Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pantoja

Criação de Encarte e Capa de CD

Recommended Posts

EAaeee Galera mó tempo q não uso meu direito de pedir ajuda aqui na minha casa. Chegou a minha vez. Tb sou Filho de Deus ne? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif srsr

mas aee seguinte, to fazendo uma capa de CD para uma banda de Reggae aqui do estado chamada MACUCOS( www.bandamacucos.com.br ). O pessoal não é grande e tal daí resolvi ajudar e tal e cobrar ate um preço camarada pela arte! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

até ai bele..

descobri o tamnho da capa de CD depois comecei a pesquisar sobre o Encarte e vi que tudo éra "quadrado" tudo 120x120mm co sangria de 3mm até ai ta bele... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif

o meu problema começa qdo se trada das exigencias de impressão. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif Sei que tem detalhes que pode passar desapercebido e se isso acontecer sobra pra quem fez a arte.. eu to ate pensando em fazer as partes sepadaras e entregar "aberto" pra eles montarem o encarte lá....

pow se alguem puder me dar uma ajuda com relação a essa parada aee agradeceria demais...

algumas perguntas:

serão 13 musicas e acredito que cada musica deva ocupar uma página de 120x120mm ne?

no site da sonoPress ( http://www.sonopress.com.br/1402.0.html ) eles disponibilizam o que é necessário para criar um CD de Audio ou DVD ou qquer coisa q eles trabalhem lá.. uma boa iniciativa deles.. facilita muito pra todos os lados...

mas nao to entendendo o arquivo de tamanho do CD nem sei se é necessário que eu entenda dakilo( to preocupado) pois tenho pouco tempo os caras pressionando.. srsr "Pantoja o CD tem q sair logo, tem q sair ate Dezembro"! é mole?

mas continuando...

tem uma coisa chamada: "Recomendação dos fotolitros para os Rotulos" é um arquivo que esta para download no site lá da sonoPress http://www.sonopress.com.br/fileadmin/braz...o_fotolitos.pdf

nao entendi UMA SO LINHA

esse outro arquivo aki tb to na duvida...

http://www.sonopress.com.br/fileadmin/braz...a_sao_paulo.pdf

nossssa é muiiita coisa! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif

bem vo parar por aki.... desculpem a imensidão da minha dúvida, mas penso eu que qto mais info detalhada mais facil do pessoal ajudar aeee...

Abrasss http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

PS. por favor não me peçam pra me guiar por um encarte! Eu não tenho.. rsr nao sou muito fã de CDs prefiro musicas em MP3 mesmo... hehhee

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

grande pantoja, tens todo o direito de pedir F1, depois de inúmeras contribuições pra galera.

seguinte, espero poder ajudar, mas agora tô sem tempo pra ler todos esses links q você postou.

no resumão, você precisa ver o tamanho das letras das músicas, pq se tiver 13 músicas e cada uma ocupar 12x12cm você vai precisar no mínimo de 15 faces no encarte, vai ficar bem grosso.....

já reparei que essas letras vêm bem pequenas nos CDs; então se você usar uma fonte corpo 8pt já vai rolar. e ocupar 12x12 com uma música só se a letra for muito grande.......

daí tenta jogar umas 3 músicas por face, umas 4 faces pra letras+capa e contra-capa (agradecimentos, ficha técnica e bla bla bla) já fica legal - veja se consegue no máximo 3 dobras, ou 8 faces (FV) de 12x12, fica melhor....

pros caras economizarem, se a tiragem do CD for pequena, faz em couche 115, impressão digital, refila, dobra e enfia nas capinhas um a um (se a banda for grande sai mais rápido http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif ).

e mais: cria teu arquivo no formato aberto, de repente não vai precisar se limitar aos 12x12, mas vai ficar p. ex. com 48x12cm, vai te dar mais liberdade na criação, daí as letras podem flutuar no layout, não se prendendo às faces.

como eu sei que você é photoshopmaníaco, lembre-se que os textos são pequenos hein. trabalha eles no illustrator, no corel, no indesign......

qq coisa, grita ae. sucesso na empreita! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado efata... já é um começo...mas se puder me ajudar la nos links cara... pelo menos dizer os que eu precisaria...puts é f...... ser leigo!kkkkto perdidão nakels montes de arquivos....e nos nomes tecnicos de impressão e tal...HELP-ME srsraee tem algum glossário e tal de impressão para leigos? deve ter... arruma aeeeee ALX cade você ado mais precisamos!!????lembro-me que você disse q qdo alguem precisasse era so GRITARRRRRRRRRRRRRRRRRrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Compartilhar este post

