Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Roque

Glow nos brilhos da imagem com Mental Ray

Recommended Posts

Olá, rapaziada. Sou usuário do 3d max 8 e venho estudando o mental ray há pouco tempo. O que gostaria de saber é se existe a possibilidade, através do MR, de gerar uma imagem com aquele "estourado" nos brilhos, como se fosse uma espécie de glow. Mal e porcamente, sempre tentei simular esse efeito com o Video Post. Mas sabemos o quanto é limitado. Dessa forma, deixo aqui minha dúvida. Consigo gerar esse "glow" nos pontos de brilho da imagem usando o Mental Ray? Abraços para todos. Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A forma mais fácil seria editá-la no photoshop.Mas, além do Glare que o ShaCAOS citou, você pode tentar fazer com Volume Caustics reflexivo... é meio complexo, mas acho q dáabraço

Compartilhar este post

Link para o post

É, rapaziada, dei uma olhada no help do max, mas não encontrei um exemplo de como aplicar o glow montando um shade do mental ray. Lá, eles dizem que o glow é para gerar uma luz interna em um objeto. Tentei aplicar este mapa como um shade specular(usando o raciocínio de que onde houvesse um brilho intenso seria apicado um glow), mas não rolou. No link que foi dado também não encontrei um tutorial ou algo do tipo. A galera fala muito em programação para conseguir determinados efeitos, mas acredito que esses comentários sejam baseados nas versões anteriores do max.Quanto à edição no Photoshop, você diz montando uma action para aplicar em uma seqüência animada? Será que ficaria legal? O problema que ocorreria seria o mesmo que ocorre com o video post. Como se trata de um efeito pós-render, se você tiver um zoom-in na cena o glow permanece do mesmo tamanho. Ou seja, você precisa animar o size do glow para que, proporcionalmente, ele fique do mesmo tamanho ao longo de uma animação, pensando que um objeto poderia estar se deslocando do final de uma rua em direção à câmera, por exemplo, sacou? O que estou buscando é um glow "inteligente", se é que isso é possível. Que uma vez aplicado na cena altere-se de acordo com a movimentação dos objetos em campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh André, me desculpe, eu não sabia que era animação. Nesse caso, o photoshop não vai resolver os problemas.E o shader que o ShaCAOS citou não é o glow, mas sim o Glare, que está "escondido". Se eu encontrar algo a respeito de destravar este shader, posto aquiAbraço

Compartilhar este post

Link para o post

Achei uma matéria na 3D1 q ensina a destravar o Glare:

http://www.tresd1.com.br/Artigos/Mrshaders/mrshaders.htm

Tá mais ou menos no meio da página, a informação. Abra a caixa de busca do navegador e digite "Hidden" que você vai encontrar.

*Editado

Poxa, to impressionado com esse shader! É ótimo!

Basta você adicionar no canal Output, na aba Renderer das configurações do Mray, e instanciar no material editor pra mexer nos parâmetros.

Sinceramente, achei perfeito. Fiz um exemplo correndo aqui pra vcs verem. Tentei com o FG, mas ia demorar um pouco, int vai sem nd msm:

Imagem Postada

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, Quist, você matou. Esse era o efeito que eu procurava. Valeu pela sua boa vontade e também pelas dicas do ShaCaos. Valeu mesmo, galera.Vou tentar aplicar o efeito agora mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nota 15.000, Quist. Apliquei o efeito seguinto o seu passo-a-passo e também cheguei ao resultado que queria. Ainda não testei com animação. O que percebi, corrija-me se estiver errado, é que o Glare do mr também é um efeito pós render. Só espero que ele seja mais inteligente, no sentido de se reescalar de acordo com o deslocamento dos objetos da cena. Espero também que não role aquela piscada que acontece no video post.Curiosidade: por que será que a autodesk deixa em hide esses filtros? Pra vender o sp com atualização de bibliotecas? Um abração.

Compartilhar este post

Link para o post

André, pela forma que ele carrega o efeito, parece mesmo que é pós render. Renderizei uma mini-mini-mini animação só pra ver se geraria "flickers"(as piscadinhas). No meu exemplozinho(coloquei uma teapot com o efeito e uma box passando na frente dela), não ocorreu nada errado, mas li na numa matéria da 3D1 que, como ele é pós-render, está sujeito à flickers sim =/Se no seu caso for uma animação complexa, que exige um tempo grande de render, sugiro testar antes de fazer a renderização final.Quanto ao motivo da Autodesk esconder estes Shaders... Acredito que não é pra fins lucrativos, mas sinceramente, não faço idéia do porque!Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sei se é esse o motivo, mas todas as vezes em que habilitei o "streak", para dar um efeito no glare, ocorreu um erro fatal e o max foi fechado. Pode ser esse o motivo dele não estar oficialmente entre os outros filtros. O fato de que ele ainda é experimental e nada estável. Tente fazer isso que eu falei e, ao menos no max 8, é certo encerrar o programa. Testei tanto no trabalho quanto em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente deu erro.Será que algum dos Service Packs corrigem o problema?

Compartilhar este post

Link para o post

opaaaaaaaaato invadindo outras areas aki do imaster... como sou um apaixonado pelo MAX...o conheço desde a sua primeira versão FOR DOS !alguem lembra aki... precisava de CO PROCESSADOR ARITIMETICO pra funcionar e nem todos PCs da epoca tinha!legal ver o pessoal dessa area mandando bem aki!!abras e vcs me veram mais vezes pelas bandas MAX !!

Compartilhar este post

Link para o post

uahuahudesenterrei mesmo..um amigo meu FERA do PC me apresentou esse "tal" de 3d studio q na época eram 14 disketes ahuhauahuauhe nem sonhava em existir o MAX aindaabrasssssss

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.