero que toda vez que chegue ou passe do limite resete o saldo, por exemplo parar no 100 que é o limite e começar um novo saldo
      pedido     volume    limite    saldo  1             70            100        70  2             10            100        80  3             20            100        100  4             50            100        150  5             30            100        180  
      preciso que ele soma o volume enquanto o saldo seja <= que o "limite", quando passar pare de somar e comece outra soma começando do 0, como no exemplo abaixo.
      pedido    volume    limite    saldo  1             70            100        70  2             10            100        80  3             20            100        100  4             50            100        50  5             30            100        80  
    • By lezão
      Boa tarde, meus amigos!
      Td bem com vcs?

Tenho um Select em ASP que tbm trabalho que roda normal.
      "SELECT * FROM Banners order by RND(INT(NOW*id_banners)-NOW*id_banners)"  
      E gostaria que roda se em PHP tbm mas infelizmente não estou conseguindo realizar esse acontecimento.
      "SELECT * FROM Produtos where Banners = 'Sim' order by RND(INT(NOW*Banners)-NOW*Banners)"  
      Desde ja muito obrigado!

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.