Link para o post

ae Pantoja, vamos lá:

link 1: a Sonopress deixou tudo mastigado ali, tá explicando as informações obrigatórias que deverão constar no rótulo, as medidas para vários tipos de encartes, e até as logomarcas obrigatórias.

além disso, tem todas as condições comerciais para produção do material.

link 2: traz as especificações exigidas para os fotolitos - entendo que você deve enviar os fotolitos para eles realizarem o trabalho, certo? então, com você é apenas o tamanho das fontes - mínimo corpo 6pt - e a resolução (ali consta 120lpi, então teu arquivo no mínimo 240dpi - faz nos 300dpi de sempre e boa) o resto é com o cara do bureau. se você for obrigado a enviar o fotolito pronto, apresente essas informações pro bureau, os caras TEM QUE entender tudo que tá escrito lá, senão não são profissionais http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

link 3: mais recomendações pro bureau, e novamente o tamanho 6pt para as fontes.

resumindo: tua arte em cmyk-300 dpi, tiff ou jpg quali12, arquivo com as medidas de um dos formatos especificados no site, texto com fonte mínima de 6pt feito em software vetorial e fechado por lá, e mais aquelas logos e informações obrigatórias no verso e é isso aí. ah, e mais o fotolito do jeito que eles querem e uma print acompanhando.....

PS: se todos os trampos tivessem o prazo até dezembro pra fazer, que maravilha.... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

cara obrigado mesmo pela ajuda..mas nao entendi o lance do fotolito!pode me explicar melhor?isso seria a separação das cores?eu entendo q usarei as 4 cores ne? pois vou fazer a arte em RGB mesmo e depois no fim converto para CMYK.. bem entendo q nao dará problema...e outra eu mando todas as partes separadas e lá eles juntam? é isso?você ja fez esse lance de capa de CD efata?ta tenso aki...a maioria do ponto q você explicou eu tinha entendido.. esses lances das logos obrigatorias e tal....eu to perdido na info técnica... do lance dos fotolito e das cores q eles desmembraram no link q te dei..pq fizeram isso e o que querem dizer com isso??abrass cara e vlw a força!

Compartilhar este post

Link para o post

...mas nao entendi o lance do fotolito!......eu entendo q usarei as 4 cores ne? pois vou fazer a arte em RGB mesmo e depois no fim converto para CMYK.. bem entendo q nao dará problema...e outra eu mando todas as partes separadas e lá eles juntam? é isso?... do lance ....das cores q eles desmembraram no link q te dei..

pelo q entendi, pra Sonopress fazer teu CD eles exigem que a parte gráfica seja enviado o fotolito pronto e uma print da arte. por que? porque a impressão é por conta deles e eles não possuem bureau próprio para gerar os fotolitos. me corrija se eu estiver errado, foi isso q entendi.então para você realizar o trabalho completo ou você faz a arte e manda os caras da banda arrumarem um bureau ou você arranja um bureau e entrega os fotolitos pro pessoal da banda.não vai ter jeito, você vai precisar de um bureau, e aí as informações referentes a angulação de cores, lpi e etc são orientações para o bureau realizar o serviço, entendeu?quanto a fazer a arte em RGB e no final converter pra CMYK tem gente q faz assim, eu prefiro já começar em CMYK, tanto para já ver um layout mais próximo do produto impresso como para evitar de esquecer de converter o arquivo no final.sobre a separação, sendo do jeito que entendi, eles vão pegar teu fotolito e imprimir o material lá, monitorando pela print.nos links que acessei não vi nenhum desmembramento de cores, pode dizer especificamente onde está isso?um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

aff...to ocupado com a produção de uma peça de teatro, mas pelo que olhei rápido, no link tem indicações e obrigações técnicas, como inclinação das retículas, densidade dos filmes, etc.isso tudo é responsabilidade de quem produz o fotolito.***naquele segundo link eles informam os limites de posicionamento, ou seja, onde pode e onde não pode ter desenho. segue aquilo como limitação.a questão dos números AA0000000000000000000 (sei lá qtos zeros) é a cargo da empresa que produz os CDs e isso está bem claro no PDF informado.bom, eu preciso ler com mais tempo, mas por alto é isso... quase tudo o que te assustou é responsabilidade do bureau que vai preparar o fotollito, de resto, o que você precisa se preocupar é com a questão dos limites de posicionamento.=)

