Jump to content
Adriano Barbosa

URL Amigáveis com mod_rewrite e .htaccess

Recommended Posts

Olá, tudo bom?

Se alguém puder me ajudar já agradeço de agora.

Tenho um .htaccess da seguinte forma:

RewriteEngine On
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule ^(.*)$ index.php?page=$1

No meu arquivo index.php eu pego a variável "page" e busco no banco de dados o arquivo correspondente ao valor informado, feito isso faço o seguinte:

require ($Rs->nomeArquivo);

que seria isso require (produto-detalhe.php);

O que ocorre é o seguinte, algumas páginas eu preciso passar parâmetros e funciona quando utilizo ( & ) porém se for utilizar o ( ? ) não consigo recuperar os valores informados.

Exemplos:

Assim funciona:

busca&b=carrinho

Assim não funciona:

busca?b=carrinho

Não consigo pegar o valor informado.

Alguém já passou por isso? ou estou fazendo da forma incorreta?

Podem me ajudar.

Abs

Você pode aplicar uma regra para cada entrada na url tipo assim:

RewriteEngine on
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule ^([a-z,0-9,A-Z,_-]+)\/?$ index.php?page=$1 [NC,L]
RewriteRule ^([a-z,0-9,A-Z,_-]+)\/([a-z,0-9,A-Z,_-]+)\/?$ index.php?a=$1&busca=$2 [NC,L]

No seu caso a primeira entrada é $_GET['page']. Nesse exemplo o mesmo é, mas como temos uma segunda regra temos o que vem depois de $_GET['page'] entra outro caso inserido $_GET['busca']

Ou seja se a url vier assim: https://site/entrada/carrinho

Basta que no arquivo que eu incluir com $_GET['page'] eu tome as ações a partir de segunda entrada que seria $_GET['busca'].

Esse exemplo com execução pode ser adquirido pelo meu GIT: https://github.com/Spell-Master/Get-UrlAmigavel/

Se por acaso venha a utilizar muitos parâmetros de entrada, meio óbvio que ficar criando dezenas de regras não é o ideal.

Nesse post apresentei algo viável nessa situação:

https://forum.imasters.com.br/topic/583448-como-fazer-url-amigável-com-variáveis-na-url/?tab=comments#comment-2280668

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Anderson Maciel
      Boa tarde pessoal,

Estou quebrando a cabeça para resolver um problema, tenho uma div dinâmica que carrega uma <table> em uma das colunas deveria apresentar o componente Switchery, esta <table> é montada a partir de uma função PHP que faz o select em uma tabela do banco de dados conforme abaixo:

echo '<table class="table table-hover"> <thead> <tr> <th>Nome</th> <th>Agrupamento</th> <th>Ativo</th> </tr> </thead> <tbody>'; foreach($data as $row) { If ($row['ativo'] == 1) {$vativochk = "checked";} else {$vativochk = "";} echo '<tr> <td>'.$row['nome'].'</td> <td>'.$row['agrupamento'].'</td> <td><input type="checkbox" name="ativo_grid" class="js-switch" '.$vativochk.' disabled="disabled"></td> </tr>'; } echo ' </tbody> </table>'; Aqui está o Ajax que chama e retorna atualizando a DIV:
      //funcoes do grid dos graficos function atualiza_grid_graficos() { $.ajax({ type: "POST", url: "hubfuncind.php", data: { id_tabindicadores_paineis: $('#id_tabindicadores_paineis').val(), acao: "gridgraficos" }, success: function(data) { $('#conteudo').html(data); } }); } O retorno vem certinho, mas apenas o componente Switchery está vindo desconfigurado, ou seja vem um checkbox normal (html).

O que é mais incrível é que neste mesmo formulário mais acima tenho este mesmo componente funcionando normalmente, somente dentro da DIV dinâmica é que fica desconfigurado conforme imagem anexa.

Será que alguém já passou por isso?

• By violin101
      Caros amigos membros do grupo, saudações...

Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos.

Tenho uma rotina onde consigo efetuar o Download de arquivos para uma pasta dentro do sistema, o que preciso seria mudar o nome do arquivo, por exemplo:

após selecionar  o arquivo criado com o nome de: ESTOQUE.PDF

gostaria de gravar na pasta de upload's com um novo nome, como por exemplo: cliente[1]-estoque.pdf.

Onde poderia fazer essa alteração na rotina abaixo, para gravar o arquivo com um novo nome ?

