Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

carneirinho

2 placas de som juntas

Recommended Posts

Oi, estou com um problema, na minha casa eu tenho uma sound blaster rodando junto com o som onboard que vem na placa asus, junto que eu digo é o seguinte, as duas reconhecem, uma fica no fone de ouvido e a outra na caixa, dai quando quero ouvir no fone eu vou nas propriedades de audio e seto pra ac 97, e quando quero ouvir na caixa eu coloco na sound blaster, isso funciona bem, agora fui fazer o mesmo no computador da empresa, estava ouvindo o som onboard até agora, ai decidi colocar uma sound blaster junto, só que quando instalei essa sound blaster simplesmente sumiu a onboard, e não da pra acessar ela, se tiro a soundblaster ela volta, como faço pra deixar as duas rodando juntas?Na bios o sound onboard esta como enabled, não sei mais o que fazer pra reconhecer a onboard junto com a off, alguem sabe que bicho é esse?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa a ignorancia mas o que é IRQ?É alguma configuração da Bios?

Em casa minha caixa de som é boa e tem entrada pra fone, mas quando coloco o fone ele pega uam estação de rádio junto, ai como tenho duas placas eu uso uma pro fone e outra pra caixa e funciona bem, não fiz nada demais, só coloquei a Sound Blaster la e ja reconheceu como uma placa a mais, aqui quis fazer o mesmo só que não tem entrada na caixa de som pra fone, ai tenho que ficar indo atraz do micro embaixo da mesa toda hora pra trocar o plug, ai tive essa idéia e instalei a placa SB mas a onboard sumiu, o que é esse IRQ?Ah, se eu tiro a Sound Blaster a onboard volta, não tem jumper pra isso na placa né?Tipo que se detectar outro som pci que desabilita o onboard, não existe isso né?

Compartilhar este post

Link para o post

Deve haver na própria configuração da BIOS um item do menu para desabilitar a placa de som on-board, seria o caso de verificar se o dispositivo é desabilitado caso outra, com a mesma funcionalidade, seja conectado.

IRQ é uma requisição de interrupção (leia mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/IRQ ) a qual informa a CPU que este recurso será utilizado e que cada dispositivo conectado ao seu computador deve ter um número diferente para saber quem esta fazendo a requisição, então, se ocorre uma interrupção da IRQ 16, vamos supor que a 16 diz respeito a placa de som, então quer dizer que uma aplicação quer fazer uso deste recurso.

Dois, ou mais, dispositivos conectados ao computados não podem ter o mesmo endereço de IRQ, pois isto gera conflito e pode ocasionar o mal funcionamento de 1 ou de ambos.

Compartilhar este post

Link para o post

O IRQ da Sound Blaster se não me engano é 5, vai ver que a placa de som onboard utiliza o mesmo.Você pode tentar definir manualmente o IRQ e os endereços de acesso a memória, nas propriedades da placa no gerenciador de dispositivos (Sistema). Também é possivel lá ativar ou desativar periféricos instalados sem precisar removerAcho que não deve ser seu caso, mas eu tenho uma soundblaster daquelas antigas (com encaixe ISA) num micro de reserva, e se não me engano a configuração da placa era feita por jumpers (pelo menos uma outra placa de som, da OPTI, era assim)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.