Compartilhar este post

Link para o post

aff...to ocupado com a produção de uma peça de teatro, mas pelo que olhei rápido, no link tem indicações e obrigações técnicas, como inclinação das retículas, densidade dos filmes, etc.isso tudo é responsabilidade de quem produz o fotolito.***naquele segundo link eles informam os limites de posicionamento, ou seja, onde pode e onde não pode ter desenho. segue aquilo como limitação.a questão dos números AA0000000000000000000 (sei lá qtos zeros) é a cargo da empresa que produz os CDs e isso está bem claro no PDF informado.bom, eu preciso ler com mais tempo, mas por alto é isso... quase tudo o que te assustou é responsabilidade do bureau que vai preparar o fotollito, de resto, o que você precisa se preocupar é com a questão dos limites de posicionamento.=)

entaum o fotolito e a arte em si nao tem nada haver nao ne?posso fazer minha arte em paz aki.. mandar pro cara do fotolito e tal em TIFF que o resto ele faz ne?espero q seja isso!!abrass amigo e vlw pela moral aeeeeeeee

Compartilhar este post

Link para o post

lembra o que eu falei lá encima?"resumindo: tua arte em cmyk-300 dpi, tiff ou jpg quali12, arquivo com as medidas de um dos formatos especificados no site, texto com fonte mínima de 6pt feito em software vetorial e fechado por lá, e mais aquelas logos e informações obrigatórias no verso e é isso aí. ah, e mais o fotolito do jeito que eles querem e uma print acompanhando....."pra você ficar tranquilo, digo que "não tem nada a ver" a arte com o fotolito. mas no fundo tem a ver sim, pq se você não fizer tua arte em condições do bureau dar saída, dançou.faz como está citado aí encima, arranja um bureau, faz os fotolitos e assunto encerrado. você é capaz de muito mais que isso, pantoja.

Compartilhar este post

Link para o post

lembra o que eu falei lá encima?

"resumindo: tua arte em cmyk-300 dpi, tiff ou jpg quali12, arquivo com as medidas de um dos formatos especificados no site, texto com fonte mínima de 6pt feito em software vetorial e fechado por lá, e mais aquelas logos e informações obrigatórias no verso e é isso aí. ah, e mais o fotolito do jeito que eles querem e uma print acompanhando....."

pra você ficar tranquilo, digo que "não tem nada a ver" a arte com o fotolito. mas no fundo tem a ver sim, pq se você não fizer tua arte em condições do bureau dar saída, dançou.

faz como está citado aí encima, arranja um bureau, faz os fotolitos e assunto encerrado.

você é capaz de muito mais que isso, pantoja.

rappaz aki não vem ao caso capacidade, e sim, responsabilidade com as coisas dos outros meu velho!

capacidade é eu conseguir fazer a arte e isso ja ta pronto!

minha preocupação é em detalhes técnicos que gosto de saber pra nao dar zebra pois qdo mexemos com dinheiro a coisa não fica só no amadorismo já vira proficional!

portanto preciso de muitos detalhes e ate agora nao os tenho...

mas aos poucos eu sano minhas duvidas e as coisas se acertam!

Obrigado por tudo Efata e Alx!

Compartilhar este post

Link para o post

peraí!primeiro, se estamos falando de trabalhar corretamente, esqueçam isso de mandar em JPG e TIF. tem que mandar o arquivo aberto de forma que se o bureau precisar alterar alguma coisa, eles consigam. se mandar em tif ou qualquer formato bitmap vai ser difícal qualquer ajuste.***as suas responsabilidades são em posicionar os elementos de acordo com aquelas dimensões do site/pdf. isso é responsabilidade sua.outras responsabilidades:1. definir as cores2. qualidade das imagens3. cores em cmyk4. conteúdo dos textos5. aprovação do lay-out junto ao cliente6. acompanhar o processo de produção, para, caso necessário, corrija algum detalhe.enfim, suas responsabilidade são muitas. algumas das que estão no pdf são do bureau.e é sua responsabilidade informar estas especificações técnicas ao bureau. ou seja, tira um print e envia junto com os arquivos.lembre-se: peça para que seja criteriosamente revisada todas estas especificações técnicas em relação ao fotolito.abraços e boa sorte.aLx

