Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

carmolim

Opiniões: Corel ou Illustrator?

Recommended Posts

meu Deus ... isso parece briga do Orkut. bom, quero responder aos "10 motivos pelo qual o coreldraw é melhor do que o illustrator"

 

10 motivos de o corel ser melhor que o illustrator

Já começou errado. Além de não serem 10 motivos, o ítem 3 está repetido. Assim, são — contanto corretamente — 14 ítens e não 10.

 

Antes de começar a rebater estas questões, quero lembrar que existe uma grande diferença entre o funcionamento dos programas. Algumas destas diferenças podem ser explicadas por ferramentas que foram patenteadas. De qualquer forma, todo usuários de CorelDRAW tenta achar no Illustrator as mesmas ferramentas, os mesmos funcionamentos e a mesma lógica de uso.

 

Sempre falo para os iniciantes de Illustrator: Esqueça o funcionamento do CorelDRAW. Não porque seja ruim ou pior, mas pelo simples fato de ser diferente. Um usuário que se amarre na funcionalidade do CorelDRAW pode ter seu aprendizado dificultado.

 

Outra coisa, discordo que o Illustrator seja menos amigável do que o Corel. Se pegar um operador de PhotoShop que nunca tenha visto Corel e Illustrator, ele vai ter muito mais facilidade em lidar com o AI.

 

Vamos lá.

 

1) Não mostra a resolução da imagem. Qualquer alteração ou recorte tem que ser feito pelo Photoshop.

É verdade. O Illustrator não mostra a resolução da imagem. Claro que se você está montando sua própria arte, já deve ter trabalhado nela.

 

Imaginando que você seja um profissional responsável, então ela já vai estar no tamanho e resolução ideais.

 

Imagem Postada

 

A janela LINK INFORMATION mostra tudo o que deveria. Localização do arquivo. Tipo de arquivo. E Escala usada. Neste caso o ideal é que esteja sempre em 100%.

 

Padrão de cores é fornecido pelo documento. O arquivo AI é que está em CMYK ou RGB. Ademais, todas as outras verificações devem ser feitas posteriormente ao fechamento, vai PitStop.

 

Isso vale para operadores de bureau que trabalham com arquivos alheios. Além do que, se for um operador responsável, de qualquer forma vai chegar a qualidade dos links da imagem. Verificar se estão em CMYK, alta resolução, inclinação e escalas correta, etc, etc, etc.

 

2) Ele não recorta foto e não faz powerclip, apenas faz uma máscara o que torna o serviço mais trabalhoso.

Essa é uma das diferenças dos programas. O CorelDRAW faz power clips... que ótimo. O Illustrator faz máscaras. Estas máscaras podem ter todas as características de um power clip. Aí vão me dizer: Mas o conteúdo do power clip não fica "selecionável" como o do Illustrator. Outra diferença dos programas.

 

Isto fica a critério de se acostumar a trabalhar com cada programa.

 

Não acredito que a forma como funcionam as máscaras do AI tornem o serviço menos produtivo ou mais trabalhoso.

 

Fora isso, recortar imagens pela ferramenta de nós do CorelDRAW pode gerar problemas sérios com a imagme. Tentem recortar uma determinada imagem e depois rotacioná-la. Fecham o arquivo AI e vejam no RIP o que acontece. Se é para fazer algo que pode dar um problema sério, ideal é que a imagem já venha recortada, inclinada e dimensionada do programa de imagens.

 

Por falar nisso.. quem defende CorelDRAW usa o quê? PhotoPaint ou PhotoShop? Bom, vamos deixar esta briga para outro tópico, né? ;)/>

 

3) No Corel eu faço qualquer trabalho sem ter que consultar os layer e isso no Illustrator é impossível.

Esta é uma grande diferença entre os programas.

O Corel tem o rescurso de layers. Usa quem quer. Usa quem vai trabalhar com um mesmo lay-out em vários idiomas... tanto faz.

 

As layers do Illustrator são melhores apresentadas do que as do Corel. Se for para fazer um trabalho em uma única layer, então a organização dos documentos fica parecida. Agora, se for para usar várias layers aí o Illustrator é muuuuuito melhor do que o CorelDRAW.

 

3) A exportação do serviço em JPG para o cliente aprovar é TERRÍVEL. não tem opção de dimensionar o trabalho para exportar e mais uma vez tive que levar para o Photoshop.

Percebe que este camarada é meio preguiçoso... Eu trabalho com pelo menos 5 programas abertos por vez. Um completa o outro.

