Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lili_mf

Qual Edição da Oracle?

Recommended Posts

Olá pessoal,atualmente estou usando o Postgresql, trabalho em um Laboratório de Bioinformática, e estamos pensando em migrar para Oracle. Nosso banco de dados não é muito grande, mas com expectativas de crescimento.Estou começando a cotar o preço da licença Oracle, mas estou em dúvida de qual edição seria a mais adequada para o nosso caso, e se além do Oracle, o Sybase, DB2 ou algum outro gerenciador, qual é o "melhor".Gostaria que vocês me ajudassem, dando suas opiniões.Agradeço pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um DBA aí?! Estão enfrentando problemas com o Postgre? Pq vão mudar?! Oq levou a empresa a querer mudar?!

Uma opinião mais técnica de alguém que conheça todos os sistemas de banco de dados seria o ideal, infelizmente, acho que não é simples encontrar tal profissional em fóruns.

DB2 e Oracle são muito utilizados em bancos, por suportarem plataformas bem mais robustas (muitos processadores, muita memória, muito espaço em disco, arquitetura RISC) do que as conhecidas Intel, possuem ótimas caracteristicas de segurança e funcionam em sistemas operacionais de grande porte, são mais complexos de se trabalhar.

Não conheço o Sybase.

A versão mais recente do banco de dados da Oracle é a 10g, mas pode ser que a versão 9i sirva bem as suas necessidades, além disso, existe uma versão Standard e Enterprise, ai vai depender do tamanho do seu negócio, mas em muitos casos a versão Standard atende.

Leia mais em: http://www.oracle.com/lang/pt/database/index.html

Mas ainda acho que não deveriam mudar. Sei lá, a não ser que tenham uma boa razão para isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Difícil opinar , mas :

Qual a perspectiva de crescimento ?

Qual o tamanho do banco ?

Quanto se espera crescer ?

O Postgre ven gerando problemas ? Quais ?

Qual o limite de investimento em TI ?

Quanto disto será usado para a migração ?

Qual será o esforço de migração ?

Uma migração não agrega valor (em geral) pois ao final do processo

se tem as memas funcionalidades que se tinha antes.

Trabalho com Oracle é um senhor banco , mas já tem boas soluções

em software livre.

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal,aqui não temos nenhum DBA, pelo contrário, eu trabalho sozinha na "área de informática", pois aqui é um Laboratório de Genética, e como tinha dito antes, atuo na área de bionformática.Eu mesma optiei por usar o Postgres, e até hoje não tive nenhum problema, mesmo pelo fato do nosso banco ser pequeno. Mas estamos comprando um servidor, com 2 processadores e 1TB de disco, e daqui a alguns meses nosso banco crescerá muito.Em relação a investimentos na área de TI, creio que não acha problemas, pois fará parte de um projeto, onde existe verba para o gerenciador.Gosto de trabalhar com Postgres, tem muita informação na rede, é bem prático, e até hoje atendeu a todos meus objetivos. Se eu mudasse para Oracle, qual seria a principal vantagem?É muito importante pra mim a opinião de vocês, pois não tenho muitas pessoas pra trocar idéias!Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

lili...

Este novo servidor já virá com sistema operacional?

A licença do Oracle pode ser adiquirida de duas formas (quer dizer, antigamente era assim, talvez o Motta possa falar sobre isto melhor do que eu)... havia a comercialização de licença que seria destinada a quantidade de conexões simultaneas, ou seja, você comprava o banco com limite de, vamos supor, 20 conexões, ou você faria a compra por processador, no caso, vamos supor que fossem 3000 conexões e uma máquina com 2 processadores, as vezes, saia mais em conta adiquirir uma licença para 2 processadores do que para 3000 conexões simultaneas.

O meu questionamento sobre o sistema operacional é por conta do seguinte, se for um servidor IBM, pode ser que eles ofereçam o AIX, caso seja uma arquitetura RISC, bem, se for um servidor deste porte, acho que seria interessante adiquitir um DB2, uma vez que vocês já devem estar adiquirindo uma licença de suporte com a IBM. Digo isto apenas se for o caso de IBM.

Com relação a vantagens, ou não, do Oracle, vou deixar que o Motta, ou outra pessoa com experiência, responda. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a valores não sei bem porque não lido com esta parte, mas sei que não é barato.

Se cabe no seu orçamento Oracle é boa escolha.

Em cidade fica sua empresa ? Sendo Rio posso indicar nosso representante.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, agradeço muito pelas opiniões.Estamos pensando em comprar um servidor da Dell, e com o Sistema Operacional Linux (Red Hat).Em relação a custos sei que não é barato, mas teremos verba para isso. Na verdade estou começando a cotar os preços, e tenho dúvida de qual edição seria a ideal.O Laboratório em que eu trabalho fica em Piracicaba - SP, se alguém conhecer algum representante por aqui, por favor podem me informar.Muito Obrigada.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Lili,

Posso te ajudar a dar uma clareada, seguinte: Vamos falar sobre suas opções.

Oracle

Ótimo banco de dados e atualmente mais barato que DB2, com ele você poderá ter toda infra-estrutura necessaria e construir ambientes para aplicação e negocios sem muita dificuldade e baixo custo.

DB2

Ótimo banco de dados também, porém mais caro e um pouco mais díficil de se achar profissionais na área para trabalhar, geralmente a IBM pede requesitos de infra-estrutura quando for comprar o DB2, como tipo de servidor, instalações do Data-Center e etc, pois eles não colocam em qualquer lugar e fora isso a consultoria da IBM é muito caro quando o problema é maior.

SyBase

Bom banco, porém, fica um pouco a desejar em questões de backup, performance e gerenciamento de arquivos, existem boas ferramentas para ele, porém, algumas são pagas, coisa que os outros acima não dão.

PostGre

Bom banco, porém, perce na utilização de recursos, comparado com Oracle e DB2, recursos de Tuning e Armazenamento, Backup & Recover, FailOver, Parallel Server, media Server entre outros fica a desejar.

Como você está comprando um servidor Dell, que estará em Linux RH AS3, sugiro que utilize o Oracle, não por eu gostar muito dele, por esses motivos:

* Performance.

Uma instância Oralce bem configurado num servidor Linux, que esteja na versão 9i ou 10g, poderá ser mais rápido que qualquer outro banco. Em transações por segundo.

* Backup E Recover

O oracle lhe permite fazer backups de parte de sua base de dados de forma on-line, sem afetar todas as partes da aplicação ou banco de dados. E consegue voltar até seu último POINT-TIME, ou seja, você perdeu uma base as 13:33, o Oracle consegue recuperar tudo até as 13:32. Então, a solução de desastre é otima.

* Replicação

O Oracle seja na opção Standard ou Enterprise, possui solução de replicação por MATERALIZED VIEWS.

* AMBIENTE HETEROGENEOS

Junto ao Transparent GateWay, caso seu empresa tenha outras bases não Oracle, ele consegue reconhcer outras bases deixando de forma heterogenea sua comunicação, assim com um SELECT chamado outra tabela de outra base, o resultado irá aparecer para você.

* Padrão ANSI

Apartir do Oracle 9i, foi introduzido o ANSI na SQL, o mesmo que é utilizado no SQL Server, deixando mais fáceis junções e utilização de função. Fora que contamos com a poderosa PL/SQL.

Para ambos os bancos, seja Oracle, DB2 ou SyBase é necessario um projeto de banco de dados e modegalem adequada para seu ambiente.

Agora só basta você escolher.

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.