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas informaçoes esclarecedoras amigo...uma coisa q tava aki martelando em minha mente era...pow e se eu mandar FECHADO? e os caras precisarem mexer nas paradas?ai tava quese nem durmindo por isso( rsrs aki é um certo exagero) mas vlw mesmo...mandarei aberto como disse...Alx, se tiver ai um template de um Corel ou Indesign para mandar encarte junto com capa aee cara eu agradeço!!e farei um pargunta baseado nisso q pedi acima.. caso nao tenha... que prog você aconselha eu mandar o arquivo?pa a ARTE do cd eu mando fechado, digo, faço a arte normal e jogo dentro do Corel ou Indesign certo? e as fontes ponho pelo Corel ou Indesign certo?e deixo estes arquivos nas maos dos caras nao é?acho q é isso!espero q de tudo certo..to aki tenso por causa dessa parada!!vlw por tirar um tempinho aeee dos afazeres e dar uma moral ao amigo aki!abrass

Compartilhar este post

Link para o post

pow e se eu mandar FECHADO? e os caras precisarem mexer nas paradas?

antes de mais nada, vamos esclarecer o que é DE FATO um arquivo fechado...

arquivo fechado é PS e PDF, onde várias informações para a ImageSetter já foram inseridas no arquivo. algumas pessoas consideram o arquivo PDF como aberto, mas a partir do momento que ele é gerado de um arquivo PS (e PELO AMOR DE DEUS, não criem PDF a partir de "salvar como PDF", "Export as PDF" ou "Publish as PDF"... estes PDFs não se destinam à pré impressão)

arquivos TIF e JPG são bitmaps passivos de edição, mas com poucas ferramentas para tal. no seu caso específicamente ainda temos um complicador... você vai trabalhar com caracteres minúsculos, da ordem de corpo 4 ou 5. isso em bitmap serrilha pra caramba.

por isso vai precisar mandar a arte vetorial. CDR, AI ou FHxx.

junto com o arquivo nativo do seu editor vetorial, vai precisar enviar os arquivos de ilustração, como PSD, TIF, JPG, etc. e também as fontes.

ALÉM DISSO...

e isso é muito importante, vai precisar enviar as instruções para o bureau fechar o arquivo, conforme explicado pelo PDF que você nos mostrou.

... se tiver ai um template de um Corel ou Indesign para mandar encarte junto com capa aee cara eu agradeço!!

não, não tenho. mas pra isso basta pegar um encarte mais ou menos como você quer e se basear nele, tipo, dimensão, posicionamento dos textos, cores, etc.

mas lembre-se: são impressões diferentes. a "estampa" do CD vai ser um fechamento... tipo silkscreen. já o do encarte vai ser em offset.

melhor deixar isso bem explicado, pois corre o risco de ter um impresso em offset com lineatura de silkscreen.

só pra você ter noção: silk - de 30 a 70lpi / offset - de 133 a 200lpi.

CUIDADO, OK?

e farei um pargunta baseado nisso q pedi acima.. caso nao tenha... que prog você aconselha eu mandar o arquivo?

mande o arquivo do encarte em qualquer editor de texto... quarkxpress, indesign ou mesmo pagemaker.

isso pro bureau tanto faz.

a ARTE do cd eu mando fechado, digo, faço a arte normal e jogo dentro do Corel ou Indesign certo? e as fontes ponho pelo Corel ou Indesign certo?

o arquivo da "estampa" do CD pode ser enviado direto no arquivo vetorial. não precisa exportar um EPS para colocar no paginador.

faça as imagens pelo PhotoShop e os vetores pelo CorelDRAW, se for sua opção.

manda junto as fontes e as imagens.

=)

Compartilhar este post

Link para o post

Alx, Obrigado denovo meu velho...

Marinheiro de primeira viajem é F.......

ainda bem que você esta compreendendo minha preocupação amigo. Nao posso errar. Quero que fique tudo bem organizado.. e agora com suas dicas ja clareou bem minha mente aqui!

Ja fiz a arte da capa e deve ser esta aqui ó..

http://img218.imageshack.us/my.php?image=c...2pantojajn3.jpg

os caras ficaram de aprovar... essa ja e uma segunda versão e creio q fique esta mesmo!

fiz ela em 12 x 12 cm a 300 Pixels por Polegada e sem sangria de 3 mm ai acho q é so jogar no corel agora e colocar as sangrias e mandar pro Bureal nao é?

qquer coisa eles reorganizam lá internamente a capa e a sangria, caso esteja errada não é isso?

veja se entendi...

farei todo o encarte ainda, nao sei qtas laminas os caras da banda irão estar dispostos a pagar... verei isso com os caras numa reunião que faremos...

dai no final organizo todas as faces e coloco no arquivo corel não pe isso?

to meio preocupado com a organização destas faces... e se os caras imprimirem la na ORDEM ERRADA?