 

Quando quero enviar um documento para aprovação faço isso via PDF em baixa resolução só nisso já uso: Illustrator + Distiller + Acrobat Reader.

 

Quando quero enviar imagem, tenho duas saídas: ou uso captura de tela do Mac OS X ou copio tudo e colo para o PhotoShop e salvo o JPG que quiser.

 

Novamente temos todas as opção de que precisamos.

 

Veja a tela de exportação do Illustrator

 

Imagem Postada

 

Estão presentes

 

qualidade

modelo de cor

resolução

 

Se quer exportar com um determinado tamanho, dimensione o arquivo antes de fazer isso. Não parece lógico?

 

4) Para abrir o trabalho e salvar leva o dobro do tempo do Corel

Depende. O Corel, por exemplo, não linka as imagens por padrão. Ele as embute no arquivo. No illustrator as imagens são linkadas, como no PageMaker, InDesign, etc.

 

Só isso já faz com que os arquivos do Illustrator fiquem menores.

 

O que acontece é que os usuários deixam todas as opções de salva ativadas. Desta forma, o Illustrator gera uma espécie de PDF anexo ao documento.

 

Experimente salvar um documento do Illustrator com as configurações abaixo e analise o resultado.

 

Imagem Postada

 

Perceba que a única opção que deixei ativada foi a de compactação. Isso deixa o documento muito leve.

 

5) A janela de impressão é super inferior a do Corel

Neste caso acredito que estão presentes as questões de patente. Realmente o Corel tem opções de impressão muito boas. Opções de imposição básica fazem diferença neste quesito.

 

BUT

 

Alguém já tentou fechar um arquivo no Corel usando PostScript driver? Ou apenas aquele genérico...

Alguém já comparou a compatibilidade de um PDF do Corel em relação a um PDF do Illustrator?

Alguém já fez analises detalhadas nos PDFs gerados pela impressão de um PS em ambos os softwares? Inclusive com PitStop

 

A janela de impressão do Corel é boa. Mas a impressão em si fica a desejar. E o que importa para o cliente?

 

6) TODA VEZ QUE EU ARRASTAVA O CURSOR PARA SELECIONAR UM OBJETO ELE SELECIONAVA TODOS QUE ESTIVESSEM NA ÁREA DE SELEÇÃO. Essa opção no Corel só seleciona o objeto que estiver todo cobertor pela seleção.

Característica do programa.

Inclusive o Corel tem opção para trabalhar assim.

 

Esta função é marca do Illustrator e também era no FreeHand. Eu, que sou usuário do Illustrator, detesto ter que selecionar um objeto por inteiro para pegá-lo.

 

7) DÁ PAU. Não me venha com esse papo de estabilidade do Illustrator. O Corel na versão 8, 10, 12 e 13 são tão estáveis quando o Illustrator.

Dá paw sim. E isso sempre é culpa do usuário. Nunca é culpa nem do Corel nem do Illustrator. É o teimoso do usuário que quer usar recursos como recortar imagem direto no Corel. Quer usar transparências. Quer usar sombras.

 

O que define a qualidade do arquivo gerado é a experiência e boa sensatez do operador.

Usuários teimosos > arquivo com pau. Tanto no Illustrator como no Corel.

Usuários experimentados > bons arquivos. No ai e no cdr.

 

8) No Corel para você alinhar objetos é muito mais rápido do que no Illustrator.

Isso é uma ignorância de quem não sabe trabalhar com os dois programas.

Hoje, que estou acostumado ao funcionamento do Illustrator, acho sua forma muito mais eficiente.

 

Vejam no meu fórum como isso funciona:

 

[ÚTEIS] Dica para alinhamento no Illustrator | All4PG

 

Mais fácil impossível!!!

 

9) Não possuí nenhuma tela para edição de texto. Toda vez que tive que alterar um texto era necessário dar um zoom + e depois zoom - para voltar a tela.

???

 

Lembro que o FreeHand tinha um editor de texto muito bom. Corel e Illustrator — para mim — tem a mesma qualidade de editar um texto, ou seja, deixa para o Word, para o Bloco de Notas, para o Editor de Textos, etc.

 

Nem o Corel nem o Illustrator foram feitos para isso.

 

10) Não possui uma opção para levar o trabalho para o birô. No Corel tem essa opção e ele junta todo o material necessário para isso.