abaixo posto o fonte da rotina.
      <?php public function anexar() { $this->load->library('upload'); $this->load->library('image_lib'); $upload_conf = array( 'upload_path' => realpath('./assets/anexos'), 'allowed_types' => 'pdf|PDF|doc|DOC|docx|DOCX', // formatos permitidos para anexos de os 'max_size' => 1024, ); //Recebe a variável via POST $validade = $this->input->post('validade'); $this->upload->initialize($upload_conf); foreach ($_FILES['userfile'] as $key => $val) { $i = 1; foreach ($val as $v) { $field_name = "file_".$i; $_FILES[$field_name][$key] = $v; $i++; } } unset($_FILES['userfile']); $error = array(); $success = array(); foreach ($_FILES as $field_name => $file) { if (! $this->upload->do_upload($field_name)) { $error['upload'][] = $this->upload->display_errors(); } else { $upload_data = $this->upload->data(); if ($upload_data['is_image'] == 1) { // set the resize config $resize_conf = array( 'source_image' => $upload_data['full_path'], 'new_image' => $upload_data['file_path'].'thumbs/thumb_'.$upload_data['file_name'], 'width' => 200, 'height' => 125 ); $this->image_lib->initialize($resize_conf); if (! $this->image_lib->resize()) { $error['resize'][] = $this->image_lib->display_errors(); } else { $success[] = $upload_data; $this->load->model('Dados/Dadosclie_model'); $this->Dadosclie_model->anexar($this->input->post('idCli'), $this->input->post('descricao'), $validade, $upload_data['file_name'], base_url().'assets/anexos/', 'thumb_'.$upload_data['file_name'], realpath('./assets/anexos/')); } } else { $success[] = $upload_data; $this->load->model('Dados/Dadosclie_model'); $this->Dadosclie_model->anexar($this->input->post('idCli'), $this->input->post('descricao'), $validade, $upload_data['file_name'], base_url().'assets/anexos/', '', realpath('./assets/anexos/')); } } } if (count($error) > 0) { echo json_encode(array('result'=> false, 'mensagem' => 'Nenhum arquivo foi anexado.')); } else { echo json_encode(array('result'=> true, 'mensagem' => 'Arquivo(s) anexado(s) com sucesso .')); } } ?>  
      Grato,

Cesar
    • By ViniciusRamoa
      Oi! Quando eu comecei a estudar php e logica de programação, é que uma das primeiras coisas que precisamos ter é uma noção exata do que queremos fazer, entao, o que eu estou querendo fazer, eu diria que é bem ousado para um iniciante, mas eu estou estudando e meu único foco é criar um de conteudos simples para meu site, será apenas para uso pessoal, nal tenho interesse em vender, mas iria disponibilizar para download , caso alguém queira, ele irá apenas postar conteúdos, apagar, editar e somente isso, não editará banner, ou layout ou qualquer outra coisa. Quero criar um sistema de loguin e dar permissão para apenas quem tiver o "rank 2" será considerado um adm e poderá postar.
      Nesse campo de postagem, terá apenas os campos de:
      Titulo
      Imagem (thumbnail)
      Link da página  (pois será um post clicavel, como um cardbox que ira redirecionar o visitante para a página destinada apenas àquele  conteudo) 
      Descrição 
      Apenas  isso
      Então, eu estou estudando PHP, no início ainda, mas é possivel eu criar tal ferramente em quanto tempo em média com a experiência que vocês ja possuem? 
      E outra, qual caminho devo seguir? Quero apenas criar o gerenciador de conteudo e sistema de loguin, tem algum "caminho" que eu deva seguir? Tenho que focar mais em x area para atingir o que eu quero e nao focar em y area, pois será perda de tempo? Como eu disse, quero apenas criar isso, e futuramente me aprofundar mais
      Então, possui alguma dica, orientação, link ou qualquer coisa que possa me ajudar a pelo menos ver qual caminho seguir, levando em conta que estou estudando por conta propria e nao tenho quem me orientar? Obrigado 
    • By Anderson Maciel
      Boa tarde pessoal,

Estou quebrando a cabeça para resolver um problema, tenho uma div dinâmica que carrega uma <table> em uma das colunas deveria apresentar o componente Switchery, esta <table> é montada a partir de uma função PHP que faz o select em uma tabela do banco de dados conforme abaixo:

echo '<table class="table table-hover"> <thead> <tr> <th>Nome</th> <th>Agrupamento</th> <th>Ativo</th> </tr> </thead> <tbody>'; foreach($data as $row) { If ($row['ativo'] == 1) { $vativochk = "checked"; } else { $vativochk = ""; } echo '<tr> <td>'.$row['nome'].'</td> <td>'.$row['agrupamento'].'</td> <td><input type="checkbox" name="ativo_grid" class="js-switch" '.$vativochk.' disabled="disabled"></td> </tr>'; } echo '</tbody> </table>'; Aqui está o Ajax que chama e retorna atualizando a DIV:

function atualiza_grid_graficos() { $.ajax({ type: "POST", url: "hubfuncind.php", data: { id_tabindicadores_paineis: $('#id_tabindicadores_paineis').val(), acao: "gridgraficos" }, success: function(data) { $('#conteudo').html(data); } }); } O retorno vem certinho, mas apenas o componente Switchery está vindo desconfigurado, ou seja vem um checkbox normal (html).

O que é mais incrível é que neste mesmo formulário mais acima tenho este mesmo componente funcionando normalmente, somente dentro da DIV dinâmica é que fica desconfigurado conforme imagem anexa.

Será que alguém já passou por isso?

• By egalauber
      Preciso descobrir qual é o nome do arquivo com a extensão.
      Só sei o início do nome:

pasta "anexos".
      nome_do_arquivo_DAQUI_PRA_FRENTE_NAO_SEI_O_RESTO_DO_NOME_NEM_A_EXTENSAO

Com a função glob eu consigo achar o arquivo, mas o nome completo ainda não.

$verifica = glob("anexos/nome_do_arquivo_*");
      if($verifica == true){
         // achei o arquivo e agora preciso pegar o nome completo e a extensão
      } else {
            echo "Arquivo não encontrado";
         }

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.