Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cgrunenberg

Flash Mx 2004

Recommended Posts

Oi Amigos, estou com uma dúvida no Flash MX 2004. Estou fazendo um site todo em flash, sendo que cada página estou colocando em uma cena. Para navegar entre elas, criei botões, e ocorre que os botões não funcionam, se comportam como se não houvesse ação. Vale lembrar que tenho uma ação "Stop" no 1º frame de cada cena. Isso já aconteceu com outro site que estou desenvolvendo também no flash mx 2004. Por que está ocorrendo isso? Não me lembro de fato semelhante ter ocorrido no flash mx. POde ser problema do sistema?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque essa ação no primeiro frame:

stop();

function cena2(){

gotoAndStop("Scene 2", 1);

}

e no botão que quiser acessar rpa ir pro primeiro frame da Scene 2 coloque:

on(release){

_root.cena2();

}

Agora é só você ir criando mais funções pras cenas, o fundamental é as funções estarem no _root (timeline principal)

Compartilhar este post

Link para o post

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Oi Carneirinho, funcionou. Muito obrigada pela ajuda.

Mas, posso abusar?? Será que você pode explicar-me por que o botão teve que ter as ações dessa maneira? Por que o modo tradicional não funcionou?

Obrigada, mais uma vez. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Posso sim, o que acontece é o seguinte, as Cenas são montada no _root do flash (_root é a timeline principal do flash, por esse nome que ela é reconhecida no action script), então quando você gera o swf ele une todas as cenas num _root só, então o flash faz a conta do seguinte, quando você usa uma cena, ele pega o nome dessa cena e monta uma ancora, se você colocar por exemplo ("Scene 2", 4), dai sozinho o flash vai usar essa ancora do Scene 2 e somar mais 4 pra dar a ação, mas isso só vai funcionar na timeline principal, se você colocar o botão dentro de um movieclip, ele vai procurar a cena dentro do movieclip, e não vai achar porque movieclip não tem cenas entendeu?Então o que você fez foi criar uma ação na timeline certa que seria o _root e a função ficou la guardada, essa função você pode acessar de qquer objeto em qquer timeline, deonde você vai acessar não vai fazer diferença, contanto que a ação esteja no lugar certo, é uma dúvida frequente aqui no fórum e tem outras maneiras de driblar isso:

1 - Levando em conta que quando você gera o swf ele une as cenas, então com um pouco de contas você pode ter esse resultado, se por exemplo você tem a Scene 1 com 20 frames, e tem a Scene 2 com 5 frames, e a Scene 3 com 10 frames, dai quando você gera o swf ele vai somar 20 frames da primeira + 5 da segunda + 10 da terceira = um swf de 35 frames, então se você quiser ir pro frame 2 da terceira cena você somar:

20 + 5 + 2 = 27

a ação então que você dara ao filme seria:

_root.gotoAndStop(27);

Esse modo funciona bem, mas vai te deixar limitado na estrutura que você montou, pois se uma certa hora da animação você precisar movimentar a timeline, ou colocar mais frames ou tirar frames de alguma das cenas, você terá que recalcular todos os gotos que você for usar em todo filme, então porisso vamos a solução 2.

2 - Alguma alma boa inventou um tal de <frame label> que é um nome que você pode dar ao frame, então quando você clica no frame, você pode abrir a barra de propriedades que la vai achar uma caixinha com o nome <frame label> onde você pode dar um nome ao seu frame, se você colocar por exemplo "empresa" sem aspas, ai você coloca na ação:

_root.gotoAndStop("empresa");

E só com isso ele ja vai achar o seu frame.

3 - Foi a ação que te mostrei, muita gente pode achar ela estúpida mas é bem usual, pois se no caso você precisasse ir para 3 frames na frente de "empresa" você precisaria usar "empresa" + 3, e o nosso flash não reconhece isso, então esta ai entregue as 3 formas de "ser feliz" com essas ações, ai vai de você em escolher como melhor aplicá-las, qualquer dúvida poste ai novamente.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Carneirinho, adorei sua explicação. É muito bom saber que existem pessoas como você, pois passar adiante o conhecimento só o engrandece.

