Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

F.Araujo

Conexão com SQL Server (é tô começando...)

Recommended Posts

Ola, Delphimaniacos...(tb quero me tornar um).Sou programador ha 10 anos, mas só agora tenho a oportunidade, aqui no trabalho, de acessar o banco SQL Server. Preciso desenvolver aplicaçãos que trabalhem com as tabelas existentes nesse banco.Sei que é uma pergunta básica, ridícula...só que nao tenho tempo para pesquisar, ler...essas coisas normais para se aprender.Conto com a ajuda de voces. Preciso manter meu emprego.Abracos.F.Araujo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae cara.. voce usa ADOCONNECTION, ADOTABLE, ADOQUERY.....como se fosse um banco do accessacredito que seja a maneira mais facilrecentemente tive uma chance de mexer com sqlserver e delphi....achei a experiencia muito boa,só é preciso tomar certos cuidados com tratamento de erros, porque é um banco realmente 'certinho'... tem que fazer todos os relacionamentos e tomar cuidado com detalhes...mas é ótimo pra se trabalhar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá F.Araujo.

 

Vamos lá...

Já fiz algumas brincadeiras com SQLServer mas nunca cheguei a fazer algo que fosse comercializado com SQLServer.

 

Pois bem, o Delphi possui diferentes métodos de acesso a um bd qualquer, antes havia o BDE(horrível) que hoje está sendo substituido pelo DBExpress que permite acesso ao SQLSever tb.

Mas "eu prefiro", usar o ADO para acessar o SQL e o Acess.

Coloque um componente ADOConnection em um DataModule e de um duplo clique nele, selecione a opção Use Connection String e clique em Build

 

Na próxima janela será pedido para você escolher o provedor para conexão, se você for fazer algo simples que rode em um bd local, você pode usar o Microsoft Jet que é um OLE DB Provider. Com ele na próxima janela você precisará passar somente o caminho físico do BD.

Agora se você for fazer algo decente, client-server é melhor você usar o provedor do próprio SLQServer, selecione a opção Microsoft OLE DB Provider for SQL Server e clique em Avançar

 

Na próxima janela você deverá indicar o nome do Servidor, a forma de autenticação(se pelo windows ou através de login e senha) e depois escolher o BD em uma lista. No final de tudo clique em testar conexão

 

Bom espero ter te dado uma luz...

Até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.