O nome deste recurso é Package, mas no Corel se chama OUTPUT TO BUREAU. O AI não tem, mas precisa mesmo? Se foi você que montou sua arte, acredito que tudo esteja organizado. Tudo dentro de uma mesma pasta, ou seja, fontes, imagens, etc, etc, etc.

 

E, se sentir tanta falta deste recurso, exporte sua ilustração para o InDesign. Ele têm Package.

 

11) O Illustrator não tem nenhuma opção para trabalhar com imagem.

Tem sim. Vários efeitos (effects) são aplicáveis às imagens. Mas, fala sério, para que o Illustrator editaria as imagens se tem o PhotoShop para isso? Basta clicar no ícone EDIT ORIGINAL e o PS se abre. Quer editor melhor?

 

12) Não trabalha com páginas!!!!!!!

Lógico! Tem o InDesign para isso.

 

13) Fica um monte de tela na sua frente e isso atrapalha muito o andamento do trabalho. Isso é tão terrível que só agora, na versão do Illustrator CS3, a Adobe resolveu "colar" as paletas nos cantos (Se isso não atrapalha, porque alterar agora?).

Isso é opção do usuário. Você pode montar seus "sets" de janela e salvar seu workspace. Fora que com um toque em TAB tudo some e aparece. Simples demais para a cabeça dos corelmaníacos.

 

--

 

Bom, agora minha vez:

 

1. CorelDRAW não cria Pantones personalizados. Eu consigo, no Illustrator, criar um determinado vermelho C 0 M100 Y100 K20 e faço disso uma cor SPOT. Posso criar um verniz. Posso criar um Branco e pintá-lo de amarelo para ver se está ok. Isso o Corel não faz.

 

2. Não tem integração com o PhotoShop (nem vou falar Suíte Creative), que é a mais importante ferramenta de edição de imagens. Não copia e cola de um para outro. Para jogar um rascunho vetorial no PS com transparência é um inferno. Precisa exportar um JPG e usário em multiply ou um EPS.

 

3. Quase todas as ferramentas interativas do Corel dão problema no fechamento.

 

4. Ao usar uma imagem PSD com fundo transparente, corre-se um enorme risco de problemas ao girá-la e redimensioná-la (embora esta prática não seja recomendada, muitos operadores a executam. aí dançam com o CorelDRAW quando ripam a imagem).

 

5. Muito mais problemas com fontes do que o AI. Mesmo com fontes de qualidade. E TOME WEBDINGS.

 

6. Problemas ao se fechar arquivos sem o PostScript correto.

 

7. Problemas sérios ao se converter fontes manuscritas em curvas.

 

Bom, é isso...

 

Abraços a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2. Não tem integração com o PhotoShop (nem vou falar Suíte Creative), que é a mais importante ferramenta de edição de imagens. Não copia e cola de um para outro. Para jogar um rascunho vetorial no PS com transparência é um inferno. Precisa exportar um JPG e usário em multiply ou um EPS.

O Corel tem integração com o Corel Photo Paint hauhauhauahuahuahauahuahuah (Desculpem não resisti)

 

Muito bom seu post alx.

 

Depois deste tópico aprimimorei ainda mais aquele ditado: "Política, futebol, religião e programas vetoriais não se discutem"

 

E ae vai rolar o "mão na massa"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. CorelDRAW não cria Pantones personalizados. Eu consigo, no Illustrator, criar um determinado vermelho C 0 M100 Y100 K20 e faço disso uma cor SPOT. Posso criar um verniz. Posso criar um Branco e pintá-lo de amarelo para ver se está ok. Isso o Corel não faz.

HA??? Você CONHEÇE O COREL??? Ele cria a cor e cria uma paleta personalizada, isso que você falou, nao fez sentido...

 

2. Não tem integração com o PhotoShop (nem vou falar Suíte Creative), que é a mais importante ferramenta de edição de imagens. Não copia e cola de um para outro. Para jogar um rascunho vetorial no PS com transparência é um inferno. Precisa exportar um JPG e usário em multiply ou um EPS.

HA??? Você CONHEÇE O COREL??? transparência?? png amigo! e sim os dois trabalham bem, eu uso os dois!

 

3. Quase todas as ferramentas interativas do Corel dão problema no fechamento.

Você não sabe trabalhar com o corel

 

4. Ao usar uma imagem PSD com fundo transparente, corre-se um enorme risco de problemas ao girá-la e redimensioná-la (embora esta prática não seja recomendada, muitos operadores a executam. aí dançam com o CorelDRAW quando ripam a imagem).

Salva em png!!!!