é mano... muita coisa ne?

mas na minha mente ja ta bemmmm ordenado.. to com mais confiança depois deste tópico e da grande ajuda dada aeee...

e mano Alx, depois se puder me mandar um link pra eu poder entender mais de Bureau e tb desse lance de LPIs DPis e nao sei mais o q Is!

kkk

abrass meu velho!

Compartilhar este post

Link para o post

gostei muito da sua arte... apenas tiraria o M do sol, pois acho que está redundante... afinal, já está escrito, certo?vamos ver os novos puxões de orelha...

os caras ficaram de aprovar... essa ja e uma segunda versão e creio q fique esta mesmo!fiz ela em 12 x 12 cm a 300 Pixels por Polegada e sem sangria de 3 mm ai acho q é so jogar no corel agora e colocar as sangrias e mandar pro Bureal nao é?qquer coisa eles reorganizam lá internamente a capa e a sangria, caso esteja errada não é isso?

não faça isso... já cria a sangria no seu arquivo de photoshop. aumenta o canvas para 13x13cm que vai ter 5mm de sangria pra cada lado.mande tudo correto. não deixa nada na confiança dos outros.

veja se entendi...farei todo o encarte ainda, nao sei qtas laminas os caras da banda irão estar dispostos a pagar... verei isso com os caras numa reunião que faremos...dai no final organizo todas as faces e coloco no arquivo corel não pe isso?to meio preocupado com a organização destas faces... e se os caras imprimirem la na ORDEM ERRADA?

bom, isso depende da sua organização de arquivos. se fizer no corel (q vai acabar sendo sua escolha) o natural é q sua segunda página, seja a segunda pág. do encarte.fora isso, faça uma boneca... imprima sua arte e monte ela na seqüência q você deseja. mande este mockup junto com o CD de arquivos.

e mano Alx, depois se puder me mandar um link pra eu poder entender mais de Bureau e tb desse lance de LPIs DPis e nao sei mais o q Is!

como assim um link pra entender mais de bureau??? tá loco??? não sabe usar o google???kkkkkolha meu fórum, pô!http://all4pg.com/forum

Compartilhar este post

Link para o post

1- o "M" é a logo dos carass rappa tem q ter ali na capa!2- Pow achei q seria melhor pra gráfica mandar SEM sangria, só achei.. srrs faço nem ideia o q é melhor... mas como você ta dizendo q é melhor ja colocar a sangria entaujm "ja era" vo colocar imediatamente... e por falar em sangria, não é obrigado ela ficar com uma cor solida não né? tipo.. deixar esses tres milímetros em branco ou preto...posso deixar minha arte "vazar" nela certo?imagino q seja isso...e clarp.. ter a preocupação de colocar os elementos graficos distantes para nao ser cortado certo?mas como ja viu minha capa eu tenho esta preocupação... 3- tive uma reunião com os caras e ficou definido q será mesmo 3 lâminas... assim sendo, terei 12 faces de 12cm por 12cm para trabalhar...vo fazer o tamanho de uma lâmina mesmo 12cm por 24cm que acho q fica mais facil interagir a arte...essa boneca acredito ser fundamental mesmo amigo... pois andei reparando a organização de uns encartes aqui e percebi que esse livreto não é organizado de qquer maneira nao... heheh tem uma lógica nele... estranha mas tem.. srrse com relação ao link...bem.. se tenho um cara acima do nivel do google pra perguntar pra que google?UAUHAUabrass mano e tudo de baum!!

Compartilhar este post

Link para o post

ow... sangria não é feita com cor chapada não.. é a continuação do seu fundo.

olha o exemplo:

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

entaum imaginei q fosse isso mesmo!!mas ainda bem q tem você aki pra me salvar e aos pokos to mantando todas minhas duvidas...agora você colocou esse funfo transparente pra me dizer algo ou nao??pq pra mim essa moldura branca ate o fim da imagem é a sangria certo?e a capa de CD sao 3mm de sangria... vi isso lá pelo Doc do pessoal da SONOPRESS!vlw aee Manowwwwwwwwwwwwwww

Compartilhar este post

Link para o post

o fundo transparente não quer dizer nada. o corte é a linha branca, o que está além dela é a sangria.procura no ALL4PG por um tópico de sangria, vai te ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.