Muito obrigada.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Não, ele está dentro de um MC chamado de bot com o instance name tb chamado de bot. Daih dentro dele eu tenho os botões. Di a seguinte ação a ele:on (release) { _root.bot.gotoAndStop("portfolio");}E nada de funcionar. Acho que a droga do Flash 8 que tah dando esse pau, pq quando eu usava o mx num dava isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola meu amigo carneirinho..estive lendo este tópico e tenho uma dúvida simples..Quais são as vantagens em trabalhar com cenas???isso vai de um estilo de cada um trabalhar, de achar mais fácil??eu nunca trabalhei com cenas, só coloco o carregador em uma cena e coloc um next para a próxima cena ..quando usoAté mais

Compartilhar este post

Link para o post

Ola meu amigo carneirinho..estive lendo este tópico e tenho uma dúvida simples..Quais são as vantagens em trabalhar com cenas???isso vai de um estilo de cada um trabalhar, de achar mais fácil??eu nunca trabalhei com cenas, só coloco o carregador em uma cena e coloc um next para a próxima cena ..quando usoAté mais

Uma vez um amigo me esclareceu o seguinte:1 seu arquivo FLA e SWF fkam grandes2 sempre há necessidade de se colocar um stop() no último frame de cada cena, caso contrário haverá o chamado loop, independentemente dos movieclips dentro delas, pq as cenas rodam como se fossem uma timeline única3. a medida q a quantidade de Cenas vão aumentando vai fkandu mais difícil editar seu FLA, isso pq a navegação em tempo de desenvolvimento do FLA entre as cenas q você criou e está criando é muito ruim Nunca mais esqueci !Pode haver quem descorde, tudo bem, msmo pq isso não quer dzer q você não deva usar Cenas, existe momento p/ tudo no desenvolvimento de um site sendo q mtas vzs para alguns, pode parecer mais fácil de organizar . Procure desenvolver o q for possível dentro da msma Cena sem deixa-la pesada, e o restante separe em SWFs diferentes, carregando-os através de um mc de destino dentro de sua Cena principal ou seja dentro do filme principal de seu site. Bem geralmente é assim q os desenvolvedores mais experientes q conheço trabalham.abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ola tifa, pelo que entendi não tem muita vanatagem trabalhar com cenas, mas com certeza tem a hora certa de usar, e deve ter gente que prefere trabalhar com cenas.abraço

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opniao creio que isso tudo é questao de gosto..eu prefiro usar um preloader e carregar swf's externo isso torna o trabalho mas facil...te mas!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu não uso cenas pra fazer sites, mas para fazer animações eu uso bastante, se você te uma animação que você vai ter umas 10 cenas diferentes, fica muito mais fácil você se achar no meio da timeline, por exemplo no site do teste cego (www.testecego.com.br) eu usei cenas pra fazer a animaçãozinha dos caras tomando a cerveja e tal, e ja tiveram muitas alterações, ai pra ficar mandando trocentos frames pra la e pra cá fica confuso, nesse caso eu preferi trabalhar com cenas, é de caso a caso, pra sites eu prefiro puxar tudo de fora, agora pra animar achoque vai bem o uso de cenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola tifa, pelo que entendi não tem muita vanatagem trabalhar com cenas, mas com certeza tem a hora certa de usar, e deve ter gente que prefere trabalhar com cenas.abraço

Bem, não é q não haja vantagem em usar Cenas, como eu disse anteriormente há o momento p/ usá-las, como já foi dito aí em cima, as Cenas são ótimas amigas qdo você for fzer uma animação, falo em substítuir o uso de Cenas qdo tu tver criando um site, tem gente q gosta de fzer o site todo em um FLA só e daí só modificar as Cenas, então repetindo o q eu já disse (desculpa se não fui clara http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif ), prefiro criar as outras páginas do meu site com filmes externos e não Cenas.O Flash é o maná dos animadores de web, dele você pode aproveitar tudo, só precisa saber a hora certa para desenvolver um projeto leve e eficiente. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