 

5. Muito mais problemas com fontes do que o AI. Mesmo com fontes de qualidade. E TOME WEBDINGS.

Webdings?? você nao gosta?? não sabe o q ta perdendo... e o problema com a fonte, não é culpa do corel, mas sim de quem ta mechendo que não soube trabalhar com a fonte.

 

6. Problemas ao se fechar arquivos sem o PostScript correto.

PostScript.. legal isso, mas não preciso dele sabendo fazer um bom e velho bureau. cada programa no seu lugar :)/>

 

7. Problemas sérios ao se converter fontes manuscritas em curvas.

Serio??? comigo nunca deu problema

 

Bom.. muito bom post o dele

Assim que é bom... lança a bola que agente rebate

Assim vamos tirando nossas duvidas com relação aos programas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só quero ver o circo pegar fogo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oba! briga!!!

 

Cartunista, vou tentar te lembrar uma coisa que nortei o que eu disse, ok? Talvez tenha esquecido, pq o tópico já está grande...

 

Mas veja:

mas agora queria saber quais são as vantagens, de um e de outro, e qual é mais utilizado pela indústria gráfica e por que..

 

Por isso,

 

1. CorelDRAW não cria Pantones personalizados. Eu consigo, no Illustrator, criar um determinado vermelho C 0 M100 Y100 K20 e faço disso uma cor SPOT. Posso criar um verniz. Posso criar um Branco e pintá-lo de amarelo para ver se está ok. Isso o Corel não faz.

HA??? Você CONHEÇE O COREL??? Ele cria a cor e cria uma paleta personalizada, isso que você falou, nao fez sentido...

 

Não cria cores spot. O Corel faz uma paleta personalizada... mas ele faz destas cores CORES SPOT? OU CORES PANTONES? Se você criar um determinado tom de vermelho, pode ajustá-lo de forma a sair como uma cor especial?

 

Estudei até o X3, e nele não fazia isso.

 

Não estou falando de criar paletas personalizadas (coisa q o illustrator também faz), estou falando de cores SPOT, ok?

 

2. Não tem integração com o PhotoShop (nem vou falar Suíte Creative), que é a mais importante ferramenta de edição de imagens. Não copia e cola de um para outro. Para jogar um rascunho vetorial no PS com transparência é um inferno. Precisa exportar um JPG e usário em multiply ou um EPS.

HA??? Você CONHEÇE O COREL??? transparência?? png amigo! e sim os dois trabalham bem, eu uso os dois!

 

Faz isso com um simples CTRL C + CTRL V?

 

3. Quase todas as ferramentas interativas do Corel dão problema no fechamento.

Você não sabe trabalhar com o corel

 

Amigo, não fale bobagens. Antes de dizer que eu não sei trabalhar com Corel, procure se informar sobre quem sou eu.

Eu fui administrador aqui do WebForum na parte de design. Trabalho com Produção Gráfica há quase 10 anos. Atualmente gerencio todas as artes de AmBev e Pepsi na área de embalagens primárias, secundárias e terceárias.

 

Conheço CorelDRAW desde a versão 4, do tempo das estrelinhas... você faz uma idéia do que eu esteja falando?

 

Conheço illustrator desde a versão 7.

 

Conheço PhotoShop desde a versão 4.

 

E ainda fala q eu não sei trabalhar com Corel? Vamos levar esta conversa, ainda que em opiniões opostas, com o mínimo de respeito, ok?

 

 

4. Ao usar uma imagem PSD com fundo transparente, corre-se um enorme risco de problemas ao girá-la e redimensioná-la (embora esta prática não seja recomendada, muitos operadores a executam. aí dançam com o CorelDRAW quando ripam a imagem).

Salva em png!!!!

 

Novamente quero lembrá-lo que estamos falando do uso do CorelDRAW para gráfica, não para web.

 

PNG não serve para gráfica. Não serve nem para impressão digital. Como diria no Twitter #fail.

 

5. Muito mais problemas com fontes do que o AI. Mesmo com fontes de qualidade. E TOME WEBDINGS.

Webdings?? você nao gosta?? não sabe o q ta perdendo... e o problema com a fonte, não é culpa do corel, mas sim de quem ta mechendo que não soube trabalhar com a fonte.

 

Não fale bobeira. Pergunte para qualquer pessoa aqui que já tenha trabalhado em bureau e vai entender porque todo operador de pré-press pede as artes em curvas.

Mesmo assim o Corel quando converte textos em curva gera pontos excedentes.

