Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nsouza

Kurumin 6.1 beta

Recommended Posts

Bom dia pessoalPreciso de ajuda com o Kurumin.Estou tentando utilizar o Kurumin para compartilhar minha pequena rede com a internet, eu sei que esta distro não é a mais adequada para tal, mas eu tenho que começar de algum lugar, e como ela me oferece um script para facilitar a configuração eu fui em frente.Instalei minha rede na eth0 com end. 192.168........., seguindo todos os passos sugeridos, mas quando configuro a eth1, a eth0 para de funcionar e não consigo pingar os endereços de minha rede interna, basta eu retirar fisicamente a placa eth1 do micro e tudo volta a funcionar. Já troquei a placa de rede(eth1), já alterei a configuração das placas e nada. A minha eth0 é onboard.Alguem pode me ajudar? Tenho pouca experiência em linux, mas dá pro gasto....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, mas já revirei o site do guia do hardware e não consegui progresso.OBS.: Estou tentando usar IP estático, portanto sem DHCP, futuramente quando estiver mais familiarizado com o Linux coloco controle de senhas, aí talvez eu teste o desempenho do DHCP.Tenho uma LP Telemar, com modem e roteador. Uso o roteador como gateway e estou tentando colocar o Linux como servidor para aumentar a segurança.Grato

Compartilhar este post

Link para o post

Souza...

2 caminhos básicos... um proxy ou o roteamento de pacotes.

- Para o Proxy, você instala o servidor Squid. Algumas configurações se fazem necessárias.

- O roteamento de pacotes, você faz com o iptables.

você menciona que tem 2 placas de rede e esta tendo problemas com a configuração. O Sistema não consegue identificar as interfaces automaticamente? Pq esta usando o Kurumin para tal tarefa? Quais outras tarefas este servidor vai desempenhar?

Compartilhar este post

Link para o post

Souza...2 caminhos básicos... um proxy ou o roteamento de pacotes.- Para o Proxy, você instala o servidor Squid. Algumas configurações se fazem necessárias.- O roteamento de pacotes, você faz com o iptables.você menciona que tem 2 placas de rede e esta tendo problemas com a configuração. O Sistema não consegue identificar as interfaces automaticamente? Pq esta usando o Kurumin para tal tarefa? Quais outras tarefas este servidor vai desempenhar?

CompanheiroAntes de mais nada obrigado pela ajuda, seguem abaixo as respostas as suas perguntas:1) O sistema consegue identificar as interfaces, mas o simples fato de instalar a segunda interface, a primeira para de funcionar. Lembro que com apenas uma interface(onboard), a comunicação com a rede e internet funcionam sem problemas. Acredito que seja algum conflito, mas não consegui identificar.2) Estou usando o Kurumin por entender que os scripts criados pelos desenvolvedores poderiam aliviar neste primeiro momento minha entrada no mundo Linux. Já estou testando o Fedora e o CL10 em outro computador, mas encontrei algumas dificuldades com o Squid e o Iptables que ainda estou aprendendo.3) A principio este servidor será usado somente como Proxy/Firewall, futuramente pretendo ir mais além, minha empresa é pequena e não estamos conseguindo acompanhar os preços daquela famosa multinacional.

Compartilhar este post

Link para o post

PessoalObrigado pela atenção, mas consegui resolver o problema da seguinte forma:1) Retirei a placa de rede onboard no setup.2) Instalei duas placas Realtek nos slots PCI, configurando primeiro a eth0 para comunicação com a internet e a eth1 para a rede interna.3) Fiz o compartilhamento utilizando o script do Kurumin e tudo funcionou sem problemas.Conclusão: Não sei por qual motivo a placa de rede onboard só funciona sozinha, não aceitando a instalação de uma segunda placa, vou pesquisar com calma e coloco no forum logo que descobrir.Grato

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.