realmente usar cenas tem suas vantagens quando se fala de uma animação com varios frames pelo que entendi , separando daria para ter um maior controle..e realmente o flash é fantástico estou começando a me aprofundar no flash faz uns seis meses , e realmente tem muita coisa para aprender e ele te da muitas opções de como trabalhar, basta ter criatividade.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloque essa ação no primeiro frame:stop();function cena2(){gotoAndStop("Scene 2", 1);}e no botão que quiser acessar rpa ir pro primeiro frame da Scene 2 coloque:on(release){_root.cena2();}Agora é só você ir criando mais funções pras cenas, o fundamental é as funções estarem no _root (timeline principal)

------------------------------------------------------------------Ok . seu codigo funcionou perfeitamente.Mas creio q possa me ajudar em um problema aki .E o seguinte .tenho 3 cenas Scene 1 Scene 2 Scene 3 E em cada uma delas tenho um action no quadro1 com stop(); e no quadro 10 com o seguinte codigo :if (x == 1) { gotoAndPlay("Scene 1 ", 1);}if (x == 2) { gotoAndPlay("Scene 2 ", 1);}if (x == 3) { gotoAndPlay("Scene 3 ", 1);}Agora tenho a açao do botão em cada Scena com o seguinte codigo :----------------------------Scene 1 Botao 1 on (release) { x = 1; play();}-----------------------Botao 2Scene 2 on (release) { x = 2; play();}----------------------------Botao 3Scene 3on (release) { x = 3; play();}------------------------------------O problema e o seguinte :Os botoes esta dentro de um movie clip .Entao eu teria que usar root.Pode me dar uma ajuda , pois nao consegui usar o root .nao consigo puxar as variaveis .Meu flash e o FLASH 8 profissional ,action 2.0 Ficarei grato pela ajuda .____________________

Compartilhar este post

Link para o post

Bom a sua ação gotoAndPlay("Scene 1 ", 1); tem que ficar dentro de uma função no _root, _root é nada menos que a timeline principal, e pra você pegar o valor da sua variavel de qquer lugar, você tem que usar o _global, por exemplo:

_global.x = 2;

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Oi carneirinho,Como algumas pessoas falaram você realmente tem um bom coração em dividir um pouco de seus conhecimentos com a moçada aqui. Parabens!Aproveitando, gostaria q você desse uma olhada num site q acabei de fazer USANDO AS SCENAS COMO SE FOSSEM PAGINAS.www.cdmais.com.br/cdmaisnewSeguinte: qdo no site existe uma Scena(pagina) principal, e nela tem uma animação com um MP3 de um medidor de som. So q qdo vou navegando no resto do site, em alguns botoes qdo clico ativa esse mesmo som sem ter nada a ver com a pagina em q estou. Qualseria o problema. Me informa teu email pra mim te enviar o FLA pra você da uma olhadinha e me falar qual o problema. SE POSSIVEL É CLARO!Grato por sua atenção,Fabio SOusa

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Carneirinho!!

Sou leiga em flash estou tentando aprender para desenvolver meu tcc.

você fala sobre usar cenas, gostaria de saber se o uso delas aumenta muito o tamanho do arquivo?

Aonde posso encontrar tutoriais que me ajudem com a linguagem ActionScript e o Flash 8 de preferencia

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho o uso de cenas bom para fazer animações, pois ele deixa a timeline de cada parte do seu fla separada como se fossem grupos de timeline, porem quando você gera o swf, ele junta todas as timelines sequencialmente, o bom é que no fla você consegue fácilmente mover cenas pra frente ou pra tras, se fosse tudo na mesma timeline daria mais trabalho, mas o fato de trabalhar com cenas não deixa mais pesado do que o mesmo fla sem cenas, o que se costuma fazer pra web é separar cada cena num arquivo diferente e ir carregando somente o que precisa, mas dai é caso a caso.

Você pode achar bastante tutoriais aqui no imasters mesmo, assim como tem em outros sites que até eu ja fiz colunas como o mxstudio, flashmasters e tal, da uma caçada que vai achar bastante coisas interessantes.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.