 

6. Problemas ao se fechar arquivos sem o PostScript correto.

PostScript.. legal isso, mas não preciso dele sabendo fazer um bom e velho bureau. cada programa no seu lugar smile.gif

 

Pelo jeito você nem sabe do que estamos falando.

Procure saber a importância do velho e bom PostScript para a área gráfica.

Depois disso, procure saber sobre a qualidade dos arquivos fechados em CorelDRAW.

 

7. Problemas sérios ao se converter fontes manuscritas em curvas.

Serio??? comigo nunca deu problema

 

Desculpe, mas depois de tudo o que você falou, não dá pra acreditar muito nisso.

 

você sabe que tipo de problemas acontecem? Escreva "Não sei nada de nada de produção gráfica" com a fonte Shelley Script (se não tiver eu te passo, ok?) e depois converta este texto em curvas. Analise o encaixe das fontes e veja se não fica uma "bolha" ali.

 

Qualquer operador de pré-press já passou por isso.

Menos você, ao q parece.

 

¬¬

 

Bom.. muito bom post o dele

Assim que é bom... lança a bola que agente rebate

Assim vamos tirando nossas duvidas com relação aos programas

É isso aí.

Mas lembre-se, antes de responder um post, procure saber com quem está conversando.

Se em algum momento eu fui um pouco mais ríspido, foi para você ver que está falando com o TIO ALX.

Pergunte pra qualquer um aí.

 

Depois a gente conversa.

qq coisa, entra no http://all4pg.com e veja mais sobre meu material.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RPZ... Nada de brigas... foi mal por algumas palavras

pelo visto você é profissional

Agora sei quem é você... te conheço do forum wmo e mxstudio

e estudando com cuidado, tenho que adimitir que você estava certo com respeito as cores spot

dizer que você nao sabe mecher no programa.. foi tolice!

e com respeito ao PostScript, realmente ele é importante, nunca disse o contrário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seja bem vindo ao grupo de pessoas que eu admiro. ;)/>

 

abrass e continue assim, brother. enfrente a todos e mantenha sua opinião até q te provem o contrário. qdo isso acontecer, assuma seu erro e bola pra frente. errando a gente aprende. acertando, só faz a obrigação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só abrindo um adendo aos 10 motivos para usar corel,,,,

 

 

versões 8, 10, 12, (pares) são mais estaveis??? da onde??? há até um mito que só as veroes impares do corel que funcionam... e mito ou não, concordo, sempre notei que as versoes pares são mais pesadas...

 

Outra... sobre a resolução da imagem??? de qual versão de corel esá falando???

tem versao que mosta e tem versao que não... e aque mostra a resolução nao mostra o nome da imagem e vice e versa...

 

bom.. era isso... agora vou continuar lendo o resto do tópico,q ue a briga tá boa...

 

futebol. religiao e vetoriais.. iuahaiuhiua boa.... bem sacado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu todavida utilizei o Corel e agora estou aprendendo o Illustrator. Mas de cara já concordo com 2 coisas: O Corel tem realmente problemas com fidelidade de cores e o Illustrator, assim como toda família Adobe, é mais robusto. Mas para por aí.

Os programas são totalmente diferentes quanto a vetorização e tratamento de imagens.

 

Bom, fora os problemas já citados com relação a paginação e a redimensão de imagens do Illustrator existem muitos outras diferenças que fazem do Corel mais agradável e mais produtível sobretudo em trabalhos com vetores.

 

Como não sou um expert em Illustrator vou colocar como perguntas?

 

CARACAS!!! NÃO TEM "ZOOM PARA SELEÇÃO" NO AI? "que ridículo"

AS IMAGENS PERDEM RESOLUÇÃO QUANDO REDIMENSIONADAS?

O AI NÃO UTILIZA O DUPLO-CLIQUE DO MOUSE? "que desperdício de recurso"

 

Quando estou editando vetores no Corel e pressiono F2 pra dar um zoom em um node em particular, depois de dar o zoom a ferramenta zoom some e dá lugar para a ferramenta de edição - isso é muito prático e rápido - Não vi nada parecido no AI.

 

Para adicionar mais um node na linha basta dar um duplo-clique, e para deletá-lo basta dar um duplo-clique no node. Muito mais rápido do que o esquema de pressionar a tecla P, +, - e o A do Illustrator.

 

Tudo bem que estes pequenos detalhes não são nada, mas se juntarmos vários destes detalhes veremos que o Corel se sobressai ao AI em muitos aspectos quanto a vetorização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais aprendo sobre vetores no Illustrator mais fico decepcionado.

Não consigo uma forma de fazer um nó simetrico "symmetrical node" igual do Corel.

Nem um "line smooth node" igual do Corel ou "connector point" igual do Freehand dá pra fazer. Cumé quié?

 

Alguem conhece uma meneira de fazer isso com as ferramentas do Illustrator?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já viram isso:

 

 

e tem outros...

 

Agora expliquem: Como um soft profissional consegue sobreviver sem uma barra de propriedades?

Mas eu gosto do Bloco de Notas, ele nunca dá pau.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O illy tem tudo do corel e mais um pouco portanto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda prefiro o illy, essas deficiência pouco decrementam da eficiência do software.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu trabalho com artes e constantemente uso tanto o corel quanto o illustrator.

 

E depois de algum tempo trabalhando com ambos,mas com um detalhe,corel no PC e illustrator no MAC, cheguei a uma conclusão...

 

Minhas máquinas de impressão só usam PC (vocês já sabem pq)vício antigo dos Brasileiros, e eu só uso mac para editar as imagens.

 

Foi ai então que cheguei a seguinte conclusão:

 

O COREL É UM SOFTWARE BURRO!

 

Ele modifica drásticamente a tonalidade das cores quando fechado em um arquivo que não seja CDR.

 

Não adianta fãs de corel dizerem nada,é fato!

 

Como li acima,tb uso o inkscape e o acho sensacional tb.

 

O corel é um software ultrapassado,que se limita a existir graças ao vício de seus usuários e o temor em usarem outro programa para que assim,ninguém perceba suas deficiências...

 

Reintero, uso illustrator em um macbook pro 4 gb (placa de vídeo de 1gb) e corel em um sony vaio 3gb windows 7 (placa de video 512).

 

E Não tem comparação mesmo, muitos artistas digitais,para os quais reproduzo suas obras de arte,insistem em usar corel, mesmo quando eu os levo para meu escritório e mostro no "passo a passo" pq eles não devem mais usar o corel...

 

Ele além de deixar as imagens "lavadas", não reconhece de forma significativa as variaçãoes de tonalidades (principalmente no preto "K" e magenta "m").

 

Pra quem está começando agora, não tenha vergonha,junte um pouco mais,vá de mac e illustrator. Pra quem já está no ramo,não tenha vergonha tb e faça o mesmo...

 

Mas infelizmente,ainda aqui no Brasilis (e não só no Brasilis tb,pois faço alguns trabalhos para "gringos") ainda existe a mania de "no que é bom não se mexe", quando deveria ser "no que é bom não se mexe, por isso eu troco pelo melhor", e o melhor é illustrator no mac...

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, só estou dando minha opinião pra concordar com uma coisa.

 

Corel é sim para amadores e micreragem.

 

Motivos:

 

Qualquer pessoa que utilize um programa vetorial com seriedade, quer fidelidade de cores. O corel fode com tudo, fora aquela paleta de cores vomitada que ele tem.

 

Os presets e plug-in do Illustrator que são uma mão na roda.

 

Ser compativel com qualquer programa ADOBE. Sem frecura, só drag and drop.

 

Não tem Corel pau!!!! Olha como ex-usuario de Corel, eu cansei de perder arquivos e eram arquivos mixurucas comparados aos que trabalho hoje que são para matar meu notebook, em média de 500mega a 1 giga de vetores e texturas. O Corel chora quando você resolve complicar.

 

Em termos de facilidade, a unica grande vantagem do corel se chama caixa de alinhamento, que sim, é melhor que da Adobe e os Nós, que você vetoriza numa facilidade da p****. Então, se você quer diagramar algo simples, chulé, feito um livro básico, Corel é seu programa, qualquer outra coisa, In Design.

 

 

As gráficas usam corel, porque lá só tem COREL MAN como empregado. Quem é bom, muito bom, não trabalha em gráfica. Desculpem, mas é verdade. Quem é profissional no meio aqui e já não teve vontade de enforcar um atendente de gráfica que imprime seu arquivo mais escuro porque tem que jogar no corel?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No corel x5 as cores ja vem com fidelidade, podendo assim finalmente confiar

 

 

será?

 

NOssa li todos os coments deste tópico, muito bom o debate.

 

 

Uma coisa o Corel tem com relação ao AI, ele é muiiiiiiiito simples de se mecher e de entender. Acho que por isso até hoje muitos o usam. AI é para profissional mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.